Novena a Santa Teresa de Jesus - 6º Dia

6º Dia – O amor a Deus e aos irmãos


Oração inicial para todos os dias

Oh! dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido, e vos suplico de todo Coração me perdoeis minhas culpas e pecados; vos suplico também peçais a vossa queridíssima Mãe, Maria Santíssima, me conceda a graça para fazer a esta novena em honra de vossa seráfica e predileta filha Santa Teresa. 
Amém.

6º Dia – O amor a Deus e aos irmãos

É extremamente importante o amor entre os irmãos, pois assim não haverá problema que não seja resolvido com facilidade. Se este mandamento fosse respeitado pelos homens muito favorecia a guarda do outro. Contudo, por excesso ou por falta, nunca se chega a guardá-lo com perfeição.

Santa Teresa trata o amor de duas maneiras: a primeira é espiritual e nada tem a ver com os sentidos, nem com a ternura da nossa natureza a ponto de ser privada de sua pureza; a segunda, também é espiritual, mas sendo acompanhada da nossa sensibilidade e da nossa fraqueza. Quem se deixa instruir pelo Senhor na oração ou a quem Ele deseja instruir, essa pessoa ama de modo distinto, diferente daquele que não chegou a esse ponto. Dizia às suas filhas: não se contente em amar pelo corpo e por seus atrativos exteriores. Ame pelo fato de amar, sem se importar se serão amadas. Podendo ocorrer, a princípio, que se inclinem a gostarem de ser amadas, mas depois vão perceber que isso é um disparate, caso isso não traga proveito algum à alma, seja na doutrina ou na oração. O amor verdadeiro para Santa Teresa é com mais paixão e mais proveitoso, pois as almas sempre cuidam mais em dar do que de receber, agindo assim mesmo diante do Criador. Quando amam alguém, as almas perfeitas têm desejo de que ele seja digno do amor de Deus, porque só assim podem continuar a amá-Lo.

“Quanto mais se pratica o amor ao próximo, tanto mais se estará praticando amor a Deus. Isso porque é tão grande o amor que o Senhor nos tem que, para recompensar aquele que demonstramos pelo próximo, faz crescer por mil maneiras o amor que temos a Ele”.

“O amor que é mundano

Se apega a esta vida;

Mas o amor divino

À outra nos convida.

Sem ti, Deus eterno,

Quem pode viver?”

Reflexão

1. É extremamente importante amar uns aos outros, pois assim não haverá problema que não seja resolvido com facilidade, diz Santa Teresa. O amor que sinto pelos meus irmãos me leva a derrubar as barreiras da indiferença, do orgulho e do egoísmo?

2. Quanto mais se pratica o amor ao próximo, tanto mais se estará praticando o amor a Deus. Amar o outro sem nada desejar em troca. Como vivo esta realidade na minha vida fraterna e na missão?

Meditação


Oração

Santa Teresa de Jesus; aqui me tens submisso e arrependido de todos os meus pecados, pedindo-vos a proteção de Jesus e de sua divina Mãe, Maria Santíssima, para que por sua intercessão me concedais três coisas: a primeira, que tenhais misericórdia de mim por meus muitos pecados cometidos; segunda, graça para servir-vos cumprindo os Mandamentos de Deus e não cair em pecado mortal, e a terceira, que me socorrais no trance crítico da morte para morrer em vossa santa graça, que rogueis por mim vos peço a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Santíssima Virgem Maria. 
Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
Santa Teresa d’Ávila, rogai por nós.

Novena a Santa Teresa de Jesus - 1º Dia

Hoje começa a novena a Santa Teresa de Jesus No próximo dia 15 de outubro, a Igreja celebra Santa Teresa de Jesus, Doutora da Igreja, fundadora das Carmelitas Descalças e padroeira dos escritores espanhóis católicos. 
Oh! dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido, e vos suplico de todo Coração me perdoeis minhas culpas e pecados; vos suplico também peçais a vossa queridíssima Mãe, Maria Santíssima, me conceda a graça para fazer a esta novena em honra de vossa seráfica e predileta filha Santa Teresa. Amém.
Oração inicial para todos os dias Oh! dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido,...
2º Dia – A dor como caminho para encontro com Deus
Uma monja começou a falar a Santa Teresa como decidira ser monja e a recompensa dada pelo Senhor a quem tudo deixa por Ele. Encantava-se com sua conversa santa, porém, tinha aversão à ideia de ser uma monja. Seu coração estava tão duro que nem mesmo a leitura da Paixão lhe arrancava uma única

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena a Santa Teresa de Jesus - 3º Dia

3º Dia – Batalha entre Deus e o mundo É importante para as almas entenderem que quando se inicia uma vida de oração é preciso se desapegar de toda espécie de prazer, e entrar num caminho voltado somente para ajudar Cristo a carregar a Sua cruz, apenas como um bom cavaleiro, sem pagamento algum, apenas pelo prazer de servir o seu Rei. É fundamental seguir com determinação e sem querer consolações; o caminho é a cruz: “toma a tua cruz e segue-me”. Santa Teresa travou uma grande batalha entre lidar com

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena a Santa Teresa de Jesus - 4º Dia

4º Dia – Cruz, sinal do amor a Deus Em suas orações o Senhor lhe concedia a graça de vê-Lo, de ouvir a Sua voz. Aparecia-lhe de várias formas, dependendo do modo que se encontrava. Quando passava por tribulações, para revigorá-la, mostrava-Se com as chagas, na Cruz ou no Horto. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena a Santa Teresa de Jesus - 5º Dia

5º Dia – Pobreza O Senhor já lhe dera o desejo de pobreza, desejo de, mesmo no seu estado, pedir esmola por amor a Deus, de não ter casa ou qualquer outra coisa. Mas pensava que talvez as monjas não tivessem esse mesmo desejo. Muita coisa ouvia sobre esse assunto e inquietava o seu coração. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha

Comentários