Novena dos Santos Anjos do Senhor - 9º Dia – Serafins

“Vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono (…) os Serafins estavam sobre o trono, clamavam um ao outro e diziam: ‘Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos’ (Is. 6, 1-3).


Encerramos hoje a Novena dos Santos Anjos do Senhor. Nossa última meditação é na primeira hierarquia angelical formada pelo coro dos anjos serafins. Esses Santos Anjos estão em íntimo contato com o Criador Dedicam-se a Amar, Adorar e Glorificar a DEUS numa constante e permanente frequência, em grau bem mais elevado que os outros Coros: Serafins, Querubins e Tronos.

Segundo Isaias a descrição desses Anjos é como seres humanos na sua forma, mas com seis asas, conservando-se em lugar superior ao do Senhor. Clamava um para o outro, dizendo: ‘Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos – toda a terra está cheia da Sua glória.’

O profeta se sentiu Humilhado diante da visão do Ser Perfeito. Vendo sua tristeza um serafim voou para ele com uma brasa viva, tirada do altar, e com essa brasa ardente tocou os lábios de Isaías, para o limpar do seu pecado.

Por serem mais próximos do seu Criador, esses possuem a graça de contemplar a glória de Deus sem vê-la. E sabe por que não viam a Glória de Deus? Porque quando adoram a Deus, são invadidos pelo seu Amor que é tão forte que chega a queimar, fazendo a alma do amante arder diante da presença do amado.

Isaias diz que esses seres espirituais possuem seis asas: com duas cobrem a face; com duas cobrem os pés e com duas voam. Esta visão das asas dos serafins nos ensina três dimensões da adoração: Profundidade, Intimidade e Liberdade.

O gesto de cobrir o rosto está ligado ao fato de que “ninguém pode ver a Deus e continuar vivo” (Ex 33,20). Então, ao adorarem a Deus, os serafins, que estão no alto, cobrem a face e olham para baixo. Quem está embaixo? O homem, feito do mais baixo dos elementos: o pó da terra. A beleza desta imagem é que, não vendo a Deus face a Face, os serafins contemplam Deus no reflexo dele, impresso no Homem, que é criado a sua imagem e semelhança. Foi assim que Isaías descobriu que, mesmo sendo um homem de “lábios impuros” (Is 6,5), poderia ser tocado pelo fogo que o Serafim contempla.

O gesto de cobrir os pés, está profundamente ligado à dimensão da intimidade. Ora, não é para qualquer pessoa que você mostra seus pés. Assim, até hoje no oriente, os pés sempre estarão ligados a dimensão da descrição e do sagrado (Ex 3,5).

Prova disto é que: quando Jesus, estava à casa de Lazaro em Bethania, é ungido por Maria. Ela derrama nos pés de Jesus o perfume mais caro e unge-os para a sua paixão (Jo 12,3). Logo em seguida, em um gesto de profunda humildade, o Filho de Deus lava os pés de seus discípulos (Jo 13, 1-11). Foi tão forte este gesto do mestre que Pedro refutou deixar-se lavar os pés, porque ele, enquanto hebreu, sabia que tal gesto era realizado por alguém muito íntimo (Jo 13,6). Mas era exatamente isso que o Senhor queria do seu amado discípulo: intimidade profunda e não somente uma amizade que se vive na superficialidade.

Na dimensão da adoração dos serafins nos mostra que a liberdade leva para a verdadeira adoração, porque, uma vez que reconhecemos do que somos feitos e quem somos, nossa essência se volta Àquele pelo qual somos orientados a contemplar e adorar e, assim, nosso ser é abrasado e nosso coração queima de amor pelo Senhor. Não é por acaso que o Espírito Santo desceu em forma de fogo sobre a cabeça dos apóstolos em Pentecostes, para nos lembrar de que o Amor de Deus derramado em nossos corações é fogo consumidor (Gl 4,6).

