Por que chamamos Maria de Nossa Senhora

Gif Animado - Assunção de Nossa Senhora - Montagem - Osorio Soares

No final do texto links para orações a todas as Nossas Senhoras

Todos nós sabemos que “Jesus é o Senhor”, como disse São Paulo (Fl 2,11); é o Rei dos Reis. Nesse contexto, Maria, a Mãe de Jesus e é Rainha por consequência.

Se Jesus Cristo é o Rei e por isso nosso Senhor, sua Mãe Maria é Nossa Senhora.

A Ladainha Lauretana chama a Virgem Maria de Rainha dos Anjos, Rainha dos Santos, Rainha dos Apóstolos, Rainha dos Mártires, Rainha dos Confessores, Rainha das Virgens, Rainha dos Profetas. Ora, toda Rainha é Senhora em seu reino.

No Sermão 47 São Bernardo, doutor da Igreja diz: “Ave Maria, cheia de graça, porque é agradável a Deus, aos anjos e aos homens. Aos homens, por causa de sua fecundidade; aos anjos, por sua virgindade; a Deus por sua humildade. Ela mesma atesta que Deus olhou para ela porque viu sua humildade”.

Maria é a Virgem “cheia do Espírito Santo”, como a saudou sua prima Santa Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1,42). Ela é “a filha predileta de Deus”, diz o Concílio Vaticano II (LG n. 53), “aquela que, na Santa Igreja, ocupa o lugar mais alto depois de Cristo e o mais perto de nós” (Lumen Gentium, n. 54).

Tem como não a chamar de Senhora? Esse segredo é um mistério infinito: Poderá a palavra mortal, passageira e efêmera exaltar aquela que deu à luz a luz, a Palavra que fica? Como direi que a criatura deu à luz a criatura?

Santo Afonso de Ligório, doutor da Igreja afirmou: “A graça que adornou a Santíssima Virgem sobrepujou não só a de cada um em particular, mas a de todos os santos reunidos”. Por isso o Anjo a chamou de “Cheia de Graça”.  (Lc 1,18).

O Livro dos Provérbios diz: “A Sabedoria construiu para si uma Casa, nela esculpiu sete colunas” (Pr. 9,1). S. Bernardo, comentando este texto no “Sermão de Assumptione B. Mariae”, aplicou-o à Virgem Maria: Casa Virginal, sustentada por sete colunas, porque enriquecida com os sete dons do Espírito Santo: o dom da sabedoria, o da inteligência, o do conselho, o da fortaleza, o da ciência, o da piedade e o do temor de Deus” (MM, p. 69).

Se ela é aquela criatura única “cheia de graça” e da presença do Senhor – “o Senhor é contigo” -, então Maria está repleta de todos os dons e graças de Deus.

Maria, esposa do Espírito Santo e Mãe de Jesus é assim Nossa Senhora.

Orações a todas as Nossas Senhoras


Imaculado Coração de Maria

A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma devoção reparadora. Significa que o Coração Imaculado da Mãe é ofendido, ferido, sofre e precisa de reparação. Esta reparação nós, seus filhos, podemos fazer, seguindo a devoção e aliviando o sofrimento de nossa Mãe Amorosa.
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossa Senhora Auxiliadora

A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora remonta à vitória da armada cristã na Batalha de Lepanto, em 1571, comandada por Dom João da Áustria que, invocando o auxílio da Virgem, afastou o perigo maometano da Europa. Em agradecimento, o Papa Pio V, incluiu na Ladainha de Nossa Senhora o epíteto de Auxiliadora dos Cristãos.
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossa Senhora da Agonia

 O culto à Senhora da Agonia remonta ao século XVIII. Está associado à devoção das pessoas ligadas à pesca, que agradeciam ou celebravam as graças recebidas em momentos difíceis durante as tempestades ou os naufrágios.
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»



Nossa Senhora da Esperança

A devoção à N. Sra. da Esperança foi trazida para o Brasil pelos primeiros colonizadores portugueses que aqui chegaram, porque seu culto havia se afervorado no ciclo dos descobrimentos pela intensa fé dos navegadores que, sob a sua proteção, se aventuravam “por mares nunca d’antes navegados”.

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossa Senhora da Natividade

A Natividade de Nossa Senhora ou Natividade da Virgem Maria é uma festa litúrgica das Igrejas Católica e Anglicana, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro.

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossa Senhora da Saúde

A origem da devoção a Nossa Senhora da Saúde tem registro na Idade Média, durante o tempo da peste negra na Europa. Segundo a tradição, em 1599, caiu uma epidemia de peste sobre a população de Sacavém (Portugal) com tamanho impacto,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossa Senhora das Dores

A devoção à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem dos Servitas). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria:
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossa Senhora das Graças

A devoção a Nossa Senhora das Graças nasceu junto com a devoção à Medalha Milagrosa. As duas, na verdade, são uma mesma devoção, que começou com as aparições da própria Virgem Maria a santa Catarina Labouré, que começava a vida religiosa na Congregação das Filhas da Caridade,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossa Senhora de Fátima

A Devoção a Nossa Senhora de Fátima começou em Portugal, e se espalhou pelo mundo todo. Daí em diante todo o dia 13 de maio é dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Em 1917, o ano da Revolução Soviética, Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta Marto,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A devoção a Nossa Desatadora dos Nós tem sua origem na Alemanha, no início do século XVIII. Segundo fontes históricas, o quadro, no qual a Virgem Maria é representada desatando os nós de uma fita ladeada por vários Arcanjos,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha. Pedimos porem que não esqueçam de citar a fonte.

Comentários