ORAÇÃO DE SÃO MOISÉS


Disse o Senhor Deus a Moisés:

“Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel. O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá. Eu envio você para salvar o meu povo”.

 

Então Moisés disse a Deus: Q

“Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?”

 

O Senhor Deus respondeu:

“Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha”.

 

Moisés replicou a Deus:

“Quando eu me dirigir ao povo, eu direi: ‘O Deus dos antepassados de vocês me enviou até vocês’; e se eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ O que é que eu vou responder?”

O Senhor Deus disse a Moisés:

“Eu sou aquele que sou”

“Você falará assim aos filhos de Israel: ‘Eu Sou me enviou até vocês’ ‘O Deus dos antepassados de vocês, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, foi quem me enviou até vocês’. Esse é o meu nome para sempre, e assim eu serei lembrado de geração em geração.

Agora somos nós que clamamos através de Moisés;

Vejo, Senhor, dos altos deste monte espraiada a meus pés, a rica terra

que outrora prometeste a nossos pais - a vasta Canaã!

 

Eis a terra onde corre leite e mel, pela qual suspiraram os antigos. Parece um sonho e é realidade; por ela te bendigo!

 

Meus pés não chegarão aonde chegam meus olhos, mas os pés de nossos filhos palmilharão por certo a nova terra que nós conquistaremos.

 

Alguns de nossos pais, Senhor, não criam pudéssemos sair da escravidão do Egito, e já saímos; ir além do deserto cruel onde tanta amargura padecemos.

 

Mas tudo já passou. Só resta agora, por mais que os inimigos nos impeçam, seguir em nossa marcha.

 

Não permitas jamais que nossos filhos, ao sentir-se tranquilos no país, pensem que a dádiva caiu do céu e tudo veio pronto.

 

Que se lembrem, Senhor, de nossos mortos, dos pais e irmãos que, acreditando em si, buscaram ir além das circunstâncias nas asas de seu sonho.

 

Seja de todos igualmente a terra onde trabalhem com as próprias mãos; gozem todos de plena liberdade, sejam todos irmãos!

 

Que bom imaginar todas as tribos vivendo na abundância de suas casas, em paz consigo mesmas e os vizinhos na terra que nos deste.

 

Então, Senhor, os próprios inimigos, além de nos temer, se admirarão de ver teu povo forte, belo, bravo, unido e independente.

 

Perdoa a impaciência de querer antecipar as coisas contra o tempo; e perdoa o desânimo de muitos de prosseguir na luta.

 

Ajuda-nos, Senhor, a não pensar em nós mais que em teu povo; e não permitas que ainda os filhos de Israel se prostrem ante o bezerro de ouro das falsas crenças.

 

Posso, enfim, Senhor, morrer tranquilo nos altos deste monte, por ter visto, ainda que o não prove, o fruto bom de todo nosso esforço!

 

Creio em Deus Pai....

Pai Nosso...

Ave Maria...(3x)

São Moisés, intercede junto a Deus por nós. Amém

04 setembro - S. MOISÉS, LEGISLADOR E PROFETA



S. Moisés, século XII-XIIIS A história de Moisés é narrada nos últimos quatro livros do Pentateuco, ou seja, os Livros com os quais inicia o Antigo Testamento. O Êxodo descreve a libertação dos judeus da escravidão dos egípcios e da fuga pelo deserto; o Levítico fala de Moisés, mencionado como o guia do povo eleito; o Livro dos Números narra a última parte dos 40 anos passados no deserto, para chegar à Terra Prometida; e o Deuteronômio descreve o fim da vida de Moisés, que, segundo a tradição, morreu aos 120 anos. Moisés, de herói a profeta O significado do nome Moisés é "salvo das águas", mas, segundo outros estudiosos, quer dizer também "aquele que salva" o seu povo. Seja como for, no nome deste maior profeta de todos os tempos, considerado Santo pela Igreja Católica, consistem as suas origens e seu destino. Moisés era judeu de nascimento, pertencente à tribo de Levi. 


VEJA A HISTÓRIA COMPLETA AQUI »


Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha. Pedimos porem que não esqueçam de citar a fonte.

Comentários