Nossa Senhora da Saúde


Nossa Senhora da Saúde - Gif animado - Osorio Soares


A origem da devoção a Nossa Senhora da Saúde tem registro na Idade Média, durante o tempo da peste negra na Europa. Segundo a tradição, em 1599, caiu uma epidemia de peste sobre a população de Sacavém (Portugal) com tamanho impacto, que o número de pessoas mortas foi superior ao espaço disponível junto a Igreja Nossa Senhora da Vitória. Sendo assim, resolveram enterrá-las nas proximidades. Ao abrirem a primeira vala, os coveiros se depararam com uma imagem de Nossa Senhora. O povo logo se reuniu com grande amor e veneração. Aconteceu uma procissão em honra a Mãe de Deus, na intenção de pedir a proteção dela. Ao fim da procissão, a peste cessou. A imagem de Nossa Senhora descoberta na vala passou a ser aclamada Nossa Senhora da Saúde.

Há muitas diversificações na história da devoção a Nossa Senhora da Saúde. Cada uma mais bela e preciosa que a outra. Digo preciosa, porque demonstra que o povo de Deus é piedoso, ama e acredita na intervenção, no auxílio, no refúgio da Mãe de Deus. A fé é a nossa maior riqueza, pois com ela podemos “remover montanhas”.

A Sagrada Tradição venera Maria como a Saúde dos Enfermos. Esse título, assim como os demais, surgiu da fé e da esperança ímpar do povo para com a Mãe de Deus.

O ser humano é marcado pela enfermidade. A doença faz parte da nossa natureza humana. Qualquer enfermidade nos faz sofrer, “Felizes aqueles que dão um verdadeiro sentido ao sofrimento, descobrindo sua dimensão rica de purificação, dando a ele um aspecto cristão”. A dor nos faz crescer. Num mundo de dor, de tantas enfermidades, nos desesperamos, a ponto de ficarmos sem saída. Dessa maneira, podemos perceber a nossa limitação.

Maria está sempre presente para assistir seus filhos que sofrem, cada qual com seu motivo: uns com doenças corporais, outros com doenças espirituais. Assistir os enfermos é característica visível em Maria. Seu Divino Filho Jesus foi como ela. Jesus caminhou por muitos lugares fazendo o bem, curando os enfermos, operando milagres. E Sua Santíssima Mãe também. Não se separa Maria de Jesus. Sempre gosto de dizer que Mãe e Filho são inseparáveis. Quando Maria cuidou de Jesus e também foi cuidada por Ele e por São José. Foi cuidada também por São João Evangelista e hoje ela cuida de nós como Mãe na ordem da graça (Lumen Gentium 61). Vamos cuidar também de Maria, vamos levá-la para a nossa casa. Vamos homenageá-la com nossas manifestações de carinho, chamando-a por suas virtudes sobre nós, pois mãe é mãe em todas as horas, inclusive na hora da angústia. Ela estará sempre conosco.


Novena de Nossa Senhora da Saúde - 9º Dia - Maria coluna firme da Igreja

 Oh virgem santa que sois a saúde do enfermo Refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos Derramai vossas graças a todos os necessitados Do teu infinito amor Interceda por todos aqueles que sofrem na dor 




Novena de Nossa Senhora da Saúde - 8º Dia - Maria coluna firme da Igreja

Nossa senhora da saúde rogai por nós Misericórdia e bondade nós encontramos No teu colo de mãe E nos de a saúde do corpo Estendei sobre nós ó mãe teu manto de luz E nos mostre o caminho que leva ao teu filho Jesus
 


Novena de Nossa Senhora da Saúde 6º Dia -Vida oculta em Nazaré

Nossa senhora da saúde rogai por nós Misericórdia e bondade nós encontramos No teu colo de mãe E nos de a saúde do corpo Estendei sobre nós ó mãe teu manto de luz E nos mostre o caminho que leva ao teu filho Jesus 



Novena de Nossa Senhora da Saúde 5º Dia Maternidade de Maria

Oh imaculado coração de Maria Peço sua proteção para todas as famílias Virgem santa escolhida por Deus por tantas virtudes Cuida protege e abençoe Nossa senhora da saúde




Novena de Nossa Senhora da Saúde 4º Dia Seus desposórios

Ó, Senhora da Saúde, Mãe, Advogada dos doentes e dos aflitos, vinde nos atender em nossas necessidades, vinde nos socorrer em nossas enfermidades, vinde nos consolar!




Novena de Nossa Senhora da Saúde 3º Dia Maria é amor e consolação

“Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”, disse o anjo. O anjo animou-a, tornando-se a dizer “não temais, Maria, porque achaste graça diante do Senhor, digo-vos pois que concederás e darás à luz a um Filho que se chamará Jesus; Este será grande e portentoso em obras e reinará eternamente na casa de Jacob e Seu reino não terá fim.



Novena de Nossa Senhora da Saúde 2º Dia Seu nascimento no tempo

Alegrem-se os Espíritos Celestes! Confundam-se os homens na Terra e assustem-se os demônios no inferno, pois nasceu aquela que pisaria sobre a cabeça da infernal serpente; aquela mulher forte, que revestida de Sol, calçada da lua apareceria coroada de doze estrelas à frente de um bem ordenado exército de graças e virtudes em triunfos e glórias; aquela Mãe desejada e há tantos séculos, prometida, a Virgem Senhora da Saúde.





Novena de Nossa Senhora da Saúde 1º Dia Nascimento de Maria nos Esplendores Divinos

Ó soberana Rainha dos Céus e da Terra, Virgem Senhora da Saúde, escolhida desde a eternidade para ser Mãe de Deus, nós vos oferecemos o limitado obséquio desta novena e súplicas, e vos rogamos, piedosa Senhora, já que poderosa sois diante de Deus, alcanceis uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.





Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha. Pedimos porem que não esqueçam de citar a fonte.

Comentários