Novena dos Santos Anjos do Senhor - 2º Dia – Os Arcanjos


Hoje vamos meditar e conhecer melhor o Coro dos Arcanjos, que segundo a Bíblia são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

Esse Coro é formada pelos Santos Anjos que executam as ordens do Altíssimo. Eles estão mais próximos de nós e conhecem a fundo a natureza de cada pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatidão a Vontade Divina: insinuando, avisando ou castigando, conforme o caso.

Na Bíblia, o livro de Tobias (12,15) nos fala de São Rafael como “um dos sete anjos que estão diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença”.

O livro do Apocalipse (8,2) acrescenta: “Vi os sete anjos que estavam diante de Deus e eles receberam sete trombetas”.

Dos sete, três são os mais conhecidos e a Eles iremos recorrer a partir de hoje:

O Arcanjo Miguel combate por nós contra o príncipe do inferno, desfazendo toda mentira e ilusão (Ap 12,7-9)

O Arcanjo Gabriel traz a boa notícia, apresenta a Deus os nossos pedidos (Lc 1,30-45).

O Arcanjo Rafael: defende-nos das potências do mal, das doenças, e nos acompanha nas viagens (Tb 6,1-22).

Como não temos provas de todos os Arcanjos, nem na Bíblia Sagrada e nem na tradição cristã, iremos limitar nossas orações aos Arcanjos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Meditação baseada no Livro de Tobias.

Iniciaremos com o Arcanjo Rafael. Esse Arcanjo revela que ele é “um dos sete anjos santos que assistem diante da claridade do Senhor e estão em Sua presença” (Tb 12,15). O nome “Rafael” significa “Deus cura”.

São Rafael nos é apresentado, sobretudo, no Livro de Tobias, no qual se operam duas curas significativas pela sua intercessão: a restauração de duas pessoas, uma em sua dimensão física e a outra em sua dimensão espiritual.

A presença de São Rafael traz:

– Cura física (dos olhos de Tobit);

– Cura espiritual e libertadora (em Sara);

– A manifestação da Divina Providência: no âmbito material e natural (resgate do dinheiro de Tobit e indicação do caminho certo) e, no âmbito sobrenatural (protege-os dos perigos), propicia graças além das nossas pobres expectativas (Tobias não imaginava que encontraria Sara na viagem e que se casaria com ela).

Por isso tudo, São Rafael Arcanjo é considerado o portador da Cura de Deus, e também é reconhecido como o chefe dos anjos da guarda, padroeiro dos viajantes, anjo da providência, que zela pela humanidade.

Peçamos a São Rafael Arcanjo a cura de nossas cegueiras, sejam elas físicas ou espirituais, a restauração de nossa saúde e a libertação de toda obra do maligno em nossas vidas e tudo o mais de que necessitamos.

Salmo Salmo 61 (60) [Sl 61]

Ó Deus, ouve o meu grito

1 Do mestre de canto. Com instrumentos de corda. De Davi.

2 Ó Deus, ouve o meu grito, atende à minha prece!

3 Desde os confins da terra eu te invoco de coração abatido. Eleva-me sobre a rocha! Conduze-me!

4 Porque tu és o meu refúgio, minha torre forte diante do inimigo.

5 Vou habitar para sempre na tua tenda, vou abrigar-me no amparo de tuas asas.

6 Porque tu, ó Deus, ouvirás os meus votos, e me darás a herança dos que temem o teu nome.

7 Acrescenta dias aos dias do rei, que seus anos alcancem várias gerações.

8 Que ele reine para sempre na presença de Deus, e o teu amor e fidelidade o protejam.

9 Então eu tocarei ao teu nome sem cessar, dia a dia cumprindo meus votos.

Oração: Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos Anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Amém

Oração ao Arcanjo São Rafael

Vinde em nosso auxílio, ó arcanjo Rafael, vós que sois chamado Medicina de Deus! Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos a saúde e toda plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oh, bondoso São Rafael Arcanjo, eu te invoco como patrono daqueles que foram atingidos pela doença ou enfermidade corporal.

Tu preparaste o remédio que curou a cegueira de Tobias e seu nome significa “O Senhor Cura”.

Dirijo-me a ti, implorando teu auxílio divino em minha necessidade atual: (Fazer o pedido)

Se for da vontade de Deus, cura esta(s) enfermidade(s) ou, pelo menos, concede-me a graça e a força de que necessito para poder suportá-la com paciência, oferecendo-a pelo perdão dos meus pecados e pela salvação de minha alma.

Ensina-me a unir meus sofrimentos com os de Jesus e Maria e a buscar a graça de Deus na oração e na comunhão.

Quero imitar-te em tua ânsia de fazer a vontade de Deus em todas as coisas.

Como o jovem Tobias, eu te escolho como meu companheiro em minha viagem através deste vale de lágrimas. Quero seguir tuas inspirações em cada passo do caminho, para que eu possa chegar ao fim da minha viagem sob a tua proteção constante e na graça de Deus.

Arcanjo São Rafael Bendito, tu que te revelaste a ti mesmo como o assistente divino do Trono de Deus, venha à minha vida e ajuda-me neste momento de prova.

Conceda-me a graça e a bênção de Deus e o favor que te peço por tua poderosa intercessão.

Grande Médico de Deus cura-nos como fizeste com Tobias, se esta for a vontade do Criador.

São Rafael, Recurso de Deus, Anjo da Saúde, Medicina de Deus, roga por nós.

Amém.

Terço aos Santos Anjos do Senhor

O terço dos Anjos e rezado com o terço mariano. As orações do Santo Terço são as mesmas, já que Nossa Senhora é a Rainha dos Anjos, e os mensageiros de Deus estiveram sempre presente nos momentos mais importantes de Nossa Senhora. Sinal da Cruz Oração antes do credo Deus UNO e TRINO, Onipotente e Eterno! Antes de recorrermos aos Vossos servos, os Santos Anjos prostramo-nos na Vossa presença e Vos adoramos: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! Deus Santo, Deus forte, Deus Imortal: que todos os Anjos e homens, que por Vós foram criados, Vos adorem, Vos amem e permaneçam ao Vosso Serviço! Amém! Credo Pai Nosso O Anjo do Senhor anunciou a Maria E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave Maria E o Verbo se fez carne. E habitou entre nós. Ave Maria Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena aos Santos Anjos do Senhor

Aprendemos desde a infância que cada cristão tem anjo da guarda como companheiro diário. Ele está sempre nos guiando para o bem, defendendo dos perigos materiais e espirituais e levando as nossas preces a Deus. Não podemos perder a oportunidade de estar em sintonia com estes seres espirituais, pois eles nos guardam e protegem. Vamos rezar uma novena aos santos anjos do Senhor. Através desta novena iremos nos conectar com Deus, contemplar a natureza dos anjos, entender seu papel na hierarquia divina, entender como podemos caminhar com eles, e garantir a presença amiga do nosso anjo da guarda. A Cada dia iremos rezar e meditar no poder dos Santos Anjos do Senhor. Reze conosco... 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Comentários