Advento - Novena das Promessas do Salvador - 5º Dia – Vinde Senhor, governar o seu povo.

Miqueias é o profeta que anuncia o nascimento do Messias em Belém. Em suas características, o Salvador era descrito como um pastor.

Música- Vem meu Senhor

A profecia de Miqueias trata de justiça e esperança. Essa pequena profecia contém uma das mais belas mensagens de toda a Bíblia.

Essa revelação confirma que o menino seria o próprio Filho de Deus. Como Isaías, viu o futuro Messias. Como Oseias e Amós, que denunciaram a opressão do pobre e a corrupção moral e espiritual, Miqueias anuncia que ele será a nossa paz.

Advento é tempo de revelação da verdade de Deus.

Advento é tempo de salvação, de reconciliação, de paz.

Advento é o anúncio de que algo prometido virá para renovar a nossa vida e responder à nossa angústia.

Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz.

Com muita Esperança, invoquemos a Santíssima Trindade, traçando sobre nós o sinal da cruz: Pelo sinal, da Santa Cruz, ...

Oração do Dia

Deus misericordioso, que nos chamas a viver e proclamar a Palavra, faz com que estejamos abertos aos sinais da tua presença. Que nesta Novena, experimentemos, ainda mais, a alegria do amor em família.

 Vem Senhor, vem nos salvar. Vinde Senhor, governar o seu povo!

Ajuda-nos a viver intensamente e com gratidão este tempo de graça. Que nossa espera, neste Advento, seja ativa com a prática do silêncio, da acolhida, da solidariedade e da conversão sincera. Amém.

Oração inicial para todos os dias do Advento

Senhor, eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim. Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face. Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé. Repete este milagre de, embora divino, caberes por inteiro no meu coração humano. Volta para mim, desta maneira simples de chegar e permanece comigo, ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz. Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor. Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço. Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer. Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo. Volta para mim, desta maneira simples de chegar.

De minha parte, te esperarei como terra seca, que procura orvalho; como noite escura que procura luz; como fonte imóvel que procura impulso.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.

Amém.

Rito para acender as velas

 

Dirigente: Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI.

Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor.

Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida.

Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica.

Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade.

Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor.

Amém.

Pai.: Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador! Traz a teu Povo a almejada Salvação Verbo Eterno, anunciado por lábios de profetas.

Mãe.: Vem logo, senhor, vem ó salvador! Vem senhor jesus, vem libertador. Céus, chovei vossa justiça,

Abre-te terra e faça surgir o salvador!

Enquanto a Mãe acende a 1ª vela o pai pronuncia a oração.

Oração para acender a primeira vela

A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

Todos.: A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Vinde Senhor, nossa justiça. Vinde Senhor, governar o seu povo. Amém

Deus nos fala através de sua Santa Palavra:

Promessa

Leitura do livro do profeta Miqueias 5, 1-4

Assim diz o Senhor:

Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade.

Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel.

Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, e ele mesmo será a Paz.

Realização da Promessa

Evangelho segundo São Mateus, 2, 1-5

Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. A essa notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe: “Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo”

 

Oração de gratidão pela promessa

Hebreus 10,5-10

Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. Por isso eu disse: ‘Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’”. Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a lei –, ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício para estabelecer o segundo. É graças a essa vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. – Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Deus de toda graça, vem sobre nós nesta hora e visita-nos com teu amor incomparável; enche-nos de expectativa radiante e prepara-nos para receber a tua salvação; ajuda-nos a preparar o caminho e a endireitar o coração para recebermos o Salvador, e a vivermos esse imenso Amor.

Amém.

Louvação - Salmo 79(80)

Iluminai a vossa face sobre nós, / convertei-nos para que sejamos salvos!

1. Ó pastor de Israel, prestai ouvidos. † Vós que sobre os querubins vos assentais, / aparecei cheio de glória e esplendor! / Despertai vosso poder, ó nosso Deus, / e vinde logo nos trazer a salvação! – R.

2. Voltai-vos para nós, Deus do universo! † Olhai dos altos céus e observai. / Visitai a vossa vinha e protegei-a! / Foi a vossa mão direita que a plantou; / protegei-a e ao rebento que firmastes! – R.

3. Pousai a mão por sobre o vosso protegido, / o filho do homem que escolhestes para vós! / E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! / Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! – R.

Reza-se o Terço do Advento


Estaremos rezando ao vivo, todos os dias, pelo Nosso Canal no Youtube. Esta novena rezada também estára aqui nesta página. Esperamos vocês para unirmos nossas preces. 


Comentários