Advento - Novena das Promessas do Salvador - 1º Dia - Vinde Senhor, nossa justiça.

Música- Vem meu Senhor

Iniciemos nossa caminhada de preparação para o Natal do senhor com a  “Novena das Promessas do Salvador”. Nesta novena iremos refletir no Amor que Deus tem para com o seu povo, apesar de seus inúmeros pecados. Não importa a Época, Deus está sempre pronto a nos perdoar. O que Ele nos pede é muito pouco diante do tudo que Ele nos dá. Nesta novena iremos meditar em 9 promessas que Deus fez ao seu povo e celebrar a realização dessas promessas. Na Primeira novena contemplemos o Senhor como nossa Justiça.

Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz.

Iniciemos a nossa celebração do advento em uma penumbra, iluminada apenas pelas luzes do pisca da árvore de Natal. Acenda uma velinha comum, representando a nossa humanidade pecadora, que se afastou de Deus com a desobediência, e vive angustiado, em busca de perdão. Viemos de Deus e somos de Deus, para Ele queremos ir.

Com muita Esperança, invoquemos a Santíssima Trindade, traçando sobre nós o sinal da cruz: Pelo sinal, da Santa Cruz, ...

Oração do Dia

A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).

Oremos: Ó Deus todo-poderoso, concedei a todos os vossos filhos que incessantemente Te buscam, o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

Oração inicial para todos os dias do Advento

Senhor, eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim. Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face. Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé. Repete este milagre de, embora divino, caberes por inteiro no meu coração humano. Volta para mim, desta maneira simples de chegar e permanece comigo, ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz. Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor. Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço. Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer. Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo. Volta para mim, desta maneira simples de chegar.

De minha parte, te esperarei como terra seca, que procura orvalho; como noite escura que procura luz; como fonte imóvel que procura impulso.

Volta para mim, desta maneira simples de chegar. E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.

Amém.

Rito para acender as velas

 Dirigente: Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI.

Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor.

Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida.

Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica.

Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade.

Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor.

Amém.

Pai.: A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilharão para a humanidade. Lembra ainda as promessas que o Senhor nosso Deus fez para a salvação da humanidade. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Mãe.: Senhor nosso Deus, dai-nos Esperança no tempo da espera. dai-nos Coragem nas dificuldades; dai-nos Serenidade no meio do medo; dai-nos Paz, no mundo envolto em tantas guerras; dai-nos Luz no coração da noite; vem e acende em nós a esperança, a coragem, a serenidade, a paz e a luz com a tua graça. Amém.

Todos: Vinde Senhor, nossa justiça.

Enquanto a Mãe acende a 1ª vela o pai pronuncia a oração.

Oração para acender a primeira vela

A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

Todos.: A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Vinde Senhor, nossa justiça. Amém 

Deus nos fala através de sua Santa Palavra:

Promessa

Leitura do livro do profeta Jeremias 33:3

Chame por mim que eu lhe responderei, anunciando coisas grandiosas e sublimes, que você não conhece.

Essa promessa que Deus fez ao seu povo está escrita em: Is 11, 1; Is   53, 2; Jr 23, 5; Jr 33, 15; Ez 16, 7; Ez 17, 22; Dn 11,  7; Rm 15, 12.

Leitura do livro do profeta Jeremias 23:5,6

“Pois está chegando o dia”, diz o Senhor, “em que levantarei um Renovo, um descendente justo, da linhagem do rei Davi. Ele reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo em toda a terra.

E este será seu nome: ‘O Senhor é nossa justiça’. Nesse dia, Judá será salvo, e Israel viverá em segurança.

Realização da Promessa

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 3:21-26

Agora, porém, conforme prometido na lei de Moisés e nos profetas, Deus nos mostrou como somos declarados justos diante, por meio da fé em Jesus Cristo, e isso se aplica a todos que creem, sem nenhuma distinção.

Deus apresentou Jesus como sacrifício pelo pecado, pois planejava revelar sua justiça no tempo presente. Com isso, Deus se mostrou justo, condenando o pecado, e justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus.

Oração de gratidão pela promessa

Ó Deus fiel, bendito és Tu pelo olhar que podemos ter sobre a obra que realizaste ao longo dos séculos, sobre as promessas dos profetas e sobre a sua realização pelo descendente de David, o teu Filho Jesus.

Nós Te confiamos os povos, os países vítimas da insegurança, mas também vítimas da calamidade pandêmica que se alastrou pela Terra, dentre eles o nosso bairro, o nosso trabalho, os nossos amigos, a nossa família e todos que vivem em Vosso santo temor. Amém.

Louvação - Salmo 25/24

Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

 

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos

e fazei-me conhecer a vossa estrada!

Vossa verdade me oriente e me conduza,

porque sois o Deus da minha salvação!

 

O Senhor é piedade e retidão

e reconduz ao bom caminho os pecadores.

Ele dirige os humildes na justiça,

e aos pobres ele ensina o seu caminho.

 

Verdade e amor são os caminhos do Senhor

para quem guarda sua aliança e seus preceitos.

O Senhor se torna íntimo aos que o temem

e lhes dá a conhecer sua aliança.

Download da Novena das Promessas do Salvador - 1º Dia - Vinde Senhor, nossajustiça. em PDF

Reza-se o Terço do Advento



Estaremos rezando ao vivo, todos os dias, pelo Nosso Canal no Youtube. Esta novena rezada também estára aqui nesta página. Esperamos vocês para unirmos nossas preces. 


Comentários