Novena de Natal - 4º Dia - Eis aqui a serva do Senhor

Contemplar é mergulhar na cena do acontecimento.
  

Animador: No Santo Terço rezamos: “No primeiro mistério contemplamos a anunciação do Anjo à Virgem Maria”. Muitas vezes essa nossa oração é feita de forma automática e não nos damos conta que a encarnação é o principal mistério da nossa redenção. 

Leitor 1: Outra oração tradicional, muito difundida entre nós, recorda também a revelação divina a Maria e a sua resposta quando decide aceitar o que Deus quer. É a oração do “Ângelus”. Nela rezamos: 

Todos: o Anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo. 

Animador: A anunciação marca o início da Redenção de Jesus. O momento sublime em que Deus faz acontecer na História a sua graça de salvação. 

Leitor 2: Maria foi chamada a ser parceira no diálogo com Deus sobre a história da salvação. Maria se fez uma perfeita oferenda da humanidade toda quando em seu seio puríssimo o Verbo de Deus se faz carne. 
Todos: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra. Animador: Na pessoa de Maria, nos foi dado conhecer o lado humano do mistério divino da Encarnação. Ela é o rosto materno de Deus.

Leitor 3: Com o SIM Maria se envolveu no projeto divino da Encarnação. Ela deu sua adesão total: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. E aí se tornou a nova Eva, a representante de toda a humanidade. 

Todos: E o Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós. Animador: Façamos as vezes do anjo saudando à Escolhida de Deus.

Todos: (cantando) Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!

FATO DA VIDA 

Hoje meditamos a resposta de Maria. Que fato conhecemos, de pessoas que se  coloca como servo de Deus.

(abrir espaço para uma conversa sobre fatos relacionados ao tema, acontecido na comunidade)

DEUS FALA A SEUS FILHOS

Animador: A Palavra do Senhor é como lâmpada. Aqueles que se deixam iluminar por sua luz guardam a mensagem em seu coração. Assim fez Nossa Senhora quando recebeu o anúncio da maternidade divina e se colocou inteiramente – de corpo e alma à ação de Deus.

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Lucas


Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso se sou virgem?" 
O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus".
Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou. Palavra da Salvação:
Todos: Glória a Vós Senhor.

PARTILHA DA PALAVRA

Leitor 1: Vamos conversar um pouco sobre a Palavra proclamada. 
O que o texto do Evangelho está dizendo? 
Porque Maria disse “Eis aqui a serva do Senhor”? 
Qual é o ensinamento que essa fala de Nossa Senhora nos inspira? 

Leitor 2: Maria também disse: “Faça-se em mim, segundo a tua palavra”. Como temos acolhido e vivido a Palavra do Senhor? 

Leitor 3: Dona Mariinha gerou e educou 9 filhos com generosidade e disposição. Como as mães nos dias atuais recebem a notícia de que estão grávidas? Alegrias? Decepções?

PRECES

Animador: A partir do anúncio do anjo à Virgem Maria, em sua casa em Nazaré, vamos valorizar a nossa casa como o lugar da proteção, da escuta de Deus e do outro, lugar da oração e do perdão. Em nossas preces peçamos a intercessão de Nossa Mãe Santíssima e de seu esposo São José, homem de fé e de obediência a Deus. Celebremos o nosso Salvador que se dignou nascer da Virgem Maria e digamos:
Todos: Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós! 

Leitor 1: Salvador do mundo, que pelos méritos da redenção preservastes a vossa Mãe de toda mancha de pecado, livrai-nos também de todo pecado. Rezemos: 
Todos: Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós! 

Leitor 2: Redentor nosso, que fizestes da Imaculada Virgem Maria o tabernáculo puríssimo da vossa presença e o sacrário do Espírito Santo, fazei de nós templos vivos do vosso Espírito. Rezemos: 
Todos: Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós! 

Leitor 3: Rei dos Reis, que quisestes ter vossa Mãe convosco no céu em corpo e alma e a colocastes como rainha à vossa direita, fazei que aspiremos sempre aos bens do alto e dai-nos a alegria de participar um dia com ela da mesma glória. Rezemos: 
Todos: Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós! 


Esta Novena foi produzida pela Diocese da Campanha – MG e distribuída publicamente no Espírito Natalino. Nossa gratidão e orações por todos os produtores e distribuidores.   

“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Comentários