Advento - Novena das Promessas do Salvador - 7º Dia – Preparai o caminho do Senhor.

Jesus nos pediu: Sedes Santos como o vosso Pai do Céu é Santo”. O que é que nos impede de percorrer o caminho que Deus nos propõe e de nascer para uma vida mais livre e mais feliz? O Advento é o tempo favorável para limparmos os caminhos da nossa vida, de forma a que Deus possa nascer em nós e, através de nós, libertar o mundo… O que precisamos limpar para que Deus venha fazer morada em nós?

Hoje o profeta vem anunciar que a “consolação” do Senhor está próxima. Deus “fala ao coração” do seu Povo, com amor e ternura, a fim de o consolar. De nossa parte, basta uma “caminhada espiritual”, fazendo uma experiência do amor e da bondade de Deus em nossa vida e redescobrir os caminhos da comunhão e da aliança com Ele.

Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz.

Com muita Esperança, invoquemos a Santíssima Trindade, traçando sobre nós o sinal da cruz: Pelo sinal, da Santa Cruz, ...

Oração do Dia

Ó Deus dos profetas, e de todos aqueles e aquelas por cuja fidelidade

revelaste a alegria futura e a vida nova e abundante, fortalece nossos corações para crer no advento da promessa de que um dia nós haveremos de caminhar em santidade com Cristo, para onde tristeza e lamento não mais existirão, e onde a vida do povo de Deus será de plena alegria. Senhor, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Amém.

Oração inicial para todos os dias do Advento

Senhor, eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim. Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face. Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé. Repete este milagre de, embora divino, caberes por inteiro no meu coração humano. Volta para mim, desta maneira simples de chegar e permanece comigo, ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz. Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor. Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço. Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer. Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo. Volta para mim, desta maneira simples de chegar.

De minha parte, te esperarei como terra seca, que procura orvalho; como noite escura que procura luz; como fonte imóvel que procura impulso.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.

Amém.

Rito para acender as velas

Dirigente: Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI.

Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor.

Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida.

Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica.

Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade.

Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor.

Amém.

Pai.: A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilharão para a humanidade. Lembra ainda as promessas que o Senhor nosso Deus fez para a salvação da humanidade. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Mãe.: Senhor nosso Deus, dai-nos Esperança no tempo da espera. dai-nos Coragem nas dificuldades; dai-nos Serenidade no meio do medo; dai-nos Paz, no mundo envolto em tantas guerras; dai-nos Luz no coração da noite; vem e acende em nós a esperança, a coragem, a serenidade, a paz e a luz com a tua graça. Amém.

Todos: Vinde Senhor, nossa justiça.

Enquanto a Mãe acende a 1ª vela o pai pronuncia a oração.

Oração para acender a primeira vela

Ó Cristo, desejado de todos os corações, tu és o Emanuel, o Deus-conosco! Bendito sejas pela claridade da tua luz que ilumina os nossos passos e nos faz enxergar o tempo da tua visita entre nós. A ti que eras, que és e que vens, nosso louvor para sempre!

Amém.

Todos.: A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Vinde Senhor, nossa justiça. Amém

 

Deus nos fala através de sua Santa Palavra:

A Promessa da Salvação está escrita no livro do profeta Isaías 40

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do Senhor se manifestará.

Eis que o Senhor DEUS virá com poder. Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.

Realização da Promessa

Leitura do Evangelho escrito por São Marcos 1

Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.

E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas.

Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.

Conselhos e Oração de gratidão pela promessa

Leitura da 2ª Carta de São Pedro

Amados, escrevo-vos para que vos lembreis das palavras que foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.

O Senhor não tardará em cumprir a sua promessa, mas, usa de paciência para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos possam arrepender-se.

Entretanto, o dia do Senhor virá como um ladrão.

Nós esperamos, segundo a promessa do Senhor, os novos céus e a nova terra, onde habitará a justiça.

Portanto, caríssimos, enquanto esperais tudo isto, empenhai-vos, sem pecado nem motivo algum de censura, para que o Senhor vos encontre na paz.

Oremos: Ó Deus, amigo da humanidade, pela boca de João Batista anunciaste ao teu povo a boa nova de Jesus Cristo, como salvador e amigo dos pobres. Vem em nosso socorro e escuta o clamor que elevamos a ti, em Comunhão com as multidões que esperam a tua libertação.

Derrama sobre nós o teu Espírito e consagra-nos como mensageiros e mensageiras de boas notícias.

Por Cristo nosso salvador. Amém.


Reza-se o Terço do Advento

Voltar para 

Novena do Advento - As Promessas do Salvador


Estaremos rezando ao vivo, todos os dias, pelo Nosso Canal no Youtube. Esta novena rezada também estára aqui nesta página. Esperamos vocês para unirmos nossas preces. 

Comentários