Novena de Natal - 5º Dia - Faça-se em mim a tua Palavra

Queridos irmãos e irmãs, estamos mais um dia reunidos em família para nos prepararmos para o Natal do Senhor.
  

Animador: No encontro de hoje somos convidados a refletir sobre como a Palavra de Deus deve se cumprir em nossa vida. Como exemplos temos o “sim” de Maria, que aceita com que a Palavra se cumpra em sua vida, e também a atitude de José, que não desampara Maria.
Leitor 1: Faça-se em mim! Ao explorarmos a primeira parte de nosso tema, somos convidados a revisitar a história da criação do mundo e observar que quando tudo foi criado, Deus disse “Faça-se” e as coisas todas existiram. Da mesma forma Maria, ao ouvir a mensagem do anjo, diz “Faça-se” e permite que se concretize por meio de sua vida a vontade de Deus.
Todos: Fazer a vontade de Deus é reconhecer sua soberania sobre a Terra e principalmente confiar que tudo que Ele faz é bom! 

Animador: Confiar em Deus e no seu projeto de amor para conosco requer passar por dificuldades, vencer desafios e superar obstáculos. Maria, ao se confiar totalmente ao projeto de Deus, também sente medo, mas o anjo lhe conforta e faz com que ela encontre graça diante de Deus. Maria prontamente faz a vontade de Deus, e nos deixa o exemplo para que façamos o mesmo. 

Leitor 2: Não foi somente Maria, mas também José ficou atordoado com a saudação do anjo. Mas antes que ele tomasse qualquer atitude o Senhor lhe enviou em sonho outro anjo para que também lhe orientasse sobre o caminho que devia trilhar. 

Todos: É preciso encontrar graça diante de Deus e confiar em sua proposta. Não nos esqueçamos, tudo o que vem do Senhor é bom, e Ele não desampara o seu povo. 

Animador: A tua Palavra! A segunda parte de nosso tema traz o projeto de vida aceito por Maria e José firmado não sobre qualquer palavra, mas sim sobre a Palavra de Deus. Tanto no anúncio à Virgem Maria quanto no anúncio a José o anjo vem em nome do Senhor e os conforta. Da mesma forma como aconteceu com Maria e José, hoje queremos nós acolher o anjo do Senhor e receber dele uma mensagem de esperança. 

Leitor 3: A Palavra de Deus na vida de José se cumpre com seu jeito sereno de ser, homem simples e de grandes valores, grande trabalhador que no seu silêncio e escuta interior sabe ser obediente ao projeto de Deus. Ao olharmos para José, queremos nos identificar com ele, e pedir que ele nos ajude a sermos fiéis à escuta da Palavra do Senhor. A Palavra de Deus também se cumpre na vida de Maria por meio de sua simplicidade e serenidade. Mulher do silêncio, soube guardar todas as coisas em seu coração. 
Todos: Que neste Natal os exemplos de Maria e José nos inspire a prepararmos nosso coração para acolhermos o menino Jesus. 

FATO DA VIDA 

Animador: É nosso dever tirar um momento durante o dia para ler as Sagradas Escrituras, nem que seja um único versículo, para norter nossa vivência. Ler, meditar e guardar consigo uma mensagem sintetizada em uma única palavra, e repetir aquela simples palavra, fazendo com que nossa vida siga sua simplicidade, buscando ouvir o chamado de Deus.

(abrir espaço para uma conversa sobre fatos relacionados ao tema, acontecido na comunidade)

DEUS FALA A SEUS FILHOS

Animador: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de ‘Emanuel’, que significa ‘Deus conosco’”(Mt 1,23). Como Maria e José se abriram totalmente e se prepararam para acolher Jesus que chegaria, trilhemos também nós este caminho e nos preparemos para acolher a Palavra de Deus.

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Mateus

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.
Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Palavra da Salvação:
Todos: Glória a Vós Senhor.

PARTILHA DA PALAVRA

Leitor 1: No trecho bíblico que ouvimos, José inicialmente pensa em deixar Maria ao saber que ela estava grávida, porém o Senhor manda seu anjo para que pudesse explicar a missão de José. Será que também nós nos sentimos tentados a deixar nossa missão, seja por dificuldade ou por falta de compreensão dos desígnios de Deus para nossa vida? 

Leitor 2: O encontro de hoje nos convida a uma total abertura para o projeto de Deus, que se concretizou na vida de Maria, de José e também diariamente se faz presente em nossas vidas. Quais são as possíveis atitudes que podemos tomar em relação aos nossos irmãos para possamos, como o anjo Gabriel, levar tranquilidade as pessoas? 
Como temos vivido a prática da Palavra de Deus em nossas famílias? 
Temos parado os nossos afazeres para partilhar e meditar a Sagrada Escritura? 

Leitor 3: Daqui a alguns dias será Natal e é válido pararmos para pensar como será o nosso Natal neste ano. O que estamos preparando para celebrar o nascimento de Jesus? 
Como está nossa casa, nossa família, nosso coração? 
Seria bom pensarmos um propósito para que o nosso Natal em família tenha um sabor diferente neste ano.

PRECES

Animador: Deus se deu a conhecer enviando seu único Filho para a nossa salvação. Jesus Cristo, o Filho bem amado do Pai, disse que tudo o que pedirmos em seu nome nos será concedido. Animados por essas palavras apresentemos ao Senhor as nossas preces, cantando: 
Todos: Vem, Senhor, vem nos salvar, com teu povo, vem caminhar! 

Leitor 1: Para que ao longo de nossa vida os exemplos de Maria e José nos impulsione a sermos mais acolhedores e proclamadores da Palavra de Deus, permitindo com que sua vontade se cumpra em nós, cantemos. 
Todos: Vem, Senhor, vem nos salvar, com teu povo, vem caminhar! 

Leitor 2: Para que saibamos anunciar a mensagem de Deus aos que mais precisam, de forma que não seja ela espanto ou sinal de medo, mas sim uma fortaleza para suas vidas e um sinal de graça em suas caminhadas, cantemos. 
Todos: Vem, Senhor, vem nos salvar, com teu povo, vem caminhar! 

Leitor 3: Para que nossas famílias possam se unir cada vez mais em prol da partilha do Pão e da Palavra, aos que necessitam da caridade e do ardor missionário em suas vidas, cantemos. 
Todos: Vem Senhor, vem nos salvar, com teu povo, vem caminhar! 

“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Comentários