Novena de Natal - 1º Dia - Uma virgem ficará grávida

Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel. Isaías 7:14


Animador: Juntos iniciamos mais uma Novena de Natal! Um momento importante para nossas famílias e comunidades paroquiais, pois, ao redor do presépio, nos reunimos para fazer memória da noite santa de Belém. Mais ainda, a cada encontro transformamos nossas casas em “casa da comunidade”.


Leitor 1: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações.” (At 2,42)

Todos: Acolhamos com o coração aberto e disposto o Salvador que vai chegar!

Animador: Nossa caminhada como povo de Deus já nos permite dizer e entender que “Jesus Cristo, o missionário do Pai, veio anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, que instaurou, com sua encarnação, vida, morte e ressurreição e é o Reino da verdade, vida, santidade, amor e paz” (DGAE 2019-2023).

Leitor 2: Também sabemos e entendemos que “Confirmados pelo Espírito Santo, na manifestação de Pentecostes, os apóstolos começaram a anunciar a Boa Notícia, fiéis ao mandato recebido e confiaram a outros muitos a mesma missão de evangelizar” (DGAE 2019-2023).

Todos: Acolhamos com o coração alegre e convertido o Salvador que vai chegar!

Animador: Todavia, vamos aprender que Miquéias já anunciava ao povo de Israel a vinda do “Emanuel” Deus Conosco. O profeta da esperança planta no coração dos homens e mulheres do Antigo Testamento a confiança que Deus estava com eles, e enviaria o Messias libertador.

“Belém... de ti sairá aquele que há de reinar em Israel” (Mq 5,1)

Leitor 3: A gruta de Belém se renova, todos os anos, em nossas casas. Assim, somos todos convidados a renovar o encontro pessoal com Cristo e tomar a decisão de nos deixar encontrar por Ele, pois “a vida que Jesus nos dá é uma história de amor, uma história de vida que quer misturar com a nossa” (ChV 252).

Todos: Acolhamos com o coração preparado e renovado o Salvador que vai chegar!

Leitor 1: É nosso dever, o tempo da Novena de Natal fazer uma festa para Maria, preparando a chegada de Jesus. A Palavra de Deus deve ser partilhada com alegria.

Animador: Voltemos nossa atenção ao Antigo Testamento, para nos encontrarmos com outro profeta, agora o profeta Isaías.

Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel. Isaías 7:14

Leitor 1: A nossa casa tem sido uma casa da Palavra de Deus?

Leitor 2: Em nossa casa ou família, a Palavra de Deus é lida e meditada com frequência?

Leitor 3: Todos os anos nos reunimos para rezar a Novena de Natal, somos transformados pelo nascimento do Emanuel? Como está sendo nossa conversão?

PRECES

Animador: O anúncio de Jesus Cristo se faz no horizonte do Reino de Deus, que é o centro de sua vida e de sua pregação. Por isso, elevemos ao Deus bondoso e compassivo nossas preces:

Todos: Pai de misericórdia, atendei nossas preces!

Leitor 1: Deus Pai, atentos à vossa Palavra, fortalecei-nos no pilar da Palavra, para que sejamos animados na evangelização pastoral. Rezemos:

Todos: Pai de misericórdia, atendei nossas preces!

Leitor 2: Deus Pai, atentos à vossa Palavra, fortalecei-nos no pilar do Pão, para que sejamos ativos na vivência espiritual e litúrgica de nossa comunidade. Rezemos:

Todos: Pai de misericórdia, atendei nossas preces!

Leitor 3: Deus Pai, atentos à vossa Palavra, fortalecei-nos no pilar da Caridade, para que sejamos configurados a Jesus Cristo, vosso Filho, na promoção da vida plena. Rezemos:

Todos: Pai de misericórdia, atendei nossas preces!

Leitor 1: Deus Pai, atentos à vossa Palavra, fortalecei-nos no pilar da Missão, para quesejamos iluminados pelo Espírito Santo no trabalho missionário. Rezemos:

Todos: Pai de misericórdia, atendei nossas preces!

Esta Novena foi produzida pela Diocese da Campanha – MG e distribuída publicamente no Espírito Natalino. Nossa gratidão e orações por todos os produtores e distribuidores.   

“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Comentários