Novena de Natal - 6º Dia - E o Verbo se fez

Deus quis nascer em uma família! 
  



Animador: Estamos reunidos para celebrar o sexto encontro da Novena de Natal, que prepara o nosso coração para acolher o mistério de Deus que se torna criança, que nasce em nosso meio e se faz presença a partir da própria humanidade: “O Verbo se fez carne!” (Jo 1,14). Retomando a expressão do Evangelho de João, a Igreja nos ensina a importância de o Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para nela realizar a salvação de cada homem e de cada mulher. O mistério da encarnação verdadeira do Filho de Deus é o sinal que diferencia a fé cristã de um modo único: Ele está no meio de nós! É o Emanuel, Deus conosco, Deus sempre presente na família humana! 

Leitor 1: Jesus Cristo é o Verbo Divino, a Palavra do Pai, eternamente unido a Ele na comunhão de amor da Santíssima Trindade. Jesus é nascido do Pai antes de todos os séculos, segundo a sua divindade. Quando professamos a nossa fé, somos convidados a nos inclinar diante do mistério da encarnação, quando rezamos: “E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus, e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.” 

Todos: No Natal, a Igreja canta a alegria do nascimento de Jesus. O Verbo Eterno de Deus entra na história humana. Na fragilidade de um recém-nascido, Deus revela o seu poder salvador!  

Animador: Podemos nos perguntar: por que Deus se encarnou? A resposta está no próprio Deus, que é amor: O Verbo se fez carne porque nos ama e quer salvar a cada um de nós. É a maior graça de Deus: vir ao nosso encontro para que nós possamos encontrá-lo! O Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus! 

Leitor 2: Hoje podemos fazer a mesma experiência de encontro com Deus, através da sua Palavra. A cena do presépio nos recorda que também nós somos chamados a vivenciar a alegria dos pastores ao contemplar o Menino Jesus na manjedoura cada vez que acolhemos a sua Palavra. Quando nós nos fazemos ouvintes da Sagrada Escritura, Deus comunica o seu amor por nós. A Palavra de Deus se oferece por amor e no amor! 

Todos: No Evangelho encontramos a pessoa de Deus que, em Jesus, mostra o seu rosto de bondade e misericórdia. Cada vez que abrimos a Bíblia, percebemos que o Senhor está conosco! 

Animador: Sem a intimidade com a Bíblia, não entendemos bem o que significa dizer que o Verbo se fez carne. Se não assumimos a Palavra de Deus no dia-a-dia, não compreendemos que Ele continua assumindo a nossa vida, em nossas alegrias e dores, em nossos fracassos e em nossos sucessos. O conhecimento da Sagrada Escritura conduz ao conhecimento de Jesus Cristo, Palavra encarnada. Quando nos deixamos invadir pela Palavra, percebemos que é preciso sair de nós mesmos e ir ao encontro dos nossos semelhantes, especialmente aqueles que mais sofrem. Por isso, em nossa vida e na vida das nossas comunidades, precisamos aprender a valorizar a Palavra de Deus como o caminho privilegiado de encontro com Cristo e com os irmãos. 

Leitor 3: Os Santos são para nós modelo de escuta da Palavra de Deus. Nesse ano especial, lembramos a grandeza de São José, o guardião do filho de Deus, por quem a Igreja tem profunda veneração. O pai adotivo de Verbo Divino o acolheu de modo extraordinário, mostrando fidelidade e obediência à Palavra. O Papa Francisco, na Carta Apostólica “Com coração de Pai”, nos ajuda a perceber como São José deixou-se guiar pela Palavra de Deus, colaborando para a realização da salvação da humanidade, sem medo de ter sua vida transformada pela missão que o Senhor lhe confiou. Sobre a obediência de José, assim diz o Papa Francisco: “A sua resposta foi imediata: ‘Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo’ (Mt 1, 24). 

Todos: Com São José, aprendemos a coragem de sonhar os sonhos de Deus. Quem escuta a Palavra não permanece o mesmo, porque ela nos envolve e tem o poder de mudar a direção da nossa vida! Acolher a Palavra que se faz carne é se abrir para a experiência concreta do amor, do perdão e da reconciliação, especialmente em nossas famílias.

FATO DA VIDA 

Animador: A Palavra, a Bíblia,  é a presença real de Deus em nossas vidas. Como nossas famílias estão se relacionando com a Palavra de Deus?

(abrir espaço para uma conversa sobre fatos relacionados ao tema, acontecido na comunidade)

DEUS FALA A SEUS FILHOS

Animador: A Bíblia aberta é sinal de que Deus nunca deixa de falar conosco. O Verbo se fez carne, vem ao nosso encontro. Saibamos acolhê-lo, para que ele faça morada em nós!

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Mateus

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco".
Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.
Palavra da Salvação:
Todos: Glória a Vós Senhor.

PARTILHA DA PALAVRA

Leitor 1: São José foi fiel à família de Nazaré. A grave pandemia que vivenciamos nos desafiou a dar testemunho da nossa fé de novos modos, sem perder a esperança de que Deus está conosco. Como está a nossa vida de oração? 
Como podemos valorizar a dimensão da espiritualidade em nossas famílias, ao redor da Palavra, para compreender melhor o que Deus quer nos comunicar? 

Leitor 2: Sabemos que o nosso dia a dia é cheio de ruídos que podem confundir a nossa compreensão. Quais são os barulhos que hoje nos impedem de ouvir a voz Deus? 
Como ser portadores da mensagem de Deus para as realidades que vivemos, especialmente em nossas redes sociais? 

Leitor 3: São José doa a si mesmo para o projeto de Deus, e por isso sabe receber a Virgem Maria. O Papa Francisco nos chama sempre a tocar a carne de Cristo na carne dos pobres. Como o mistério da encarnação pode nos ajudar a viver melhor a dimensão da caridade como doação de nós mesmos?

Leitor 4: São José coopera com a missão redentora de Cristo, antes mesmo de contemplar o seu nascimento. Muitas vezes nos deixamos desanimar nas atividades pastorais e missionárias por não vermos os frutos imediatamente. Como podemos colaborar para que nossa ação missionária na Igreja não seja apenas de momento, mas se torne uma atitude permanente?

PRECES

Animador: Só no mistério do Verbo encarnado é que o ser humano encontra luz para sua própria existência. Unidos ao Filho de Deus e nosso irmão, rezemos confiantes: 
Todos: Salvador do mundo, escutai-nos! 

Leitor 1: Por todos os que creem, para que conservem a fé em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e façam brilhar a luz do Evangelho através de gestos e palavras de acolhida e reconciliação, rezemos ao Senhor. 
Todos: Salvador do mundo, escutai-nos! 

Leitor 2: Por todas as famílias que ainda sofrem por causa das consequências da pandemia, para que sejam visitadas pela presença de Jesus e encontrem na solidariedade fraterna consolo e força para seguir adiante, rezemos ao Senhor. 
Todos: Salvador do mundo, escutai-nos! 

Leitor 3: Por todos nós aqui presentes, para que saibamos alimentar a nossa fé em Jesus com o Pão da Palavra, amadurecendo a cada dia em nosso ser cristão uma verdadeira caridade missionária, rezemos ao Senhor. 
Todos: Salvador do mundo, escutai-nos! 


Esta Novena foi produzida pela Diocese da Campanha – MG e distribuída publicamente no Espírito Natalino. Nossa gratidão e orações por todos os produtores e distribuidores.   

“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Comentários