Terço de Natal

OFERECIMENTO DO TERÇO - INTENÇÕES


ORAÇÃO INICIAL - Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI. Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor. Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida. Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica. Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade. Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor. Amém.

PRIMEIRO MISTÉRIO: A Visita do Anjo a Maria - • A visita do Anjo à Virgem Maria, sinaliza o início do cumprimento do Velho Testamento com a abertura do caminho para o Reino de Deus à luz a Boa Nova, para toda a Humanidade. São Gabriel Arcanjo proferiu a oração que está sempre na boca e no coração de todos os fiéis: a Ave-Maria. E foi assim que aconteceu:

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Oremos: Ó Maria, Virgem Imaculada, Porta do Céu e Causa da nossa Alegria, respondendo com generosidade ao Anúncio do Arcanjo São Gabriel, Vós pudestes dar curso ao plano de Deus para a minha salvação. Vós fostes, pela Providência Santíssima desde toda a eternidade, constituída morada digna do Filho de Deus Encarnado. Amém

Vinde Cristãos, vinde à porfia - Hinos cantemos de louvor - Hinos de Paz e de alegria - Hinos de anjos do Senhor - Glória, a Deus nas alturas - Glória, a Deus nas alturas

SEGUNDO MISTÉRIO: A Visita do Anjo a José - • José deu a sua honra, renunciou aos seus planos pessoais, deu a vida... Soube desprender-se totalmente de si mesmo por amor. Ele pensou: “Vou fazer isto porque é bom, porque é justo, porque é verdadeiro, porque vai fazer bem aos outros, porque Deus me pede.., ainda que me contrarie, que me doa, que me exija sacrificar coisas que muito aprecio”. Por isso Deus o amou com predileção. Passados os primeiros momentos de angústia, o Senhor tranquilizou-o.

Enquanto assim pensava – diz o Evangelho –, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Oremos: • Oh! abençoado José, a quem foi concedido não apenas ver e ouvir o Deus que muitos reis ansiaram em ver e não viram; Ouvir e não ouviram; mas também carregá-Lo em vossos braços, abraçá-Lo, vesti-Lo, e guardar e defendê-Lo, vinde em nosso auxílio e intercedei junto a Ele para olhar favoravelmente nosso pedido. Amém!

Ó noite santa de estrelas fulgurantes - Ó linda noite em que o Cristo nasceu - Estava o mundo pecador errante - Até que o Cristo na terra apareceu - As almas vivem nova esperança - Em clara aurora a nova luz se ergueu - Ajoelhai, ouvi a voz dos anjos - Natal, natal - Nasceu o Vosso Rei - Natal, natal - Nasceu o redentor

TERCEIRO MISTÉRIO: O Nascimento de Jesus - • A plenitude dos tempos havia chegado e o Messias agora seria revelado! O nascimento de Jesus significava boas novas de alegria para todo o povo. Os pobres e os piedosos seriam os primeiros a receberem a notícia. Dessa forma, Deus mostrava que a salvação, por Ele provida, alcançaria a todos os homens.

Lucas 2:1-7. E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. (Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirênio governador da Síria.) E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu da Galileia também José, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Oremos: • Menino Deus, Eis-nos aqui diante de Tua manjedoura. Como os reis magos, apresentamos os nossos presentes. Pedimos pelas famílias que hoje se encontram divididas, Pais separados e filhos mergulhados nas drogas e no pecado. Olha para Teus filhos, ouve nossa prece. Criança abençoada, pedimos por outras crianças, Que também como Tu não têm onde nascer. Príncipe da paz, devolve ao mundo a Tua paz. Acolhe com amor os que partiram desta vida e consola os que aqui ficaram e nem puderam se despedir. Reavive, Menino, no coração dos homens, a compaixão, o amor e a misericórdia, para que eles cuidem das crianças do mundo. Que sejam alimentadas, não sofram nem chorem. Amém

Cristãos, vinde todos, com alegres cantos / Oh! Vinde, oh! Vinde até Belém/ Vede nascido, vosso rei eterno / Oh! Vinde adoremos! / Oh! Vinde adoremos! / Oh! Vinde adoremos! / O salvador!

QUARTO MISTÉRIO: A Visita do Anjo aos pastores - • O nascimento de Jesus iluminou não apenas a Terra, mas também o céu. Anjos do Senhor vieram e anunciaram aos pastores no campo o que estava acontecendo. Deixaram bem claro que isso era motivo de grande alegria. Boas notícias! Mas avisou, não procurem glamour.

