Advento - Novena das Promessas do Salvador - 2º Dia – Vinde, caminhemos à luz do Senhor.

Hoje celebramos a segunda “Novena das Promessas do Salvador”. O tema de hoje é o convite de Isaias: “Vamos a casa do Senhor “. Bem sabemos que Cristo já veio, mas, o Advento não é um tempo fictício. Jesus ainda não foi anunciado nem acolhido como deveria, por todos os homens, por todos os povos, que por Ele anseiam. Também sabemos que, Aquele que veio, voltará no fim dos tempos, para completar a obra da salvação oferecida a todos os povos. Precisamos estar preparados. Abramos nosso coração e espalhemos a Boa Nova a quantos ainda não conhecem o Senhor.

Música- Vem meu Senhor

Para anunciarmos Jesus precisamos conhecê-lo e conhecendo Jesus descobriremos o rosto de Deus que vem visitar a humanidade, quem vem morar no meio do seu povo.

Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz.

Com muita Esperança, invoquemos a Santíssima Trindade, traçando sobre nós o sinal da cruz: Pelo sinal, da Santa Cruz, ...

Oração do Dia

Ó nações, escutai a palavra do Senhor; levai a boa-nova até os confins da terra! Não tenhais medo: eis que chega o nosso salvador (Jr 31,10; Is 35,4).

Oremos: Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos à vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

Oração inicial para todos os dias do Advento

Senhor, eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim. Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face. Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé. Repete este milagre de, embora divino, caberes por inteiro no meu coração humano. Volta para mim, desta maneira simples de chegar e permanece comigo, ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz. Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor. Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço. Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer. Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo. Volta para mim, desta maneira simples de chegar.

De minha parte, te esperarei como terra seca, que procura orvalho; como noite escura que procura luz; como fonte imóvel que procura impulso.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.

Amém.

Rito para acender as velas

 

Dirigente: Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI.

Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor.

Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida.

Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica.

Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade.

Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor.

Amém.

Pai.: A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilharão para a humanidade. A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

Mãe.: Senhor nosso Deus, dai-nos Esperança no tempo da espera. dai-nos Coragem nas dificuldades; dai-nos Serenidade no meio do medo; dai-nos Paz, no mundo envolto em tantas guerras; dai-nos Luz no coração da noite; vem e acende em nós a esperança, a coragem, a serenidade, a paz e a luz com a tua graça. Amém.

Todos: Vinde, caminhemos à luz do Senhor. Amém

Enquanto a Mãe acende a 1ª vela o pai pronuncia a oração.

Oração para acender a primeira vela

A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

Todos.: A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Vinde Senhor, nossa justiça. Vinde, caminhemos à luz do Senhor. Amém

 

Deus nos fala através de sua Santa Palavra:

Promessa

Leitura do livro do profeta Isaías 2,3-5

"Vinde, dirão todos, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas". Porque de Sião deve sair a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele será o juiz das nações, o governador de muitos povos. De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra. Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor. (Miquéias tem praticamente o mesmo texto. Mq 4.1-3)

Convite para sermos merecedores da Promessa

Evangelho segundo são João 12,35-36

Jesus Respondeu: “A luz ainda estará no meio de vocês por um pouco de tempo. Procurem caminhar enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não alcancem vocês. Quem caminha nas trevas não sabe para onde está indo.

Enquanto vocês têm a luz, acreditem na luz, para que vocês se tornem filhos da luz.”

Oração de gratidão pela promessa

Vem, Senhor Jesus! Precisamos de Ti, da realização das tuas promessas.

Precisamos da tua palavra, que nos ensine a pôr de lado a prepotência, as incompreensões, as divisões e a violência e a percorrer os caminhos da paz.

Vem, Senhor Jesus! Ilumina os nossos passos com a luz do teu rosto, e fortalece os nossos corações para enfrentarmos com dignidade as dificuldades da vida.

Vem, Senhor Jesus! Vem às nossas vidas, para nos iluminar, nos curar, nos dar a paz.

Vem, Senhor Jesus! Vem, Senhor Jesus! Amém.

Louvação - Salmo 121/122

Que alegria quando me disseram:

“Vamos à casa do Senhor!”

 

Que alegria quando ouvi que me disseram:

“Vamos à casa do Senhor!”

E agora nossos pés já se detêm,

Jerusalém, em tuas portas.

 

Para lá sobem as tribos de Israel,

as tribos do Senhor.

Para louvar, segundo a lei de Israel,

o nome do Senhor.

A sede da justiça lá está

e o trono de Davi.

 

Rogai que viva em paz Jerusalém,

e em segurança os que te amam!

Que a paz habite dentro de teus muros,

tranquilidade em teus palácios!

 

Por amor a meus irmãos e meus amigos,

peço: “A paz esteja em ti!”

Pelo amor que tenho à casa do Senhor,

eu te desejo todo bem!

Reza-se o Terço do Advento



Estaremos rezando ao vivo, todos os dias, pelo Nosso Canal no Youtube. Esta novena rezada também estára aqui nesta página. Esperamos vocês para unirmos nossas preces. 

Comentários