NOVENA A NOSSA SENHORA DA LUZ

Apresentação

Celebrada no dia 2 de fevereiro, data em que a Igreja faz memória da Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Purificação ou da Candelária – todos estes títulos designam a mesma Nossa Senhora -, tem sua história e vínculo a partir da purificação de Nossa Senhora e Apresentação do Menino Jesus no Templo, quarenta dias após o seu nascimento. Além disso, outras narrações relatam suas origens, como a lenda das Ilhas das Canárias e também a partir da devoção popular.

Segundo a tradição mosaica, após o parto, as parturientes eram consideradas impuras e deveriam ir ao Templo, quarenta dias após o nascimento de seus filhos, para se apresentarem ao Sumo-Sacerdote e oferecer seus sacrifícios. Sendo assim, após o nascimento de Jesus, Maria e José se dirigiram até Simeão para cumprir este preceito. Assim nasceu a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e também a Festa da Purificação de Nossa Senhora.

A partir destes fatos, pode-se afirmar teologicamente que Jesus é Aquele cuja luz clarifica todos os povos e todas as gentes. Então, Nossa Senhora das Candeias, pode ser também a Nossa Senhora da Luz, pois ambas apresentam Jesus, a Luz das nações. Nossa Senhora é portadora da luz que é Jesus. Todos os cristãos são convidados a receber essa luz e multiplicar as ‘grandes maravilhas’ operadas em Maria pelo Senhor. Assim como Jesus foi luz de todas as nações, todos os discípulos seus, no cotidiano da vida podem ser também a luz do Senhor.


Abertura do Terço

Sinal da Cruz

(†) Pelo sinal da Santa Cruz,
(†) livrai-nos DEUS, nosso SENHOR,
(†) dos nossos inimigos!
(†) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Deus Espírito Santo comunicou a Maria, Sua fiel esposa, Seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que Ele possui. Deste modo Ela distribui Seus dons e Suas graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer, e dom nenhum é concedido aos homens, que não passe por Suas mãos virginais.

(Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, São Luís Grignion de Montfort)

Oremos

“Vinde, Espírito Santo, Vinde Por Meio da Poderosa Intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa Amadíssima Esposa”. (3x)
Oferecimento do Terço e da novena

“À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos e tentações, ó Virgem gloriosa e bendita.”

“Divino Jesus, eu vos ofereço este terço que vou rezar contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, alcançar as graças necessárias para bem rezá-lo e ganhar as indulgências desta santa devoção;”

ORAÇÃO INICIAL DIÁRIA:

Credo
Pai Nosso
3 Ave Maria oferecidas à Santíssima Trindade

1) Louvemos a Maria, filha bem amada do Pai Eterno.

Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria. Este grande Deus tem um tesouro, um depósito riquíssimo, onde encerrou tudo que há de belo, brilhante, raro e precioso, até seu próprio Filho; e este tesouro imenso é Maria, que os anjos chamam o tesouro do Senhor e de cuja plenitude os homens se enriquecem. Ave Maria...

2) Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho.

Deus Filho comunicou à sua Mãe tudo que adquiriu por sua vida e morte: seus méritos infinitos e suas virtudes admiráveis. Fê-la tesoureira de tudo que seu Pai lhe deu em herança; é por ela que ele aplica seus méritos aos membros do corpo místico, que comunica suas virtudes, e distribui suas graças; é ela o canal misterioso, o aqueduto, pelo qual passam abundante e docemente suas misericórdias. Ave Maria...

3) Louvemos a Maria, esposa fidelíssima de Deus Espírito Santo

Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que ele possui. Deste modo ela distribui seus dons e suas graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer, e dom nenhum é concedido aos homens, que não passe por suas mãos virginais. Tal é a vontade de Deus, que tudo tenhamos por Maria e assim será enriquecida, elevada e honrada pelo Altíssimo, aquela que, em toda a vida, quis ser pobre, humilde e escondida até ao nada. Ave Maria...

Oração

Ó Senhora da Luz e de todas as graças, cobre-nos com o vosso manto divino de caridade e esperança, pois, em Vós se faz resplendente a Luz daqu’Ele que nos guia para além das trevas da morte.

Ó Mãe de Misericórdia, que docemente se compadece de nossa incredulidade e misérias, sois para nós força e alento nas horas difíceis, baluarte de fé ardente e esperança invencível, socorrei-nos e amparai-nos na filial renovação de nossa entrega nas mãos de vosso Amado Filho Jesus.

