Novena dos Santos Anjos do Senhor - 1º Dia – Os anjos da Guarda.

De acordo com os ensinamentos da Igreja Católica, são nove (9) os Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídos em três Hierarquias.

Encontramos esses ensinamentos nas Cartas de São Paulo Apóstolo aos Efésios e aos Colossenses que mencionam 5 Ordens, mais duas Ordens enumeradas no Antigo Testamento (Querubins e Serafim), e finalmente outras duas Ordens muito citadas no Novo Testamento (Arcanjos e Anjos).

Os anjos vivem em perfeita harmonia no serviço do Senhor e só se distingue pelo grau de santidade e beatitude, pela missão e pela espécie, sendo que, os de grau mais elevado dominam sobre os inferiores, e juntos, dominam sobre a criação. Portanto, há diferenças entre as Três Hierarquias e vamos descobrir esta hierarquia rezando e meditando nos nove coros dos Anjos do Senhor.

Vamos começar por aquele que está sempre ao nosso lado, o Santo Anjo da Guarda. Esse é o nono coro dos Anjos.

Assim como quando fomos gerados Deus soprou sobre nós o hálito da vida, a nossa alma, também encarregou um anjo de estar sempre ao nosso lado. Ele é conhecido como o Anjo da Guarda. Você nunca o verá, a não ser que Deus permita, porem todas as suas inspirações pelas práticas das boas intenções e das boas obras vem do seu Anjo. É ele que ilumina o seu espírito na busca da verdade; sugestiona a sua mente para afastar-se da doutrina errônea; insinua sugestões a problemas de difícil solução; lhe conduz a cultivar santos ideais, com o objetivo maior de dilatar cada vez mais o reino de DEUS; estimula a prática da fidelidade, da justiça e do amor fraterno, zelando e orientando você para o caminho da salvação eterna.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Leitura do Livro do Êxodo.

“Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários”. (Ex 23,20-22)

SALMO 90 (91)

Rezemos este salmo pedindo que o Senhor nosso Deus envie seu Anjo para proteger-nos contra adversidades, guarda o nosso lar, abençoar os nosso bens, nos proteger contra assaltos, acidentes, feitiçaria e contra os espíritos imundos, ignorantes e primitivos.

1. Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente,

2. dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio.

3. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa.

4. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção.

5. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia,

6. nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia.

7. Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido.

8. Porém verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores,

9. porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo.

10. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda,

11. porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.

12. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.

13. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão.

14. Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome.

15. Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória.

16. Será favorecido de longos dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação.

Súplicas ao Anjo da Guarda

Senhor Deus, criador do céu e da terra, poderoso é o vosso nome, grande é a vossa misericórdia. Louvores Vos sejam dados a todo momento por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

Senhor, que por vossa imensa bondade e infinita misericórdia, confiaste cada alma humana a um dos anjos de vossa corte celeste, graças vos dou por essa imensurável misericórdia. Assim confiante em vós e em meu santo anjo da guarda, a ele me dirijo, suplicando-lhe velar por mim, nesta passagem de minha alma, pelo exílio da Terra.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, modelo de pureza e de amor a Deus, sede atento ao pedido que vos faço. O Senhor nosso Deus, nosso criador, o Soberano Senhor a quem servis com inflamado amor, confiou à vossa guarda e vigilância a minha alma e meu corpo; a minha alma, a fim de não cometer ofensas a Deus, o meu corpo, a fim de que seja sadio, capaz de desempenhar as tarefas que a sabedoria divina me destinou, para cumprir minha missão na terra.

Meu santo anjo da guarda, velai por mim, abri-me os olhos, dai-me prudência em meus caminhos pela existência. Livrai-me dos males físicos e morais, das doenças e dos vícios, das más companhias, dos perigos, e nos momentos de aflição, nas ocasiões perigosas, sede meu guia, meu protetor e minha guarda, contra tudo quanto me cause danos, físico ou espiritual.

Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis, dos espíritos tentadores.

Meu santo anjo da guarda, guardai-me, protegei-me, guiai-me e iluminai-me. Se assim o fizeres, prometo sempre lembrar-me de vós, diariamente. Amém

Terço aos Santos Anjos do Senhor

O terço dos Anjos e rezado com o terço mariano. As orações do Santo Terço são as mesmas, já que Nossa Senhora é a Rainha dos Anjos, e os mensageiros de Deus estiveram sempre presente nos momentos mais importantes de Nossa Senhora. Sinal da Cruz Oração antes do credo Deus UNO e TRINO, Onipotente e Eterno! Antes de recorrermos aos Vossos servos, os Santos Anjos prostramo-nos na Vossa presença e Vos adoramos: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! Deus Santo, Deus forte, Deus Imortal: que todos os Anjos e homens, que por Vós foram criados, Vos adorem, Vos amem e permaneçam ao Vosso Serviço! Amém! Credo Pai Nosso O Anjo do Senhor anunciou a Maria E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Ave Maria E o Verbo se fez carne. E habitou entre nós. Ave Maria Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Comentários