Terço de Nossa Senhora de Fátima




1. Persigne-se: (†) Pelo sinal da Santa Cruz, (†) livrai-nos Deus, Nosso Senhor, (†) de nossos inimigos, (†) em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2. Invocação ao Espírito Santo: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.






Oração a Nossa Senhora de Fátima

Eis-me aqui, prostrado aos vossos pés, ó Mãe do Céu e Senhora Nossa!

Santíssima Virgem, que na Cova da Iria vos dignastes aparecer a três humildes pastorinhos e lhes revelastes os tesouros de graças contidos na reza do Terço, incuti profundamente em nossa alma o devido apreço em que devemos ter por esta devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da nossa Redenção, aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos as graças...

Que vos pedimos nesta devoção, se forem para maior glória de Deus, honra vossa e salvação de nossas almas. Amém.

O SANTO TERÇO

OFERECIMENTO DO TERÇO

Divino Jesus, ofereço-vos este terço que vou rezar, contemplando os mistérios da nossa redenção. Pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, concedei-me as virtudes para bem rezá-lo, e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.

1. Intenções

Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório, pelas intenções do papa, pelo aumento e santificação do Clero, pelo nosso Vigário, pela santificação e união das famílias, pelas missões, pelos enfermos e agonizantes, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções mais íntimas e urgentes e pelo Brasil.

2. Em seguida, segurando a cruzinha do terço, para atestar nossa fé em todas as verdades ensinadas por Cristo, reza-se:

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

3. Homenagem à Santíssima Trindade

Terminado o Credo, presta-se homenagem à Santíssima Trindade, rezando um Pai-nosso, três Ave-marias, um Glória ao Pai. A primeira Ave-maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos remiu; e a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica.

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

4. Em cada Mistério do terço se reza um Pai-nosso, dez Ave-marias e um Glória ao Pai e a jaculatória:

Ó meu Jesus! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

MISTÉRIOS GOZOZOS

(segundas e sábados)

Primeiro Mistério: A Anunciação a Maria

Na primeira dezena, recordamos a anunciação do Anjo S. Gabriel a Maria: «O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem (...), e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o Anjo disse-lhe: "Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo". Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o Anjo: "Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dar-Lhe-á o trono de Seu pai David, reinará eternamente na casa de Jacob e o Seu reinado não terá fim". Maria disse ao Anjo: "Como, será isso, se eu não conheço homem?" O Anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. Por isso mesmo é que o Santo que vai nascer há de chamar-Se Filho de Deus"»(Lc 1,26-35).

Nesta passagem sagrada, Deus revela-nos como se realizou a encarnação do Verbo Eterno; dá-nos a conhecer o mistério da Santíssima Trindade, ou seja, um só Deus em três Pessoas distintas: o Espírito Santo virá sobre ti, o Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra, e o Filho que há de nascer chamar-Se-á Filho de Deus.

Ave-Maria!

Segundo Mistério: A visita de Nossa Senhora a Santa Isabel

Na segunda dezena do Rosário, recordamos a visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel. Deixamos, no primeiro mistério, o Anjo em diálogo com Maria, tendo aquele acrescentado depois: «"Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e está já no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus". Maria disse então: "Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim, segundo a tua palavra". E o Anjo retirou-se de junto dela.

«Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Erguendo a voz, exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? (...) Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor"» (Lc 1,36-45).

Ave-Maria!


Terceiro Mistério: O nascimento de Jesus Cristo

Na terceira dezena do Rosário, recordamos o nascimento de Jesus Cristo, o Deus feito homem. É a obra-prima do amor! Deus que desce do Céu à terra, para salvar as Suas pobres criaturas.

Eis como se deu o nascimento de Jesus Cristo: «Por aqueles dias, saiu um edito da parte de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria, e iam todos recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galiléia, subiu até à Judéia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher; que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogênito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria.


Ave-Maria!

Quarto Mistério: A apresentação de Jesus no templo


Na quarta dezena do Rosário, recordamos a apresentação de Jesus no templo. S. Lucas descreve-nos esta passagem da vida de Cristo, nos seguintes termos:

«Quando se completaram os oito dias, após os quais devia ser circuncidado, deram-lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo antes de ter sido concebido no seio materno.
«Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-n''O a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei de Deus: "Todo primogênito varão será consagrado ao Senhor"» (Lc 2, 21-23). 

O exemplo de fidelidade na observância da Lei de Deus, que Nossa Senhora aqui nos dá, deve mover-nos a seguir o mesmo caminho de fidelidade a Deus e à Sua Igreja.

Ave Maria!


Quinto Mistério: A oração de Jesus no templo de Jerusalém

Na quinta dezena do Rosário, recordamos a ida de Jesus Cristo ao templo de Jerusalém, para aí tomar parte na oração coletiva do povo de Deus. Assim nos descreve S. Lucas este passo da vida do Senhor: «Seus pais iam todos os anos a Jerusalém pela festa da Páscoa. Quando chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume dos dias da festa. Terminados esses dias, regressaram a casa, e o Menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. Pensando que Ele Se encontrava nas caravanas, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-Lo entre os parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Volvidos três dias, encontraram-n''O no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas (...) e Sua mãe disse-Lhe: "Filho, porque nos fizeste isto? Olha que Teu pai e eu andávamos aflitos à Tua procura". Ele respondeu-lhes: "Porque Me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de Meu Pai?"» (Lc 2,41-49).

Hoje, os continuadores desse povo somos nós; nós os que temos a felicidade de ter recebido o Batismo e, com ele, o dom da fé, sendo incorporados no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja.



Ave-Maria!

AGRADECIMENTO DO TERÇO

Infinitas graças vos damos, soberana rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo; e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve-rainha.

Salve-rainha

Salve, rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria!

V. Rogai por nós, santa mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Lembrai-vos

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e invocado o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, avós, ó Virgem entre todas singular, como à mãe recorro, de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus encarnado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Oração final 


Ato de Consagração a Nossa Senhora de Fátima* 



Bem-Aventurada Virgem de Fátima, 

com renovada gratidão pela tua presença materna 

unimos a nossa voz à de todas as gerações 

que te dizem bem-aventurada. 


Celebramos em ti as grandes obras de Deus, 

que nunca se cansa de se inclinar com misericórdia sobre a humanidade, 

atormentada pelo mal e ferida pelo pecado, 

para a guiar e salvar. 


Acolhe com benevolência de Mãe 

o acto de entrega que hoje fazemos com confiança, 

diante desta tua imagem a nós tão querida. 


Temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos 

e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos corações. 

Deixamo-nos alcançar pelo teu olhar dulcíssimo 

e recebemos a carícia confortadora do teu sorriso. 


Guarda a nossa vida entre os teus braços: 

abençoe e fortalece qualquer desejo de bem; 

reacende e alimenta a fé; 

ampara e ilumina a esperança; 

suscita e anima a caridade; 

guia todos nós no caminho da santidade. 


Ensina-nos o teu mesmo amor de predilecção 

pelos pequeninos e pelos pobres, 

pelos excluídos e sofredores, 

pelos pecadores e os desorientados; 

reúne todos sob a tua protecção 

e recomenda todos ao teu dilecto Filho, nosso Senhor Jesus.



Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha. Pedimos porem que não esqueçam de citar a fonte.

Comentários