Ó Virgem Santíssima e Estrela da Manhã, Mãe do Verbo Eterno, Senhor e Luz das nações, Vós que sois a nossa força e refúgio seguro, protege-nos e ilumina-nos por onde andarmos: por entre montanhas e vales, pelas cidades e lugarejos.

Sustentai-nos Senhora na hora em que vierem os sofrimentos e as perseguições por causa do amor por Vosso Filho.

Ó Nossa Senhora da Luz, Mãe de Deus, ajuda-nos com a vossa bondade infinita a enfrentar todos os perigos e tentações, para que, sob o vosso precioso patrocínio, vivamos o nosso batismo longe da escuridão das trevas do pecado, perfeitamente unidos a Cristo Jesus, e em comunhão com os nossos irmãos na unidade do Divino Espírito Santo.

Amém!

LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO DO DIA:

PRIMEIRO DIA: « ... se teu irmão pecar ... perdoa-lhe ... Aumenta-nos a fé!» (Lc 17, 3b-5)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, um brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que o Senhor aumente a fé em seus corações na hora de viver o perdão como obediência ao Amor e dom de Deus: que sejam fortes para renunciar ao ímpeto da própria vontade a fim de que resplandeça sobre a fragilidade de seus atos humanos o testemunho de que é Deus quem os faz perdoar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


SEGUNDO DIA: «Jesus, ... tem compaixão de mim! ... E mandou que o trouxessem ...» (Lc 18, 35-43)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, um brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que sejam perseverantes na súplica pelo auxílio de Jesus em suas fragilidades espirituais, deixando-se conduzir por aqueles que o Mestre enviar para trazê-los até Ele e não se deixem levar pelas vozes que tentam persuadi-los fazendo crer que permanecer na escuridão seja uma escolha aceitável. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


TERCEIRO DIA: «... vendo-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus ...» (Lc 17, 11-19)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que saibam reconhecer com gratidão que todo o bem que receberam em suas vidas e que diariamente oferecem pela santificação do povo de Deus é dom do Senhor a fim de que em seus corações aumente a fé, a esperança e a caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


QUARTO DIA: «... aos pés de Jesus, chorava ... porque muito amou seus pecados estão perdoados.» (Lc 7, 36-50)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que as dores e tristezas que provarão nesta vida não os faça abandonar a fé. Socorrei-os Senhora, para que levem todas as suas dores e lágrimas até os pés de seu Filho Jesus, único verdadeiramente capaz de consolar e confortar seus corações consagrados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


QUINTO DIA: « ... Eu orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça ...» (Lc 22, 31-34)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, a Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles na hora da provação e do medo, para que sejam revigorados na fé e com bravura confirmem a fé nos corações de seus irmãos. Livrai-os de se tornarem presunçosos e protegei-os das insidias do maligno, escondendo-os na paz do vosso Imaculado Coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


SEXTO DIA: «... se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.» (Jo 8, 12.28-32)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles para que permaneçam unidos à tua Palavra em pensamentos e atos, até que não haja em seus corações outra alegria que não seja aquela de ver realizada a Vontade do Pai. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


SÉTIMO DIA: «... quem crê em mim ... não permanece nas trevas» (Jo 12, 44-50)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Intercedei por eles e protegei-os de todo tipo de egoísmo e da mentalidade individualista que confunde os valores cristãos levando a descrença na comunhão espiritual entre os filhos de Deus. Salvos no vosso Imaculado Coração, ajudai-os a serem luz ardente em meio as trevas desse mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


OITAVO DIA: «...tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus.» (Lc 5, 17-26)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Por incontáveis vezes eles se dedicaram arduamente e de maneira incansável para nos levar diante do vosso Filho Jesus a fim de que por Ele fossemos perdoados dos nossos pecados e curados de tantas feridas espirituais e emocionais. Olhai com piedade e estima o zelo desses seus filhos prediletos e completai com o vosso Divino Amor Materno as suas boas obras em nome de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


NONO DIA: «...as palavras que me deste eu as dei a eles, e eles as acolheram ...» (Jo 17, 6-9.14-17)

Nossa Senhora da Luz, que em obediência à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, Luz do Mundo, sede, Senhora, brilhante farol a guiar incólumes todos os religiosos e sacerdotes, juntamente com o povo de Deus, ao porto seguro do céu. Olhai em particular por esses vossos filhos consagrados e defendei-os dos perigos em meio as brumas e tempestades da vida. Daí a todos, ó Mãe Santíssima, um espírito de obediência filial a Deus e a Igreja. Preservai-os de toda marca de impureza e concedei-lhes o ardor da Luz da Fé. Fortalecei-os no testemunho de uma viva esperança e fulgurosa caridade, para que os seus corações sempre mais ardam com o Fogo do Divino Amor, levando Jesus a ser mais amado por todos os homens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

