Novena dos Santos Anjos do Senhor - 6º Dia – Dominações

Hoje fechamos a segunda Hierarquia dos Santos Anjos do Senhor. São elas, Dominações, Potestades e Virtudes. Nossa meditação de hoje está voltada para o Coro Angelical das Dominações.



Segundo Dionísio, Dominação é um louvor a Deus, por uma espécie de exagero e participação do poder divino desses Anjos: é que a palavra de Deus lhes chama DÓMINOS (Dominadores), porque por seus grandes predicados, eles lembram o Senhorio de Deus e assim iluminam seus subordinados, através desses mesmos dons. Ora, São Jerônimo explica o nome Dominações, cujo sentido é:

A)    - Certa liberdade, isenta da condição servil e livre também de sujeição que a plebe sofre pela tirania, a qual atinge até classes superiores;

B)    - Certa liderança inflexível que não se rende a qualquer ato de subserviência nem tolera outros atos de servilismo ou opressão, provenientes de tiranos;

C)    - Um anseio e participação de autêntico Domínio que é exclusivo de Deus.

Do mesmo modo, o nome de qualquer hierarquia significa igualmente participação do que emana de Deus. Assim, as Virtudes porque representam a Força de Deus. E por sua vez, Dominações, porque só o "Dóminus" (Senhor) pode ordenar o que deve ser feito no mundo. Daí diz também Gregório que certas legiões de Anjos estão simplesmente subordinadas à obediência e chamam-se por isso Dominações.

 


Salmo 33

1.De Davi. Quando simulou alienação na presença de Abimelec e, despedido por ele, partiu.

2.Bendirei continuamente o Senhor, seu louvor não deixará meus lábios.

3.Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem.

4.Glorificai comigo o Senhor, juntos exaltemos o seu nome.

5.Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores.

6.Olhai para ele a fim de vos alegrardes, e não se cobrir de vergonha o vosso rosto.

7.Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou.

8.O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem e os salva.

9.Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele.

10. Reverenciai o Senhor, vós, seus fiéis, porque nada falta àqueles que o temem.

11.Os poderosos empobrecem e passam fome, mas aos que buscam o Senhor nada lhes falta.

12.Vinde, meus filhos, ouvi-me: eu vos ensinarei o temor do Senhor.

13.Qual é o homem que ama a vida e deseja longos dias para gozar de felicidade?

14.Guarda tua língua do mal, e teus lábios das palavras enganosas.

15.Aparta-te do mal e faze o bem, busca a paz e vai ao seu encalço.

16.Os olhos do Senhor estão voltados para os justos, e seus ouvidos atentos aos seus clamores.

17.O Senhor volta a sua face irritada contra os que fazem o mal, para apagar da terra a lembrança deles.

18.Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu e os livrou de todas as suas angústias.

19.O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido.

20.São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor.

21.Ele protege cada um de seus ossos: nem um só deles será quebrado.

22.A malícia do ímpio o leva à morte, e os que odeiam o justo serão castigados.

23.O Senhor livra a alma de seus servos; não será punido quem a ele se acolhe.



Oração para alcançar as virtudes através dos Anjos

Ó santos e puros Anjos, ó vós, verdadeiramente bem-aventurados, que continuamente assistis na divina presença e com tão grande júbilo estais contemplando a face daquele celeste Salomão, por quem fostes cumulados de tanta sabedoria, feitos dignos de tanta glória e ornados de tantas prerrogativas! Vós, brilhantes estrelas, que com tal felicidade resplandeceis nesse bem-aventurado Céu, infundi, eu vos peço, em minha alma as vossas bem-aventuradas Virtudes.

Conservai sem máculas a minha vida;

firme, a minha esperança;

sem culpa, os meus costumes;

inteiro, o meu amor para com Deus e para com o próximo.

sacode-me na tibieza e livra-me de minha fraqueza;

preserva-me de qualquer caminho e pensamento errado;

abre-me os olhos para Deus e para a cruz;

 fecha, no entanto, meus ouvidos às inspirações do inimigo maligno

Vela sobre mim quando durmo e fortifica-me durante o dia, para o cumprimento do dever e para cada sacrifício.

Rogo-vos, Anjos bem-aventurados, que com vossa ajuda vos digneis conduzir-me na estrada real da humildade, pela qual vós caminhastes primeiro, para que, depois desta vida, eu mereça ver juntamente convosco a bem-aventurada face do Pai eterno, e ser contado em vosso número também, no lugar de uma daquelas estrelas que, por sua soberba, caíram do Céu. Amém.


Terço aos Santos Anjos do Senhor

O terço dos Anjos e rezado com o terço mariano. As orações do Santo Terço são as mesmas, já que Nossa Senhora é a Rainha dos Anjos, e os mensageiros de Deus estiveram sempre presente nos momentos mais importantes de Nossa Senhora. Sinal da Cruz Oração antes do credo Deus UNO e TRINO, Onipotente e Eterno! Antes de recorrermos aos Vossos servos, os Santos Anjos prostramo-nos na Vossa presença e Vos adoramos: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! Deus Santo, Deus forte, Deus Imortal: que todos os Anjos e homens, que por Vós foram criados, Vos adorem, Vos amem e permaneçam ao Vosso Serviço! Amém! Credo Pai Nosso O Anjo do Senhor anunciou a Maria E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave Maria E o Verbo se fez carne. E habitou entre nós. Ave Maria Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena aos Santos Anjos do Senhor

Aprendemos desde a infância que cada cristão tem anjo da guarda como companheiro diário. Ele está sempre nos guiando para o bem, defendendo dos perigos materiais e espirituais e levando as nossas preces a Deus. Não podemos perder a oportunidade de estar em sintonia com estes seres espirituais, pois eles nos guardam e protegem. Vamos rezar uma novena aos santos anjos do Senhor. Através desta novena iremos nos conectar com Deus, contemplar a natureza dos anjos, entender seu papel na hierarquia divina, entender como podemos caminhar com eles, e garantir a presença amiga do nosso anjo da guarda. A Cada dia iremos rezar e meditar no poder dos Santos Anjos do Senhor. Reze conosco...

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Comentários