Pai, Filho e Espírito Santo; três pessoas certamente, mas uma só essência, substância ou natureza absolutamente simples. O Pai não vem de ninguém, O Filho apenas do Pai, e o Espírito Santo de Um e de Outro, sem começo, sempre, e sem fim.
O Filho, a segunda pessoa da Trindade, é o Filho Eterno de Deus, com todas as perfeições divinas.
No Entanto, Jesus Cristo é possuidor de duas naturezas e duas vontades, unidas; mas imiscíveis, uma divina e outra humana.
Humana porque sendo Deus, se encarnou
no seio virginal e maternal de Maria Santíssima, por obra do Espírito Santo. Uma
grandeza infinita, “revestida” da mais radical pureza.
Divina, porque sendo eterno como o
Pai e consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância) a Ele, não foi
criado pelo e sim, gerado na eternidade da substância do Pai.
Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo
as definições do Concílio de Nicéia – em resposta à heresia de Ário – é definido
como “Deus de Deus”,” Luz da Luz”,” Deus verdadeiro do Deus verdadeiro”. Ele é
o Verbo, incriado, através do qual tudo foi feito. O Cristo é o Único Filho de
um único Deus que de uma única vez redime toda a humanidade.
Segundo Santo Tomás de Aquino, o Filho
tem três nomes próprios revelados nas Escrituras:
Jesus é Filho, Verbo e Imagem de
Deus.
O Evangelho de João usa dois nomes
em uma única frase:
“O Verbo se fez carne e habitou
entre nós, cheio de graça e verdade. Vimos sua glória, glória como do Filho
unigênito do Pai.” (Jo 1:14)
E São Paulo ensina aos Colossenses:
“Ele é a imagem do Deus invisível”.
(Cl 1:15)
Como entender isso? Com base na visão
de Santo Agostinho, Tomás de Aquino pensa que o nome mais fundamental aqui é
“Verbo” e, a partir daí, somos capazes de entender os nomes de Filho e Imagem. Difícil,
não? Como podemos imaginar, formular mentalmente uma imagem perfeita de nós
mesmo? É muito difícil pois somos
imperfeitos e imprevisíveis. No entanto, Deus concebe uma imagem de si mesmo
que é uma única palavra divina que se expressa com perfeição absoluta, e este é
o Filho, a imagem do Deus invisível (Jo 1:14).
São Pedro, em Jerusalém, declara
que não existe salvação para quem não conhece Jesus. (At 4:12). E explica-nos
que essa salvação eterna foi conquistada “não por merecimento nosso… mas pelo
precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imolado” (1Pe 1:18. 2:24).
A salvação que Cristo nos oferece é
a maior prova de amor que já existiu. (Rom 5,8). “Ninguém tem amor maior do que
aquele que dá sua vida pelos amigos” (Jo 15 13)
“Se confessares bem alto com tua
boca que Jesus é o Senhor, e se creres em teu coração que Deus o ressuscitou
entre os mortos, serás salvo. Porque é crendo com o coração que se obtém a
justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação” (Rom 10,9-10).
Ao se despedir dos discípulos,
antes da sua Ascensão ao céu, Jesus colocou as condições para a salvação: “Quem
crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado” (Mc 16,16).
Jesus é Nosso Senhor
Existem no Novo Testamento mais de
300 citações referentes a Jesus como Senhor e não há como refutar. “Para nós,
contudo, há um único Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem vivemos; em
um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem tudo o que há veio a
existir, e por meio de quem também vivemos”. (1Cor 8:6) Foi o Próprio Cristo
que afirmou: “Vocês me chamam de “Mestre” e de “Senhor” e têm razão, pois eu
sou mesmo”. (Jo 13:13)
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Prece ao Coração de Jesus
Jesus, Divino Mestre, eu louvo e agradeço vosso Coração porque entregastes vossa vida por mim. Vosso sangue, vossas chagas, os flagelos, os espinhos, a cruz e a cabeça inclinada me dizem ao coração: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seu amigo".Ó Menino Jesus, a Vós recorro e vos suplico pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, assisti-me nesta necessidade (pede-se a graça), porque creio firmemente que Vossa Divindade pode me socorrer. Espero com toda confiança obter Vossa santa graça. Amo-vos de todo meu coração e com todas as forças de Minh ‘alma.
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