Reza-se os mistérios do terço

ATO DE AMOR E CONSAGRAÇÃO A VIRGEM MARIA:

Ave, Maria, Filha de Deus Pai. 
Ave, Maria, Mãe de Deus Filho. 
Ave, Maria, Esposa do Espírito Santo. 
Ave, Maria, templo da Santíssima Trindade. 
Ave, Maria, Senhora minha, meu bem, meu amor, Rainha do meu coração, Mãe, vida, doçura e esperança minha, meu coração e minha alma.

Eu renovo e ratifico hoje em vossas mãos maternais, ó Senhora minha, as promessas do meu batismo: renuncio para sempre a Satanás, às suas pompas e às suas obras, e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada, para O seguir levando a minha cruz, todos os dias de minha vida, e para lhe ser mais fiel do que até agora tenho sido.

Soberana minha e Senhora minha, é perante o céu e a terra, perante os anjos e os santos, que renovo a minha escolha de Vos ter por minha protetora, minha Mãe, meu abrigo e meu refúgio, vivendo consagrado para sempre ao vosso serviço. Tudo o que é meu é vosso, ó minha Soberana Rainha do céu e da terra, Virgem Santíssima: são vossos os meus pensamentos, minhas ações, meus afetos, meus bens, meu corpo e minha alma.

Sendo eu propriedade vossa, zelai, ó incomparável Mãe, eu Vos suplico, por aquilo que Vos pertence. Lembrai-Vos que Vos pertenço e afastai de mim as ocasiões perigosas de pecado, livrai-me de todo mal, sustentai-me em minha fraqueza, assisti-me em todos os momentos de minha vida e socorrei- me, especialmente, na hora de minha morte.

Colocai-Vos, ó Virgem fiel, como selo sobre meu coração, para que, em Vós e por Vós, seja eu achado fiel a Deus. Concedei, ó Mãe de misericórdia, que me encontre no número dos que amais, ensinais, guiais, sustentais e protegeis como filhos.

Fazei que, por vosso amor, eu despreze as consolações da terra e aspire por aquelas celestes, até que, para a glória do Pai, por obra do Espírito Santo e por Vossos méritos, me conforme a Jesus Cristo Vosso Filho. Assim seja.

ORAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PELOS SACERDOTES E RELIGIOSOS QUE ESTÃO NO PURGATÓRIO E POR AQUELES QUE SE ENCONTRAM EM DIFICULDADES

Ó Imaculado Coração de Maria, esperança dos aflitos, pelos méritos do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, e por vossos méritos, eu Vos peço, propiciai a libertação das penas do Purgatório para as almas dos sacerdotes e religiosos padecentes.

Ó Mãe Admirável, recordai-Vos ainda, daqueles sacerdotes e religiosos que se encontram em agonia pela hora da morte: como nos prometestes, Senhora, assisti-os agora e na hora de sua morte.

Ó Mãe Clemente e Piedosa, entrego e confio ao vosso Imaculado Coração a vida de todos aqueles sacerdotes e religiosos que por causa de seus pecados estão submetendo aos pés do demônio as suas vidas outrora consagradas a Deus. Eu Vos imploro, ó Virgem Gloriosa e Mãe dos sacerdotes, arrancai-os de lá e conduzi-os aos pés da Cruz de Vosso Filho, para que sejam redimidos e purificados no Preciosíssimo Sangue do Sumo e Eterno Sacerdote, e voltem a resplandecer o esplendor de Cristo, Bom Pastor, imolado por amor ao Pai e pela salvação dos homens, pois não há súplicas que, vindas do vosso Imaculado Coração, o vosso Diletíssimo Filho não ouça e não atenda com presteza e misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, com o Pai e o Espirito Santo. Amém.

Lembrai-vos

Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob os pesos dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos peço. Amém

Bençãos

Maria, minha querida e terna mãe, colocai vossa mão sobre minha cabeça. Guardai minha mente, coração e sentidos, para que eu não cometa o pecado. Santificai meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações, para que eu possa agradar a vós e ao vosso Jesus e meu Deus. E assim, possa partilhar da vossa felicidade no céu. Jesus, Maria e José, dai-me vossa bênção: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Comentários