Novena de Natal - 2º Dia - O Anjo do Senhor anunciou a Maria

A Novena de Natal é uma prática concreta de preparação para celebrarmos o acontecimento marcante no mundo, acontecimento que é celebrado e revivido por todos nós cristãos: o Nascimento de Jesus! Deus armou sua tenda e veio morar entre nós! (Cf. Jo 1, 14).


Animador: Meus irmãos e minhas irmãs, que experiência bonita estamos realizando! A Novena de Natal, oferece a nós todos a possibilidade de mais uma vez rezarmos em família, é a oportunidade que temos para prepararmos o nosso coração para que ele se torne a manjedoura, onde Deus quer habitar.


Leitor 1: Somos felizes porque, preparando o nosso coração, queremos que ali seja o lugar propício para que Deus possa habitar. Nós estamos experimentando a alegria do encontro e da Partilha. A palavra de Deus proporciona a nós todos este momento. Na Palavra de Deus o vemos comunicando-se conosco. Neste tempo difícil que ainda estamos vivendo muitas famílias redescobriram a beleza da Palavra. Muitas estão experimentando a força da Palavra e estão dando um belo testemunho de fé para a comunidade.

Todos: Como é bom vivermos alicerçados na Palavra em Família. A Palavra de Deus é o sustento para todos nós, pois é o próprio Senhor que nos alimenta com a sua Palavra.

Animador: A partir desta vivência de fé na Igreja doméstica, podemos afirmar a todos, sem exceção, que a nossa casa é uma casa que experimenta a fé e acolhe o anúncio da Palavra. A fé é algo fundamental em tempos de tantas incertezas. É a fé que nos ampara e nos sustenta em nossa caminhada diária. A fé torna viva a nossa esperança, e nós sabemos em quem depositamos a nossa fé (Cf. 2Tm 1,12): a nossa fé é depositada em Jesus Cristo.

Leitor 2: Como testemunhas desta fé nós acolhemos sua Palavra que nos faz testemunhas de seu amor. Queremos viver a sua Palavra e sermos no mundo um sinal profético do seu amor sendo bons discípulos e discípulas. A nossa família é este lugar privilegiado que se torna Belém, que tem como significado “a casa do Pão”. Queremos que nossa família seja este lugar de encontro, de partilha, de solidariedade.
Todos: A nossa casa torna-se o lugar da evangelização! Aqui a Palavra ressoa por primeiro, como Igreja doméstica que acolhe esta Palavra.

Animador: “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é a nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir esse tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher (DAp, n.18).

Leitor 3: Muitos são os desafios que ainda existem em muitas igrejas domésticas. Muitas delas sofrem com a violência, com a falta de amor, fidelidade e comprometimento de seus integrantes. A Igreja doméstica é o lugar que ainda precisa de muita evangelização, e nós precisamos assumir está corresponsabilidade com a Igreja. Precisamos testemunhar a beleza de vivermos em Deus e no seu amor. Não podemos deixar essa responsabilidade somente aos ministros ordenados e aos religiosos. É necessário compreendermos que nós também somos evangelizadores!

Todos: A família é o lugar do primeiro anúncio, e torna-se lugar da evangelização concreta e permanente. Na família experimentamos a vivência da fé, da esperança e da caridade e a testemunhamos na sociedade.

FATO DA VIDA 

(abrir espaço para uma conversa sobre fatos relacionados ao tema, acontecido na comunidade)

DEUS FALA A SEUS FILHOS

Animador: O encontro de hoje nos apresenta o anúncio do anjo a Maria. Deus envia seu mensageiro para que ele revele o seu projeto de amor para a humanidade. Maria acolhe esse anúncio, pois ela é a mulher obediente e fiel. Somos inspirados por Maria para acolhermos em nosso coração a Palavra que nos liberta e renova a nossa caminhada de seguidores de Jesus!
Ler na Bíblia: Lucas 1,26-33
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”." Palavra da Salvação
Todos: Glória a Vós Senhor.

PARTILHA DA PALAVRA

Leitor 1: O Anjo é o portador da Boa Notícia a Maria e anuncia a ela o projeto de Deus para a sua vida. Em nossa caminhada em família, temos testemunhado e anunciado para os nossos irmãos e irmãs a Palavra e as boas obras que Deus opera em nossa vida?
Leitor 2: Neste tempo de pandemia, como nossa casa, que é a Igreja doméstica,
vivenciou a Palavra de Deus? O que de concreto podemos partilhar como realidade vivida?
Leitor 3: A partir desta partilha, como poderemos assumir cada vez mais a nossa
missão de transmissores da Fé e da Palavra para a nossa família e comunidade?

PRECES

Animador: A Palavra de Deus foi ouvida, acolhida no coração e se tornará súplica que chegará ao coração de Deus. Unamo-nos em oração e supliquemos para que Ele olhe por nós e acolha os nossos humildes pedidos, por intercessão da Sagrada Família de Nazaré.
Todos: Por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, ouvi-nos Senhor!
Leitor 1: A PALAVRA é viva e eficaz! Que todos nós, aqui reunidos em novena,
possamos experimentar a beleza de sermos testemunhas da Palavra em meio a
sociedade, nós vos pedimos.
Todos: Por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, ouvi-nos Senhor!
Leitor 2: O PÃO nos alimenta e dá vida! Que as famílias possam se nutrir com o Pão da Vida descido do céu e serem fortificadas nele, e que nunca falte também a elas o necessário para uma vida digna, nós vos pedimos.
Todos: Por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, ouvi-nos Senhor!
Leitor 3: A CARIDADE nos aproxima de Cristo! Que sejamos compromissados a vivermos a Caridade em seu sentido mais pleno, que é o amor, acolhendo os mais necessitados e ajudando os menos favorecidos de nossa comunidade, nós vos pedimos.
Todos: Por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, ouvi-nos Senhor!
Leitor 1: A MISSÃO é um compromisso batismal! Que nossa família seja missionária e disponível para evangelizar a todos com o testemunho autêntico em Cristo. E que possamos experimentar a beleza de sermos uma “Igreja em Saída”, nós vos pedimos.
Todos: Por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, ouvi-nos Senhor!
Animador: Que a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, sejamos também nós
modelos para tantas outras famílias, e que esse nosso testemunho dê frutos para a nossa comunidade.
Todos: Jesus, Maria e José! A nossa família vossa é!


Esta Novena foi produzida pela Diocese da Campanha – MG e distribuída publicamente no Espírito Natalino. Nossa gratidão e orações por todos os produtores e distribuidores.   

“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Comentários