Novena dos Santos Anjos do Senhor - 7º Dia – Tronos

Oração inicial

Todos: Abri Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o meu entendimento e inflamai minha vontade para que eu possa rezar, meditar e refletir devotamente esta Novena dos Santos Anjos do Senhor com sua Palavra, e mereça ser atendido na presença da vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

Meditação

Hoje iniciaremos a meditação da Primeira Hierarquia dos Anjos do Senhor. Talvez a mais difícil de entendimento, mas, ao mesmo tempo a que mais ilustra a glória de Deus. Lembramos que os mistérios de Deus não são para entendimento humano e sim para obediência à Sua vontade.

A nossa meditação será baseada no Livro de Ezequiel (para entender melhor leia os primeiros capítulos do Livro de Ezequiel). Ele descreve nos mínimos detalhes o coro dos Anjos Tronos:


“Vi quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a cada um deles…, as quatro rodas tinham o mesmo aspecto como se estivesse uma dentro da outra, ao se moverem caminhavam nas quatro direções e não se voltavam” (Ez 10,9-11). Os tronos, na visão de Ezequiel, formam as “rodas” do carro de Deus. Caminham juntos ao lado dos querubins e possuem a forma de fogo, tendo o seu reflexo límpido como o crisólito (Ez 10,9). Os Tronos, por sua vez, são habitados por Deus.

 

De fato, os anjos do terceiro coro da primeira hierarquia celeste possuem a graça de serem chamados de SEDE DEI (trono de Deus), no sentido que são o “assento” onde Deus possui seu trono. Com esses maravilhosos seres celestiais, aprendemos a dimensão da adoração feita e vivida na comunhão e na unidade, buscando se assemelhar ao modo como Deus se relaciona consigo mesmo, em um movimento constante: Deus Pai cria, Deus Filho, Jesus Cristo Salva e Deus Espírito Santo Santifica com o amor dos Três. Assim a nossa adoração a Deus deve nos levar a união constante com todos os adoradores. A união indissolúvel dos anjos se dá devido a presença constante de Deus. Nós só conseguiremos a santidade se buscarmos essa presença.

O significado da roda é o círculo que não tem fim, está sempre girando em direção a algum lugar ou a alguém. Ela vai e volta sempre ao mesmo lugar.  Neste sentido, podemos dizer que o coro dos Anjos Tronos possui em sua natureza angélica a capacidade de adorar a Deus em uma atitude de constante saída de si, fazendo com que a sua adoração seja algo profundamente íntimo e secreto, e ao mesmo tempo a luz que ilumina as ações dos demais Anjos.

A vida desses Anjos está profundamente ligada ao desejo constante de servir a Deus em intimidade e unidade, comunicando aos outros das hierarquias a maravilhosa realidade da habitação de Deus dentro do coração de cada adorador.

São Tomás de Aquino afirma que os tronos, por terem esta característica de acolherem em si mesmos a presença do Senhor, são considerados os anjos que estão em maior intimidade e proximidade com Deus, uma vez que o próprio Deus os conduz. Sendo assim, esses são, talvez os mais puros dos anjos, já que possuem em si mesmos toda a fonte de toda bem-aventurança.

Oração aos Anjos que estão na Glória de Deus

Ó Espírito angélico, a cujos providos cuidados entregou-me Deus, Nosso Senhor, rogo-vos que sempre queirais guardar-me e proteger-me, assistir-me e defender-me de todo assalto do demônio, quer eu esteja acordado, quer dormindo. Oh! sim, assisti-me noite e dia, a todo momento; estai sempre ao meu lado onde quer que eu me ache. Afastai para longe de mim todas as tentações de Satanás e obtende-me do misericordiosíssimo Juiz e Senhor nosso, que vos constituiu meu guarda e a vós me confiou, a graça, que de todo desmerecem os meus atos, de permanecer imune de toda culpa em minha vida. E se, por infelicidade, eu me encaminhar para a estrada do vício, reconduzi-me pela senda da virtude ao meu divino Redentor.
Quando me virdes oprimido pelo peso das angústias, fazei-me experimentar a ajuda de Deus onipotente. Peço-vos também que me reveleis, se for possível, o termo dos meus dias, e que não permitais que a minha alma, quando se desprender do corpo, seja aterrorizada pelos espíritos malignos, ou seja objeto de escárnio para eles, ou deles seja presa desesperada.
Que sejamos agraciados por vós, com a permissão de Nosso Senhor Jesus Cristo, para termos a coragem de um Leão e enfrentarmos as provas da vida.
Contemple-nos com a força de um Touro, a fim de realizarmos nossas tarefas diárias.
Como uma águia sobrevoando o alto seja o nosso ânimo, diante das tristezas em nosso caminho.
Que a oração e a nossa intimidade com Deus sejam um alimento diário e constante em nossa alma.
Não, não me abandoneis jamais, até que me tenhais conduzido ao Céu, para gozar da vista do meu Criador e ser eternamente feliz em companhia de todos os santos. Que eu possa atingir tal felicidade mediante a vossa assistência e os merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Terço aos Santos Anjos do Senhor

O terço dos Anjos e rezado com o terço mariano. As orações do Santo Terço são as mesmas, já que Nossa Senhora é a Rainha dos Anjos, e os mensageiros de Deus estiveram sempre presente nos momentos mais importantes de Nossa Senhora. Sinal da Cruz Oração antes do credo Deus UNO e TRINO, Onipotente e Eterno! Antes de recorrermos aos Vossos servos, os Santos Anjos prostramo-nos na Vossa presença e Vos adoramos: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! Deus Santo, Deus forte, Deus Imortal: que todos os Anjos e homens, que por Vós foram criados, Vos adorem, Vos amem e permaneçam ao Vosso Serviço! Amém! Credo Pai Nosso O Anjo do Senhor anunciou a Maria E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave Maria E o Verbo se fez carne. E habitou entre nós. Ave Maria Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena aos Santos Anjos do Senhor

Aprendemos desde a infância que cada cristão tem anjo da guarda como companheiro diário. Ele está sempre nos guiando para o bem, defendendo dos perigos materiais e espirituais e levando as nossas preces a Deus. Não podemos perder a oportunidade de estar em sintonia com estes seres espirituais, pois eles nos guardam e protegem. Vamos rezar uma novena aos santos anjos do Senhor. Através desta novena iremos nos conectar com Deus, contemplar a natureza dos anjos, entender seu papel na hierarquia divina, entender como podemos caminhar com eles, e garantir a presença amiga do nosso anjo da guarda. A Cada dia iremos rezar e meditar no poder dos Santos Anjos do Senhor. Reze conosco...

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Comentários