Novena a Santa Teresa de Jesus - 5º Dia

5º Dia – Pobreza


Oração inicial para todos os dias

Oh! dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido, e vos suplico de todo Coração me perdoeis minhas culpas e pecados; vos suplico também peçais a vossa queridíssima Mãe, Maria Santíssima, me conceda a graça para fazer a esta novena em honra de vossa seráfica e predileta filha Santa Teresa. 
Amém.

5º Dia – Pobreza

O Senhor já lhe dera o desejo de pobreza, desejo de, mesmo no seu estado, pedir esmola por amor a Deus, de não ter casa ou qualquer outra coisa. Mas pensava que talvez as monjas não tivessem esse mesmo desejo. Muita coisa ouvia sobre esse assunto e inquietava o seu coração. Um dia estando em oração, ao olhar Cristo na cruz tão pobre e desnudo, não suportou a ideia da riqueza. Suplicava-Lhe em lágrimas que fizesse as coisas de maneira que viesse a ser tão pobre quanto Ele. Insatisfeita com o voto de pobreza que se seguia no mosteiro, questionou algumas pessoas sobre qual seria a melhor forma para vivê-lo, mas não recebeu o apoio que desejava. Entregou o caso à Sua Majestade que lhe pediu para não deixar de estabelecer o mosteiro na pobreza, pois esta era vontade de Seu Pai e Sua, e que lhe ajudaria.

Muitas monjas temiam passar fome, por isso, ensinava que viver a pobreza é ter a certeza que nada vai lhes faltar, que o sustento vem do Senhor, e que Ele dará o próprio alimento. Assim, que não se preocupassem com a renda e com o alimento, mas deixassem isso com o Senhor dos ricos e da riqueza. Estava certa que a promessa de Deus, feita um dia a ela, não deixaria de ser cumprida. Conceituava que a pobreza é um bem que traz em si todos os bens do mundo; uma grande soberania. Dizia que quem deseja honra tem interesse por rendas ou dinheiro; mas quem é pobre, mesmo que mereça honra para si, é pouco considerado. Suas casas eram pobres em tudo e pequenas, assemelhando-se em algo no Rei que teve por casa apenas o presépio de Belém onde nasceu, e a cruz onde morreu.

Considerava que além de se viver a pobreza material deveria se viver a pobreza espiritual. Nas horas de tribulação, de intranquilidade, nas perseguições, nos sofrimentos e nos tempos de aridez encontrava em Cristo o bom amigo, porque O via como Homem, permanecendo em sua companhia. Para ela o Senhor se viu privado de todo consolo, restando-lhe apenas os sofrimentos; não desejava, então deixá-Lo só, fazendo-O sofrer mais. A verdadeira pobreza de espírito consiste em não buscar consolo nem prazer na oração, mas consolações nos sofrimentos, por amor Àquele que sempre viveu em meio a eles, e em ter paz nos sofrimentos e securas. Mesmo que sinta alguma coisa, a alma não deve se inquietar ou perturbar, como fazem certas pessoas que consideram tudo perdido se não tiverem sempre trabalhando com o intelecto e sentindo fervor.

“A pobreza é a estrela real

Que o Imperador celestial

Trilhou com todo o desvelo,

Monjas do Carmelo.”

Reflexão

1. Ao ver Cristo na cruz, pobre e desnudo, não suportou a ideia da riqueza, por isso, suplicou-Lhe que a ajudasse a viver a mesma pobreza de Cristo no Carmelo. Vivo a pobreza, o desprendimento dos bens materiais, confiando na providência divina?

2. A verdadeira pobreza espiritual, segundo Santa Teresa, consiste em encontrar em Deus a consolação nos sofrimentos, e em ter paz nos momentos de dores e securas. Nos momentos de sofrimentos, solidão, aridez, tribulações, busco o consolo em Deus encontrando em Cristo o verdadeiro e bom amigo?

Meditação


Oração

Oh! minha amada Santa Teresa de Jesus; eu vos escolho como ajuda piedosa, Mãe de minha fraqueza, de minhas atenções e necessidades; eu me entrego em vossos braços, cheio de arrependimento de todos os meus pecados, para que me cubrais com vosso hábito seráfico como a um filho vosso, para que me consoleis com vossa graça pedindo a vosso Esposo, Jesus Cristo, e a sua puríssima Mãe por este mortal que deseja de todo Coração participar da glória reservada as almas justas.

Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
Santa Teresa d’Ávila, rogai por nós.

Novena a Santa Teresa de Jesus - 1º Dia

Hoje começa a novena a Santa Teresa de Jesus No próximo dia 15 de outubro, a Igreja celebra Santa Teresa de Jesus, Doutora da Igreja, fundadora das Carmelitas Descalças e padroeira dos escritores espanhóis católicos. 
Oh! dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido, e vos suplico de todo Coração me perdoeis minhas culpas e pecados; vos suplico também peçais a vossa queridíssima Mãe, Maria Santíssima, me conceda a graça para fazer a esta novena em honra de vossa seráfica e predileta filha Santa Teresa. Amém.
Oração inicial para todos os dias Oh! dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido,...
2º Dia – A dor como caminho para encontro com Deus
Uma monja começou a falar a Santa Teresa como decidira ser monja e a recompensa dada pelo Senhor a quem tudo deixa por Ele. Encantava-se com sua conversa santa, porém, tinha aversão à ideia de ser uma monja. Seu coração estava tão duro que nem mesmo a leitura da Paixão lhe arrancava uma única

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena a Santa Teresa de Jesus - 3º Dia

3º Dia – Batalha entre Deus e o mundo É importante para as almas entenderem que quando se inicia uma vida de oração é preciso se desapegar de toda espécie de prazer, e entrar num caminho voltado somente para ajudar Cristo a carregar a Sua cruz, apenas como um bom cavaleiro, sem pagamento algum, apenas pelo prazer de servir o seu Rei. É fundamental seguir com determinação e sem querer consolações; o caminho é a cruz: “toma a tua cruz e segue-me”. Santa Teresa travou uma grande batalha entre lidar com

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena a Santa Teresa de Jesus - 4º Dia

4º Dia – Cruz, sinal do amor a Deus Em suas orações o Senhor lhe concedia a graça de vê-Lo, de ouvir a Sua voz. Aparecia-lhe de várias formas, dependendo do modo que se encontrava. Quando passava por tribulações, para revigorá-la, mostrava-Se com as chagas, na Cruz ou no Horto. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»



Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha

Comentários