Novena a Santa Teresa de Jesus - 2º Dia


Oração inicial para todos os dias


Oh! dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido, e vos suplico de todo Coração me perdoeis minhas culpas e pecados; vos suplico também peçais a vossa queridíssima Mãe, Maria Santíssima, me conceda a graça para fazer a esta novena em honra de vossa seráfica e predileta filha Santa Teresa. 
Amém.

2º Dia – A dor como caminho para encontro com Deus


Uma monja começou a falar a Santa Teresa como decidira ser monja e a recompensa dada pelo Senhor a quem tudo deixa por Ele. Encantava-se com sua conversa santa, porém, tinha aversão à idéia de ser uma monja. Seu coração estava tão duro que nem mesmo a leitura da Paixão lhe arrancava uma única lágrima. Em oração, pediu ao Senhor que lhe indicasse o melhor caminho para servi-Lo. Queria se dedicar a Deus, mas não estava convencida a fazê-lo, pois ainda se entregava mais ao que agradava à sua carne e à vaidade.
O Senhor lhe deu uma grave doença que a fez retornar à casa paterna. Curada foi visitar uma irmã. No caminho, ficou por alguns dias na casa de um tio. Tempo suficiente para que as palavras de Deus que ouvia e lia, e a sua companhia fizessem-na compreender as verdades da inutilidade das coisas do mundo, a vaidade exagerada e a rapidez de como tudo passa. Decidiu abraçar a vocação, mesmo com medo de não suportar as renúncias e exigências da vida religiosa.
Havia grande contentamento em ser monja, era querida por todos e dedicada em tudo que fazia. Ocupava-se sempre das coisas que dava prazer. No Carmelo, uma monja sofria de uma grave e dolorosa enfermidade, mas suportava tudo com paciência. Vendo-a assim, Santa Teresa pediu a Deus que lhe concedesse a mesma paciência. O Senhor atendeu o seu pedido. Sua enfermidade durou três anos. Foram meses de muita dor, sofrimento e de luta pela vida. Mas a dor maior estava em se ver tão pecadora e pequena diante da grandeza do amor de Deus. Levada para a casa de seu pai teve um paroxismo tão forte que ficou sem sentido por quatro dias. Sua morte era esperada, tanto que se prepararam para o funeral, mas Sua Majestade a fez recuperar o sentido; então, imediatamente buscou a confissão e a comunhão. Naquela hora recebeu a graça de jamais deixar de confessar qualquer coisa que considerasse pecado, mesmo que fosse venial.
Pediu que a levassem de volta ao mosteiro, mesmo naquele estado: pior que um morto. Tendo melhorado, ficou paralítica por longo tempo, mas grande era sua conformidade com a vontade de Deus, que suportava todo o sofrimento com alegria. Queria muito ser curada para melhor servir a Deus, contudo, o Senhor sabe o que é o melhor para cada um. Os médicos pouco podiam fazer. Resolveu, então, pedir a S. José, o pai de Jesus. Recebeu a graça que tanto queria, mas isso não a fez perseverar no caminho. Deus dava a ela a graça de fazer o bem, mas o fazia com imperfeições e faltas. Recaiu na vaidade depois de tantas bênçãos recebidas. A mão de Deus continuava a lhe sustentar e fazer com que voltasse a se levantar.

“Busca-me em ti, não por fora…
para me achares ali,
chama-me, que,  a qualquer hora,
a ti virei sem demora…”


Reflexão

1. Encantou-se com a história da monja, mas isso não foi suficiente para levá-la a assumir sua vocação, pois tinha medo das renúncias e exigências da vida religiosa.  O encantamento pelo carisma Luz da Vida, me fez deixar tudo e assumir uma vocação. Hoje abraço esse chamado assumindo as dores do servir e das renúncias?
2. Toda enfermidade que sofreu foi para prová-la na paciência de tudo sofrer por amor.  Viu-se tão pequena e pecadora diante da misericórdia de Deus e Sua fidelidade àqueles que são escolhidos. O Senhor usou desta enfermidade para que ela O encontrasse dentro de si. Aceito as dores como caminho para o encontro íntimo com Deus, comigo mesmo e minhas misérias?

Meditação


Oração

Aqui me tens Oh! Deus meu! a mim, vil escravo da terra, cego pelo caminho da perdição, que não tendo em conta o que padecestes por toda as criaturas, sofrendo vossa sacratíssima Paixão e morte por todos os pecadores, dai-me, Senhor, essa luz divina que me inspire em vossa bondade e misericórdia infinita, para que seja digno de alcançar a bem-aventurança, como a alcançou a seráfica e gloriosa virgem Santa Teresa de Jesus. 
Santa Teresa d’Ávila, vós que, pela dor e pela enfermidade, encontrastes com amor  e a misericórdia de Cristo, fazei que eu, ao assumir o chamado de Deus, faça do sofrimento o caminho seguro para o encontro e pessoal  e íntimo com  Cristo. 
Amém.      


Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
Santa Teresa d’Ávila, rogai por nós.


Novena a Santa Teresa de Jesus - 1º Dia

Hoje começa a novena a Santa Teresa de Jesus No próximo dia 15 de outubro, a Igreja celebra Santa Teresa de Jesus, Doutora da Igreja, fundadora das Carmelitas Descalças e padroeira dos escritores espanhóis católicos. 
Oh! dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido, e vos suplico de todo Coração me perdoeis minhas culpas e pecados; vos suplico também peçais a vossa queridíssima Mãe, Maria Santíssima, me conceda a graça para fazer a esta novena em honra de vossa seráfica e predileta filha Santa Teresa. Amém.
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»
















Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha

Comentários