Peçamos aos serafins que estão diante de Deus, que falem de nós para o nosso criador. Olhe para o céu, feche seus olhos, e com os olhos da fé, veja os serafins com o rosto coberto, mas que, por baixo de suas asas incandescentes, contemplam Deus em você, reflexo e imagem do Deus vivo. E como os Anjos ousemos proclamar:

Oração

“Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir!” (Ap 7,8).

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido.

E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores entre os quais eu também me encontro.

E a vós Santos anjos, que eternamente cantais as glórias do Altíssimo Senhor eu vos peço;

Pelo arcanjo São Miguel, que triunfastes vencedor das potências infernais, afaste de mim as tentações carnais e espirituais, para que eu, livre das correntes das más paixões possa Adorar a Deus em todos os momentos de minha vida;

Pelo arcanjo São Rafael, que guiastes a Tobias no deserto e levaste a cura para seu Pai, que eu seja valido em todas as minhas enfermidades, corporais e espirituais, e assim possa Louvar a Deus Eternamente;

Pelo arcanjo São Gabriel, que anunciastes a Maria Santíssima a concepção do Verbo de Deus, que eu jamais vacile em minha fé no Salvador, Jesus Cristo Nosso Senhor;

Pelo ardente amor dos Serafins que brilham em torno ao trono do Altíssimo, para que o Amor de Deus abrase o meu coração e assim possa sentir novamente a Paz;

Pelo coro Angelical das virtudes, para que afastem de mim as entidades infernais e infundam em meu coração as Virtudes que vem de Deus.

E por fim, que o mesmo anjo que um dia por guarda nos foi dado consiga a vida toda livrar-nos do pecado.

Irmãos e irmãs, louvemos o Senhor em cuja presença estão multidões de anjos que o servem dia e noite, cantando a uma só voz; aclamemos com alegria, dizendo:

DEUS santo, que mandastes vossos anjos para nos protegerem em todos os caminhos, dai-nos a pureza de coração e de corpo, conduzi-nos hoje pelos vossos caminhos sem mancha de pecado e defendei-nos na luta contra Satanás e seus anjos.

Ó Deus, Salvai-nos por vosso Filho Jesus Cristo, ungi-nos no amor do Vosso Santo Espírito, concedei-nos as Graças que necessitamos para nossa cura e salvação, por vossa Filha, mãe e Esposa, a Nossa  Senhora, sempre Virgem, Maria, e sejamos pelos Vossos anjos protegidos!

Amém!

Terço aos Santos Anjos do Senhor

O terço dos Anjos e rezado com o terço mariano. As orações do Santo Terço são as mesmas, já que Nossa Senhora é a Rainha dos Anjos, e os mensageiros de Deus estiveram sempre presente nos momentos mais importantes de Nossa Senhora. Sinal da Cruz Oração antes do credo Deus UNO e TRINO, Onipotente e Eterno! Antes de recorrermos aos Vossos servos, os Santos Anjos prostramo-nos na Vossa presença e Vos adoramos: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! Deus Santo, Deus forte, Deus Imortal: que todos os Anjos e homens, que por Vós foram criados, Vos adorem, Vos amem e permaneçam ao Vosso Serviço! Amém! Credo Pai Nosso O Anjo do Senhor anunciou a Maria E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave Maria E o Verbo se fez carne. E habitou entre nós. Ave Maria Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena aos Santos Anjos do Senhor

Aprendemos desde a infância que cada cristão tem anjo da guarda como companheiro diário. Ele está sempre nos guiando para o bem, defendendo dos perigos materiais e espirituais e levando as nossas preces a Deus. Não podemos perder a oportunidade de estar em sintonia com estes seres espirituais, pois eles nos guardam e protegem. Vamos rezar uma novena aos santos anjos do Senhor. Através desta novena iremos nos conectar com Deus, contemplar a natureza dos anjos, entender seu papel na hierarquia divina, entender como podemos caminhar com eles, e garantir a presença amiga do nosso anjo da guarda. A Cada dia iremos rezar e meditar no poder dos Santos Anjos do Senhor. Reze conosco...

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Comentários