Advento - Novena das Promessas do Salvador - 4º Dia – Vinde, Príncipe da Paz.

Hoje a profecia de Isaías nos enche de Paz, além de anunciar a vinda de nosso Salvador, Aquele que reconciliaria toda a humanidade com Deus. O Salvador nasceu de uma virgem. Essa virgem sabemos desde a nossa fé que se trata da Virgem Maria, nossa querida Mãe.

De acordo com as palavras do Anjo, quem vai nascer d’Ela é o Filho de Deus. Por isso, Ela será chamada Mãe do Senhor”. O anjo usa a linguagem dos profetas do Antigo Testamento, em suas profecias messiânicas, para iniciar suas palavras com um convite à alegria, garantindo a ajuda de Deus à Virgem escolhida para a mais alta missão. Maria é o meio que Deus escolheu para vir ao mundo: o Senhor está com ela, “encontrou graça aos olhos do Altíssimo”, será Virgem e Mãe de Deus.

Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz.

Com muita Esperança, invoquemos a Santíssima Trindade, traçando sobre nós o sinal da cruz: Pelo sinal, da Santa Cruz, ...

Oração do Dia

Ó Virgem Maria, vós sois o maior instrumento da realização das promessas de nosso Deus. Adoro convosco ao Deus oculto em vosso seio materno e virginal. Neste movimento de adoração, quero englobar todas as almas que rezam conosco, num grande hino de louvor, através desse terço.

Maria, ensinai-me o silêncio interior, o silêncio divino. Mas ensinai-me também o silêncio de palavras, sem rudeza, mas suave e pacífico. Este devia ser o vosso silêncio, ó Maria. Amém.

Oração inicial para todos os dias do Advento

Senhor, eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim. Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face. Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé. Repete este milagre de, embora divino, caberes por inteiro no meu coração humano. Volta para mim, desta maneira simples de chegar e permanece comigo, ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz. Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor. Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço. Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer. Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo. Volta para mim, desta maneira simples de chegar.

De minha parte, te esperarei como terra seca, que procura orvalho; como noite escura que procura luz; como fonte imóvel que procura impulso.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.

Amém.

Rito para acender as velas

 Dirigente: Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI.

Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor.

Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida.

Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica.

Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade.

Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor.

Amém.

Pai.: Maria é a flor nascida de Jessé, glória de Jerusalém e alegria de Israel. Ela não surge por acaso, na última hora, mas é a eleita de Deus desde toda a eternidade. O Altíssimo a preparou para si; os anjos a guardaram; os profetas a prometeram. Salomão a predisse na imagem da mulher forte; Jeremias a vê na mulher que traz o homem no seio; em Isaías é a Virgem.

Mãe.: Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a Vós, filha e serva do altíssimo Rei e Pai celestial, Mãe do Santíssimo Senhor Jesus Cristo e esposa do Espírito Santo; rogai por nós, para que abramos os nossos olhos e nosso coração para recebermos a Luz de Deus.

Todos.: Ó Senhora da Luz e de todas as graças, cobre-nos com o vosso manto divino de caridade e esperança, pois, em Vós se faz resplendente a Luz daqu’Ele que nos guia para além das trevas da morte.

Vós que sois a nossa força e refúgio seguro, protege-nos e ilumina-nos por onde andarmos: sustentai-nos Senhora na hora em que vierem os sofrimentos e as perseguições por causa do amor por Vosso Filho.

Amém!

Enquanto a Mãe acende a 1ª vela o pai pronuncia a oração.

Oração para acender a primeira vela

A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

Todos.: A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Vinde Senhor, nossa justiça. Vinde, Príncipe da Paz. Amém

Deus nos fala através de sua Santa Palavra:

Promessa

Leitura do livro do profeta Isaías 9,6

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”

 

Realização da Promessa

Evangelho segundo São Lucas 1,30-33

Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".

 

Oração de gratidão pela promessa

Ó Deus de Maria, sua filha, esposa e mãe, a Senhora da Luz, dona de todas as graças, iluminai a nossa vida, assim como iluminais a Mãe de Nosso Senhor, nossa fonte de luz.

Ó Virgem Santíssima, Deus lhes deste a alegria de carregar no ventre a tua Voz e a tua Palavra, faze com que nossos corações exultem com a mesma alegria, e a nossa boca se encha com os mesmos belos hinos de louvor, e que possamos anunciar a chegada do tempo feliz da tua paz, e aconchegar o Cristo no seio dos nossos lares.

Amém!

Louvação - Salmo 88

Eis que a sua descendência durará eternamente. —

 Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

 “Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!”

 Ele, então, me invocará: “Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!” Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.

Reza-se o Terço do Advento


Estaremos rezando ao vivo, todos os dias, pelo Nosso Canal no Youtube. Esta novena rezada também estára aqui nesta página. Esperamos vocês para unirmos nossas preces. 


Comentários