Novena de Natal - 8º Dia - Bendito é o fruto do teu ventre

Deus veio ao nosso encontro, se fez homem como nós!
  

Animador: Como em nossos dias é indispensável o vínculo entre a Palavra de Deus e a vida, vamos reviver o mistério escondido na visitação de Maria a Isabel. “A vida concreta faz muitas perguntas à Bíblia e ilumina a sua interpretação. A Bíblia dá inspiração à vida, faz o coração arder e nos abre à missão". Se queremos ter um verdadeiro Natal, precisamos deixar a Bíblia inspirar a vida. Por isso, vamos nós, neste encontro, estar ao lado de Maria, nos sentindo como um vizinho dela, ou um amigo que vai viver com ela essa visita. 

Leitor 1: Maria se levanta com pressa e sai.... Maria faz seu caminho... tão jovenzinha... A Bíblia não diz se foi na companhia de alguém. Parte no silêncio e, envolvida por ele, medita a Palavra de Deus que recebeu do anjo e guardou no coração. A ação de Deus sempre pede o cultivo da interioridade. Passo a passo, faz o seu caminho à casa de Isabel e Zacarias; passo a passo, busca entrar no sentido do que Deus lhe quis dizer. Maria parte porque entendeu que a Palavra de Deus pelo anjo, lhe sugeriu isso. Ela segue o caminho, porque fez, mais uma vez, o que a Palavra pediu. 
Todos: Enquanto houver a Palavra, Deus não está silencioso, e nós não estamos sozinhos! 

Animador: Ela entra na casa e tudo se faz alegria. Da solidão à solidariedade: Maria visita a mulher da qual lhe falou a Palavra. Haverá entre as duas uma verdadeira solidariedade que humaniza, santifica e gera alegria. A Cheia de Graça saúda Isabel com um jeito tão humano e cheio de Deus que faz a criança no ventre saltar de alegria. 34 Uma pintura oriental mostra Maria abraçando Isabel e no ventre de Maria está o Evangelho: João Batista olha para o Evangelho que está no ventre de Maria e pula de alegria. 

Leitor 2: Ao ser cumprimentada, Isabel fica cheia do Espírito Santo por causa da voz de Maria. Acolhendo a Palavra em sua vida, Maria estava cheia do Espírito Santo e seus gestos, e sua voz portavam o Espírito Santo. Quando estamos cheios do amor de Deus que recebemos de Jesus na oração, nossa voz carrega também o Espírito Santo. 

Todos: “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é a nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir esse tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher”. 

Animador: Cheia do Espírito Santo, Isabel entende, ela sente o que aconteceu em Maria e o expressa. É um momento muito bonito e terno: a jovem e a idosa se compreendem profundamente e são capazes de dizer uma à outra o que levavam dentro de si. 

Leitor 3: Isabel resume assim a figura de Maria: ela é bendita, quer dizer, é abençoada por aquilo que Deus fez na vida dela, porque ela carrega Jesus no seu ventre. E ela é feliz, porque teve fé, porque levou a sério a Palavra de Deus como verdade. E a fé é o que Jesus vai pedir às pessoas e é o que lhes vai trazer alegria ao coração. 

Todos: “A Palavra de Deus deve gerar atitudes de empatia, paz e misericórdia!”

FATO DA VIDA 

Animador: Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, mais de 600 mil vidas foram perdidas para a doença. Do lado de quem se recuperou e sobreviveu, existem muitas marcas que ficaram, mesmo depois da melhora do quadro, e são comuns os casos de pessoas que ainda precisam viver com sequelas causadas pelo coronavírus. “Todo cuidado é pouco!” já diz o velho ditado popular. A Pandemia ainda não acabou.

(abrir espaço para uma conversa sobre fatos relacionados ao tema, acontecido na comunidade)

DEUS FALA A SEUS FILHOS

Animador: Diz uma cantiga mariana: “A Virgem, filha de Sião, dirigiu-se apressadamente às montanhas de Judá. Em seu ventre o Sol, para iluminar o mundo inteiro”. Vamos acolher a Palavra que veio iluminar o mundo.

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Lucas 

Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judeia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
Em alta voz exclamou: "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse!"
Palavra da Salvação:
Todos: Glória a Vós Senhor.

PARTILHA DA PALAVRA

Leitor 1: Hoje em dia, há muitas pessoas sozinhas dentro de casa, porque a tecnologia e as redes sociais as tornaram “estranhos que vivem juntos”. O que podemos fazer para sermos mais próximos uns dos outros em nossa família? 

Leitor 2: Maria faz silêncio para meditar a Palavra e descobre as maravilhas que Deus fez na sua vida. Tiramos tempos de silêncio, meditação da Palavra de Deus, oração, para tomar consciência da obra de Deus na nossa vida? 

Leitor 3: Maria e Isabel viveram experiências fortes de Deus e compartilharam uma com a outra. O gesto humano de Maria e Isabel nos preparam para viver o Natal. Nossa família ou comunidade é um lugar onde eu compartilho também minhas experiências de Deus? 
Que encontros Deus pede que eu viva neste Natal? 
Como Ele quer que eu viva esses encontros?

PRECES

Animador: Maria agradece a Deus com um canto de louvor pela obra que ele realiza em sua vida e pela bênção que chega para toda a humanidade com o nascimento de Jesus. Vamos nos unir a ela, de coração a coração, para agradecermos também ao Pai do céu que nos envia seu Filho amado. (Lc1,46-55) 
Todos: O Senhor fez em mim maravilhas, santo é seu nome! 

Leitor 1: A minha alma engrandece ao Senhor e se alegra o meu espírito em Deus, meu Salvador; pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! 
Todos: O Senhor fez em mim maravilhas, santo é seu nome! 

Leitor 2: Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam; demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos; derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou;
Todos: O Senhor fez em mim maravilhas, santo é seu nome! 

Leitor 3: De bens saciou os famintos, e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. 
Todos: O Senhor fez em mim maravilhas, santo é seu nome! 



ATITUDE CONCRETA

Animador: Promover um momento em que toda a família esteja reunida, principalmente, numa refeição e conversar entre si, relembrando histórias da família e como foi a preparação para os natais dos anos anteriores. Sintam como Deus age nesse momento de boas recordações. Sempre temos histórias pra contar! Que seja um momento de escuta e de ação de graças!


Esta Novena foi produzida pela Diocese da Campanha – MG e distribuída publicamente no Espírito Natalino. Nossa gratidão e orações por todos os produtores e distribuidores.   

“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Comentários