Novena de Natal - 7º Dia - E a Palavra habitou entre nós

Deus veio ao nosso encontro, se fez homem como nós!
  

Animador: Irmãos e irmãs, hoje somos convidados a refletir sobre o Verbo de Deus que, se revelou ao mundo. “A Palavra habitou entre nós!” (Jo 1,14)  Na encarnação, o Verbo se faz carne e habita em nosso meio. Através desse evento, Deus mostra que nós fomos escolhidos para coparticiparmos da obra salvífica. Desse modo, por meio do sim de Maria e da Palavra anunciada pelo anjo Gabriel, foi possível que o projeto salvífico de Deus se realizasse concretamente no mundo. Assim, ao se encarnar, a Palavra, que desde o princípio está junto de Deus, assume a condição humana e se faz um de nós a fim de nos resgatar do pecado e nos dar uma vida nova. 

Leitor 1: Todos nós, batizados, somos corresponsáveis pela missão evangelizadora, pois “todo o povo Deus é um povo ‘enviado’: ‘a missão de anunciar a Palavra de Deus é dever de todos os discípulos de Jesus Cristo, em consequência do seu batismo”. “Enquanto houver a Palavra, Deus não está silencioso e a Igreja, no movimento de semear a Palavra, mantém vivos e ativos na história os tempos de esperança” (CNBB,11- 114). 
Todos: A Palavra se fez carne e habitou entre nós! 

Animador: A encarnação nos revela o quão grande é o amor de Deus por nós. Também nos mostra que é a Palavra que vem ao nosso encontro, isto é, Deus quem toma a iniciativa de vir até nós. Quando o homem, apesar de frágil e pecador, se abre sinceramente ao encontro com Cristo, começa uma transformação radical: ‘A todos que o receberam, [...] deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus’ (Jo 1,12). É o início de uma nova criação: nasce a criatura nova, um povo novo.

Leitor 2: Maria, a primeira vocacionada de Nazaré, por meio de seu sim ao chamado de Deus, torna-se habitação da Palavra entre nós. Como sacrário vivo da Eucaristia e berço da Palavra, ela não fica estagnada no seu comodismo, mas se coloca a caminho e, no encontro serviçal e gratuito com Isabel, anuncia as maravilhas que o Senhor fez com ela. Através desse encontro, mostra-nos que a presença de Deus nos chama a sair em missão de ir ao encontro das pessoas a fim de que anunciemos as maravilhas que a Palavra realiza em nosso meio. 
Todos: A exemplo de Maria, queremos ser anunciadores da Palavra encarnada, em nossa realidade! 

Animador: A missão da Igreja não é uma realidade opcional! “Trata-se de deixar que o Espírito Santo nos assemelhe a Cristo, participando assim na sua própria missão: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (Jo, 20,21), de modo a comunicar a Palavra com a vida inteira. É a própria Palavra que nos impele para os irmãos: é a Palavra que ilumina, purifica, converte; nós somos apenas servidores. 

Leitor 3: Ai de mim se eu não anunciar a Boa Nova, a Palavra encarnada! Ai de mim se eu não for uma Igreja em missão! 

Todos: Que a encarnação nos torne cada vez mais sal da terra e luz do mundo!

FATO DA VIDA 

Animador: Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, mais de 600 mil vidas foram perdidas para a doença. Do lado de quem se recuperou e sobreviveu, existem muitas marcas que ficaram, mesmo depois da melhora do quadro, e são comuns os casos de pessoas que ainda precisam viver com sequelas causadas pelo coronavírus. “Todo cuidado é pouco!” já diz o velho ditado popular. Mesmo se cuidando e evitando aglomerações,muita gente ainda foi contaminado.

(abrir espaço para uma conversa sobre fatos relacionados ao tema, acontecido na comunidade)

DEUS FALA A SEUS FILHOS

Animador: O conhecimento da Sagrada Escritura conduz ao conhecimento de Jesus Cristo, Palavra encarnada. “Um dos caminhos privilegiados para esse conhecimento de Cristo acontece na vida da comunidade formada continuamente alimentada pela Palavra de Deus”. (CNBB 78 –114). Revivendo o Advento da Palavra que veio, vem e virá, ouçamos atentamente a Palavra de Deus.

Leitura da Carta de São Paulo a Tito

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,
enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.
Palavra do Senhor:
Todos: Graças a Deus.

PARTILHA DA PALAVRA

Leitor 1: Iluminando nossa vida: Qual é o tamanho de Deus?
Um garoto perguntou ao pai: “Qual o tamanho de Deus?” Então, ao olhar para o céu, o pai avistou um avião e perguntou ao filho: “Que tamanho tem aquele avião?” O menino disse: “Pequeno, quase não dá para ver.” Então o pai o levou a um aeroporto e, ao chegar próximo de um avião, perguntou: “E agora, qual o tamanho deste?” O menino respondeu: “Nossa, pai, esse é enorme!” O pai então disse: “Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele. Quanto mais perto você está dele, maior ele será na sua vida!”. 

Leitor 2: Vamos refletir: Como vimos no texto bíblico, a graça salvadora de Deus manifestou-se a toda humanidade. Deus é quem toma iniciativa e vem ao nosso encontro. Nós também temos tomado a iniciativa de ir ao encontro de nossos irmãos, principalmente, aqueles que são marginalizados e estão perdidos? 
O que temos feitos para que recuperem a dignidade da vida? 

Leitor 3: “O contato intensivo, vivencial e orante com a Palavra de Deus confere à reunião da comunidade um caráter de formação discipular”. (CNBB 115 – 114). A Palavra de Deus está viva entre nós. Como comunidade de discípulos e discípulas, nós sentimos presente esta Palavra viva em nossas vidas?
Como na historinha, estou me aproximando da Palavra? 
Estou deixando que a Palavra se aproxime de mim? 
De qual modo posso tornar a Palavra viva na vida de meus irmãos e minhas irmãs?

PRECES

Animador: Elevemos ao Senhor as nossas orações em forma de prece, confiantes de que ele atenda os nossos pedidos: 
Todos: Pela encarnação do vosso Filho, escutai-nos, Senhor! 

Leitor 1: Deus de bondade, vós que tomastes a iniciativa e viestes ao nosso encontro a fim de se tornar um de nós e nos remir, ensinai-nos, também, ir ao encontro dos nossos irmãos e irmãs, principalmente, os mais necessitados, nós vos pedimos. 
Todos: Pela encarnação do vosso Filho, escutai-nos, Senhor! 

Leitor 2: Deus de amor, iluminai os caminhos de vossos filhos que foram consagrados a vós no Batismo. Que o Espírito Santo, que habita no meio de nós, ajude-nos a sermos incansáveis anunciadores de vossa Palavra, nós vos pedimos. 
Todos: Pela encarnação do vosso Filho, escutai-nos, Senhor! 

Leitor 3: Deus de benignidade, que não cansais de chamar os vossos filhos e filhas ao serviço do vosso reino, iluminai-nos para que sempre possamos estar disponíveis para a transformação e a construção de um mundo novo, nós vos pedimos. 
Todos: Pela encarnação do vosso Filho, escutai-nos, Senhor! 

Esta Novena foi produzida pela Diocese da Campanha – MG e distribuída publicamente no Espírito Natalino. Nossa gratidão e orações por todos os produtores e distribuidores.   

“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Comentários