Nossa Senhora Desatadora dos Nós


A devoção a Nossa Desatadora dos Nós tem sua origem na Alemanha, no início do século XVIII. Segundo fontes históricas, o quadro, no qual a Virgem Maria é representada desatando os nós de uma fita ladeada por vários Arcanjos, foi encomendado pelo padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel, que era cônego da igreja de Sankt Peter am Perlach, na cidade de Augsburgo, como agradecimento por uma graça alcançada por sua família por intercessão de Nossa Senhora.

O quadro foi pintado por Johann Melchior Georg Schmidtner, que tomou como inspiração um dos escritos de Santo Irineu de Lyon, que diz:

“O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que uma fez por incredulidade o desfez a outra pela fé”.

Ainda, o artista usou como fonte de inspiração a passagem do capítulo 12 do livro do Apocalipse:

“Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça”. (Ap 12,1)

Foram essas as duas inspirações para a confecção da pintura, que foi realizada entre 1699 e 1700.

O destino da pintura seria a capela particular do palácio pertencente à família do padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel, mas, por sua beleza e por tudo aquilo que ela transmitia, o quadro foi colocado na igreja de Sankt Peter am Perlach, para a veneração pública dos fiéis. Não demorou para acontecerem relatos de graças atribuídos à Mãe de Deus, que passou a ser aclamada pelo povo como Desatadora dos Nós.

Essa devoção se expandiu e hoje é muito popular em países como a Argentina e Brasil. O Papa Francisco é um grande devoto de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Conheceu essa devoção quando era padre jesuíta e fazia seu doutorado na Alemanha, na década de 1980. Ele visitou a igreja de Sankt Peter am Perlach em Augsburgo e conheceu a magnífica pintura e a história em torno dela.

Assim, nós também rezamos a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pedindo sua intercessão para nos ajudar a desfazer os nós que encontramos em nossa vida cotidiana.

Novena milagrosa para Maria Desatadora dos Nós

Modo de rezar: 1 - Faça o sinal da cruz, reze o Ato de Contrição e reflita sobre seus pecados. 2 - Reze a Súplica à Nossa Senhora. 3 - Reze as três primeiras dezenas do Terço Milagroso Nossa Senhora Desatadora dos Nós 4 - Faça a meditação diária da novena. -
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Terço Milagroso Nossa Senhora Desatadora dos Nós


(terço preparado para ser rezado com o rosário comum) Se sua vida encontra-se num emaranhado de nós, recorra a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rezando com fé seu Terço Milagroso. Entrega e confia. Oração Inicial – Ó Jesus, com o coração contrito e humilhado, recorro a Vossa infinita misericórdia. Perdoai os meus pecados e, pela intercessão poderosa de Vossa Mãe Santíssima, atendei aos meus pedidos (fazer o pedido).
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Súplica a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Virgem bendita, soberana Senhora e mãe dos pecadores, confio e recorro a tua proteção neste momento de grande aflição e angústia. Querida Mãe toma-me sob a tua proteção e sede consolo para o meu coração pecador. Maria Desatadora dos Nós, fonte riquíssima de graças e de bondade, socorrei-me. Auxiliai-me nos intrincados problemas da minha vida, Santa Esperança e sublime conselheira das famílias. Prostrado (a) aos teus pés, venho suplicar-te ó Virgem Imaculada,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Oração a Maria Desatadora dos Nós

Virgem Maria, Mãe do belo amor, Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito, Mãe cujas mãos não param nunca de servir seus amados filhos, pois são movidas pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em teu coração, volta o teu olhar compassivo sobre mim e vê o emaranhado de nós que há em minha vida. Tu bem conheces o meu desespero,


1º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Santa Mãe querida, Maria santíssima, que desata os nós que sufocam os teus filhos, estende tuas mãos de misericórdia para mim. Entrego-Te hoje este nó...e todas as consequências negativas que ele provoca em minha vida.

REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


2º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Mãe generosa ajude-me a ser puro (a) de coração em meu amor, não somente a Deus, mas também aos meus irmãos. Expulse do meu coração todo vestígio de egoísmo, vaidade e orgulho. Maria, Mãe amada, dispensadora de todas as graças, volto a ti meu coração hoje, reconhecendo-me pecador e necessitado do teu auxílio. Muitas vezes chego a perder as graças
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»



3º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Maria nossa Mãe, ensina-me também a não valorizar os bens terrenos temporários. A seguir através de meus sacrifícios, as pegadas de Teu Filho e alcançar por Ele, o Reino dos Céus. Mãe Medianeira, Rainha do Céu, em cujas mãos se encontram as riquezas do Rei,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»



4º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Santa Maria Mãe de Deus, peço inspirar-me nas minhas orações ao Pai Celestial. Que a sua misericórdia chegue aos meus entes queridos e a todos a quem amo. Santa Mãe querida, generosa para com todos os que te procuram, tem piedade de mim. Confio em tuas mãos este nó que rouba a paz do meu coração, que paralisa a minha alma e impede-me de caminhar até o meu Senhor e servi-lo com a minha vida. Desata este nó da minha vida,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»



5º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Santa Mãe do Senhor ensina-me a amar como Tu as coisas simples da vida, a tudo quanto me rodeia e que eu seja como Tu, Mãe generosa, Esposa exemplar e um amor incondicional de entrega para os outros. Mãe Desatadora dos Nós, generosa e compassiva, venho a Ti hoje para renovar a entrega deste nó..., em minha vida e te pedir a sabedoria divina para agir sob a luz do Espírito Santo neste emaranhado de problemas.
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


6º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Maria protetora minha, auxilia-me na solução desse emaranhado de problemas criados por mim ou pelos outros. Capacita-me a amar nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho, acima de todas as coisas. Rainha de misericórdia, confio a ti este nó da minha vida...



7º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Amantíssima Virgem Maria ensina-me a amar como Tu a Jesus. Que a minha entrega a Ele e a nossos irmãos seja sempre livre, generosa e desinteressada, como foi a tua. Mãe Puríssima, venho a ti hoje para suplicar que desates este nó da minha vida..., e me livres das ciladas do Mal.
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


8º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Maria Desatadora dos Nós, fiel servidora dos interesses do Senhor, que o meu amor ao próximo seja uma exigência constante como prova de amor a Deus. Que eu compreenda que não é possível amar a Deus se não amar nossos irmãos. Virgem Mãe de Deus, rica em misericórdia, tem piedade de teu filho e desata este nó..., na minha vida. Preciso de tua visita em minha vida,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»



9º Dia da Novena Milagrosa de Nossa Sra Desatadora dos Nós

Maria nossa Mãe, desate o emaranhado dos meus problemas. Guie-me em minha missão diária de ser também difusor (a) da palavra do Senhor. Que as minhas atitudes de cada dia possam trazer a Ele aqueles que estão distantes na fé. Maria Santíssima, advogada nossa, Desatadora dos Nós, venho hoje para agradecer-te por desatares este nó na minha vida. Tu bem conheces os sofrimentos que ele me causa. Obrigado por vires,
 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»


Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha. Pedimos porem que não esqueçam de citar a fonte.

Comentários