Lucas 2:10-14 mas o anjo disse: — Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: — Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!

Oremos: • Louvado sejas, meu Senhor, pelos homens simples de Belém, que viram o Salvador! Deixaram seu rebanho para ir além, a fim de contemplar o rosto daquele que seria eternamente o verdadeiro Pastor! Maria Santíssima invocamos o Teu nome e Tua intercessão. Nos aproxime de Seu filho amado. Ensine-nos a servi-Lo, anunciá-Lo e amá-Lo. Pedimos também a intercessão de São José, para que estejamos a serviço de Deus, para gerar Deus no mundo. Menino Jesus acolha nossos pedidos nessa novena em preparação ao Teu Santo Natal. Amém.

Vinde juntar-vos aos pastores - Vinde com eles a Belém - Vinde correndo pressurosos
O Salvador que enfim nos vem - Glória, a Deus nas alturas - Glória, a Deus nas alturas

QUINTO MISTÉRIO: A revelação – Em Jesus Cristo se cumprem todas as profecias que falam do Messias no Antigo Testamento – e muitas profecias: contam-se mais de trezentas. Essas profecias anunciam a sua pessoa, as suas ações, a sua doutrina. O cumprimento de todas elas são um os motivos que nos levam a saber que a Bíblia é Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo. Eis algumas:
Apareceu a luz das nações, anunciada por Isaías! (Is 9,1; 42,6; 49,6).
Nasceu o menino, prometido pelo mesmo profeta (Is 9,5; 7,14).
O menino que devia nascer para dar alegria ao povo e trazer a salvação de Deus (Is 9,2).
Ele nasceu em Belém. Por isso é o Messias prometido, conforme anunciou Miqueias (Mq 5,1).
Chegou o tempo da paz anunciada por Isaías, em que animais e seres humanos vão se reconciliar e farão desaparecer da terra toda a violência assassina (Is 11,6-9).
O imperador romano pensava ser o dono do mundo. Na realidade, ele não passava de um empregado. Sem saber e sem querer, ele executava os planos de Deus, pois o decreto imperial fez com que Jesus pudesse nascer em Belém e realizar a profecia (Lc 2,1-7).

Oremos - Senhor queremos que nosso coração e nosso lar seja o aconchego necessário para Teu nascimento entre nós. Por isso Te pedimos, que do Natal, possamos nos preparar para assumir Contigo a missão salvífica na Terra. Menino Jesus faça brilhar sobre nós a estrela guia. Que possamos enxergar essa luz que nos conduz à gruta de Belém. Amém.

Noite feliz! Noite feliz! O Senhor Deus de amor. Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa, Jesus, nosso bem. Dorme em paz, ó Jesus! Dorme em paz, ó Jesus!

Oração Final - Ó Menino Jesus, que a Luz do Natal brilhe em todos os dias do Novo Ano. Nossas Famílias sejam berço do Amor, e que esse amor nos faça mais benditos. Que sua encarnação seja a Redenção para cada ser humano, o caminho do bem, a estrada de nossas vidas e que em cada coração renasça a Paz. Que a magia desta Noite Santa traga a esperança para o mundo. Que haja ceia em toda mesa e que a alegria dos pastores nos dê um coração aberto. Que seu olhar renove nossa Fé e sua humildade nos faça cuidar dos abandonados e sofredores, nos tornando solidários e fraternos. É Natal, Festa do Amor! Menino Santo de Deus, iluminai-nos e abençoai-nos, nesta noite e para sempre! Amém! Benção - Natal é vida que nasce e esperança que renasce. O encontro com Cristo é a possibilidade de transformar o viver e o sonhar. Ó Menino Deus, já nascestes na gruta de Belém, mas agora precisas nascer em nossos corações para sermos um contigo. Por isso, a cada dia preparamos a nossa “manjedoura” para acolher de forma frutuosa o menino Jesus, o Filho de Deus, o Deus Conosco. Natal é Cristo que vem. Vem Senhor Jesus. Vem nascer em nosso coração. Deus Menino, derrame sobre nós a benção que mais precisamos, pois só vós sabeis as nossas verdadeiras necessidades. E Esta benção se espalhe por toda a nossa Família, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Noite Feliz!

Comentários