Novena de Natal - 3º Dia - E Maria concebeu pelo Espírito Santo

O mensageiro de Deus comunica a jovem Maria, que seria desposada por José, que Deus a havia escolhido para ser a mãe de seu filho.

Animador: Lemos no Evangelho segundo São Lucas que Deus enviou o anjo Gabriel a cidade de Nazaré para anunciar o nascimento de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele a saúda alegremente e aquela simples mulher se enche de medo e perturbação (Lc 1,26-29).

Leitor 1: No entanto, o anjo Gabriel a tranquiliza e lhe diz que ela havia sido agraciada por Deus. Por isso, ela se tornaria a progenitora do Messias, o redentor do mundo. E o anjo prossegue: “Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lc 1,32-33). Mas Maria interroga o anjo: “Como acontecerá isso, se não conheço homem algum?” (Lc 1,34). Tudo irá acontecer pelo Espírito Santo!

Todos: Foi pelo Divino Espírito Santo que Maria concebeu. No dia 25 de dezembro o Menino Jesus nasceu!

Animador:
O grande devoto da Bem-aventurada Virgem Maria, São Luís Maria Grignion de Monfort, em seu “Tratado da verdadeira devoção a Santíssima Virgem Maria”, nos recorda que Deus nos deu seu filho único por Maria: “Por mais ardentes que fossem os suspiros dos patriarcas e as súplicas que durante quatro mil anos lhe fizeram os profetas e os santos da antiga lei para obterem esse tesouro, só Maria o mereceu. Só ela encontrou graça diante de Deus pela força das suas orações e pela grandeza das suas virtudes” (Tratado, §16).

Leitor 2: É Maria a esposa fecunda do Espírito Santo, aquela que recebe a missão sublime de ser a mãe de Jesus. Na singela e pequena casa de Nazaré, esta doce criatura recebeu o convite mais importante da história da salvação: ser mãe do salvador do povo de Israel e de toda a humanidade. É importante destacarmos na cena da anunciação a figura da casa, o lugar onde Nossa Senhora deu seu sim a Deus.

Todos: (cantando) “Na casa de Nazaré um ‘SIM’ ecoou sereno. Na casa de Nazaré Deus mesmo se fez pequeno”.

Animador: Sabemos que a casa nos remete ao lugar da proteção e da segurança. Sempre nos sentimos seguros quando estamos em nossas casas, com nossa família. Além disso, a casa é o lugar apropriado para nossos momentos de intimidade com Deus, lugar propício para ouvirmos a voz do Senhor e nos decidirmos por Ele. Lembremo-nos das palavras de Jesus ao falar sobre a oração: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai que está em segredo. E teu Pai, que vê o que está em segredo, te retribuirá” (Mt 6,6).

Leitor 3: Isso significa que quando vamos procurar a Deus devemos nos apartar do mundo, precisamos esvaziar nosso tempo das atribuições e deveres cotidianos e nos dedicarmos somente Àquele a quem buscamos. Entrar no quarto e fechar a porta quer dizer: entrar na intimidade com Deus e fazer o momento de encontro o Pai.

Todos: Que saibamos sempre buscar o Senhor, no aconchego de nossas casas e na intimidade de nossos corações.

FATO DA VIDA 

Hoje meditamos a concepção de Jesus por obra do Espírito Santo. E quantas mulheres que são do nosso convívio e que por circunstâncias diversas também não tiveram a graça da maternidade por desígnio divino? Com certeza, cada um nós deve conhecer alguma pessoa que se tornou mãe depois de muito pedir a Deus.

(abrir espaço para uma conversa sobre fatos relacionados ao tema, acontecido na comunidade)

DEUS FALA A SEUS FILHOS

Animador: Os Evangelhos nos recordam que Maria é a mulher que guarda no coração a Palavra do Senhor. Ela é a morada do Espírito Santo, sede da sabedoria, imagem e modelo da Igreja que escuta e testemunha o Senhor. Ela participa do mistério da encarnação como fiel discípula e modelo de discipulado. Por isso, animados pelo exemplo de Nossa Senhora, busquemos nos fortalecer ainda mais com a Palavra de Deus. Ouçamos atentamente o que nos diz o profeta Isaías.

Leitura do Livro do Profeta Isaias 9, 1-6

Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galileia dos gentios, o cami­nho do mar, junto ao Jordão.
O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte
raiou uma luz. Fizeste crescer a nação e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti
como os que se regozijam na colheita, como os que exultam quando dividem os bens tomados na batalha. Pois tu destruíste o jugo que os oprimia, a canga que estava sobre os seus ombros e a vara de castigo do seu opressor, como no dia da derrota de Midiã.
Pois toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas,
como lenha no fogo. 
Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros.
E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Palavra do Senhor
Todos: Graças a Deus.

PARTILHA DA PALAVRA

Leitor 1: O profeta nos recorda que o povo caminhante nas trevas viu uma grande luz. O que é essa luz? Que luz temos visto? Essa luz tem nos iluminado e redobrado nossa alegria? Nossa alegria tem sido plena? Temos nos alegrado na presença de Deus? Ou fazemos da nossa vida uma eterna lamentação e murmuração? 
Leitor 2: “Nasceu para nós um pequenino” (Is 9,5a). Por Deus nos foi dado seu Filho. Como estamos preparando o nosso coração para acolhermos o nascimento do Messias? Leitor 3: “Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz” (Is 9,5b). Qual é a paz que estamos esperando pela vinda do Salvador? Em nosso cotidiano, temos sido sinal de paz? O que tem sido feito para a construção da paz em nosso meio?

PRECES

Animador: Oremos com espírito de fé, irmãos e irmãs caríssimos, a Cristo Redentor, que virá ao mundo com grande poder e glória, e supliquemos: Todos: Vinde, Senhor Jesus! 
Leitor 1: Senhor Jesus Cristo, que haveis de vir cheio de poder e majestade para proclamar a Boa-nova à humanidade, olhai benigno para a nossa humildade e dai-nos anunciar sempre a vossa salvação. Todos: Vinde, Senhor Jesus! 

Leitor 2: Vós, que viveis eternamente na glória celeste, e tudo governais com poder e sabedoria, concedei-nos aguardar com alegria a bem-aventurada esperança, enquanto aguardamos a vossa vinda gloriosa. 
Todos: Vinde, Senhor Jesus! 

Leitor 3: E a nós, que desejamos a graça da vossa vinda, fazei-nos dignos de vossos dons e confortai-nos com a assistência do vosso poder divino. Todos: Vinde, Senhor Jesus! 


Esta Novena foi produzida pela Diocese da Campanha – MG e distribuída publicamente no Espírito Natalino. Nossa gratidão e orações por todos os produtores e distribuidores.   

“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Comentários