Novena das Promessas do Salvador - 9º Dia – Sobre ele repousará o espírito do Senhor.

O profeta Isaías nos apresenta um enviado de Deus, da descendência de David, sobre quem repousa a plenitude do Espírito de Deus; a sua missão será construir um reino de justiça e de paz sem fim, de onde estarão definitivamente banidas as divisões, as desarmonias, os conflitos. No Evangelho, João Batista anuncia que a concretização desse “Reino” está muito próxima… Mas, para que o “Reino” se torne realidade viva no mundo, João nos convida a mudar a mentalidade, os valores, as atitudes, a fim de que em nossas vidas haja lugar para essa proposta que está para chegar… “Aquele que vem” (Jesus) vai propor aos homens um batismo “no Espírito Santo e no fogo” que os tornará “filhos de Deus” e capazes de viver na dinâmica do “Reino”.

Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz.

Com muita Esperança, invoquemos a Santíssima Trindade, traçando sobre nós o sinal da cruz: Pelo sinal, da Santa Cruz, ...

As 18:30h


Oração do Dia

Senhor Deus da esperança, rega com teu amor esse broto que desponta do tronco adormecido de Jessé, da raiz ressecada de Davi.
Rega-nos, igualmente, com o teu Espírito, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR, para que possamos nos deleitar no teu amor eterno.
Rega, ainda, com teu amor e com justiça os mais pobres dentre nós e decide com equidade a favor dos mansos da terra; transforma a terra com a palavra da tua boca e renova-a com o sopro dos teus lábios.
Amém!

Oração inicial para todos os dias do Advento

Senhor, eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim. Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face. Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé. Repete este milagre de, embora divino, caberes por inteiro no meu coração humano. Volta para mim, desta maneira simples de chegar e permanece comigo, ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz. Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor. Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço. Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer. Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo. Volta para mim, desta maneira simples de chegar.

De minha parte, te esperarei como terra seca, que procura orvalho; como noite escura que procura luz; como fonte imóvel que procura impulso.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.

Amém.

Rito para acender as velas

Dirigente: Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI.

Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor.

Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida.

Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica.

Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade.

Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor.

Amém.

Pai.: A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilharão para a humanidade. Lembra ainda as promessas que o Senhor nosso Deus fez para a salvação da humanidade. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Mãe.: Senhor nosso Deus, dai-nos Esperança no tempo da espera. dai-nos Coragem nas dificuldades; dai-nos Serenidade no meio do medo; dai-nos Paz, no mundo envolto em tantas guerras; dai-nos Luz no coração da noite; vem e acende em nós a esperança, a coragem, a serenidade, a paz e a luz com a tua graça. Amém.

Todos: Vinde Senhor, nossa justiça.

Cântico para acender a primeira e segunda vela

Uma vela se acende, no caminho a iluminar, preparemos nossa casa, é Jesus quem vai chegar.

 No Advento a tua vinda, nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. (bis)

A segunda vela acesa, vem à vida clarear, rejeitemos, pois, as trevas,

é Jesus quem vai chegar.

Todos.: A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Vinde Senhor, nossa justiça. Amém 

Deus nos fala através de sua Santa Palavra:

Promessa

A Promessa da Salvação está escrita no livro do profeta Isaías 11

Naquele dia, sairá um ramo do tronco de Jessé e um rebento brotará das suas raízes.
Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de inteligência,
espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Deus.
Animado assim do temor de Deus, não julgará segundo as aparências, nem decidirá pelo que ouvir dizer. Julgará os infelizes com justiça e com sentenças retas os humildes do povo. 
Não mais praticarão o mal nem a destruição em todo o meu santo monte:
o conhecimento do Senhor encherá o país, como as águas enchem o leito do mar.
Nesse dia, a raiz de Jessé surgirá como bandeira dos povos; as nações virão procurá-la e a sua morada será gloriosa.

Realização da Promessa

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naqueles dias, apareceu João Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo:
«Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus».
Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer:
«Uma voz clama no deserto:
‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’».
Eu batizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento.
Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias.
Ele batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo.

Conselhos e Oração de gratidão pela promessa

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos:
Tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela paciência e consolação que vêm das Escrituras, tenhamos esperança.
O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e com uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
"Por isso eu Vos bendirei entre as nações
e cantarei a glória do vosso nome".

Oremos: “Deus fiel, proclamamos a infinita paciência que puseste em ação ao longo dos séculos para preparar a vinda do teu Filho à nossa humanidade. Nós Te damos graças pelo envio dos profetas até João Baptista.

Nós Te pedimos por todos nós: aplanai os caminhos que nos ligam uns aos outros e nos abrem o caminho para Ti”. Amém


Reza-se o Terço do Advento


Estaremos rezando ao vivo, todos os dias, pelo Nosso Canal no Youtube. Esta novena rezada também estára aqui nesta página. Esperamos vocês para unirmos nossas preces. 

Comentários