Novena a Nossa Senhora Aparecida


A devoção a Nossa Senhora Aparecida começou no dia da descoberta da imagem nas águas do rio Paraíba, há mais de trezentos anos, em 1717. A partir da milagrosa descoberta da imagem, os pescadores a levaram para casa; colocaram-na num altar improvisado e começaram a rezar o terço aos pés da Virgem. E as graças começaram a acontecer. Primeiro, em benefício dos pescadores e de suas famílias. Depois, a devoção se espalhou e atingiu milhões de pessoas ao longo desses três séculos.

Princesa Isabel – grande devota de Nossa senhora Aparecida

Uma das devotas mais ilustres da Virgem Aparecida foi a princesa Isabel. E ela teve um papel importante na devoção. Sonhando ser mãe de um menino que herdasse o trono, ela pedia fervorosamente tal graça a Nossa Senhora Aparecida. Porém, não conseguia levar adiante suas gestações. Sofreu vários abortos espontâneos, inclusive um quando o bebê completava nove meses de gestação e faleceu após cinquenta horas de trabalho de parto.

Triste, porém fervorosa e perseverante, no ano seguinte ela engravidou novamente e conseguiu dar à luz o filho tão sonhado. Era dom Pedro de Alcântara. Depois disso, ela teve ainda mais dois filhos: Luiz Maria e Antônio.

Por gratidão, a princesa foi duas vezes em romaria até o Santuário de Aparecida. Em 1868, ofertou à Mãe um manto que continha os vinte e um Estados brasileiros. E em 1884, a princesa ofereceu à Rainha uma coroa de ouro cravejada de brilhantes. Esta é a mesma coroa que está até hoje na cabeça da Virgem de Aparecida.

A devoção se expande

Depois disso, a devoção se expandiu mais ainda. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi coroada Rainha do Brasil a pedido do Papa Pio X em 1904. E no dia 16 de julho de 1930 foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil por um decreto do Papa Pio XI.

Uma devoção simples e popular

A devoção a Nossa Senhora Aparecida é genuinamente popular. Não nasceu de uma aparição, como em Lourdes ou em Fátima, mas de uma oferta de Deus e da resposta de amor, de fé e de confiança dos devotos. Na sua primeira visita ao Brasil, o papa São João Paulo II falou sobre isso assim: “os templos materiais aqui erguidos são sempre obra e símbolo da fé do povo brasileiro e do seu amor para com a Santíssima Virgem”.

O poder da imagem encontrada nas águas do rio Paraíba

O encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba tem um significado profundo para esta devoção. O rio simboliza o “Rio de Água Viva” que é o Espírito Santo. Quando a imagem da Mãe de Deus é encontrada nas águas, significa que o Espírito Santo de Deus está oferecendo ao povo um caminho de salvação, de cura e libertação.

A devoção de todos

Assim, a devoção a Nossa Senhora Aparecida nos veio de Deus. É um presente do Filho, Jesus, através do Espírito Santo. Não é à toa que hoje são milhões os devotos da Mãe Aparecida e milhões são as graças derramadas por intercessão dessa Mãe Amorosa. Desde as curas milagrosas à proteção dos perigos, a devoção a Nossa Senhora Aparecida está presente na vida do povo brasileiro, independente de classe social. Todos amam a Virgem Aparecida das águas, que assumiu a cor negra e se identifica com o povo deste imenso país.

Tema: 1º Milagre “Aparição da Imagem de Nossa Senhora da Conceição 
 Abertura para todos os dias Pai Celeste, prostro-me aos vossos pés como filho (a). Jesus Mestre, prostro-me aos vossos pés, como irmão (a) e discípulo (a). Espírito Santo, prostro-me aos vossos pés, 

2º dia da novena a Nossa Senhora Aparecida

Tema: Inicio da Devoção e coroação canônica da imagem 
Oração inicial a Nossa Senhora Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador. 
REZE A NOVENA COMPLETA AQUI»

3º dia da novena a Nossa Senhora Aparecida   

Tema: O Milagre das velas 
Se de repente as luzes de sua vida se apagar, acenda uma vela para a Senhora da Conceição “Aparecida” e então verás o milagre das velas. Nossa Senhora, a Mãe da Luz Eterna trará para você um raio da Luz de Jesus. Você verá tudo é iluminado outra vez porque vem de Deus por meio da Santa e dela por Ele
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

4º dia da novena a Nossa Senhora Aparecida

Tema: O Milagre das correntes 
Virgem da Conceição Aparecida, vós que estais na mais íntima união com a Santíssima Trindade, ensinai-me a viver em comunhão com as três divinas Pessoas, a fim de que a minha vida inteira seja um hino de glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Oração inicial a Nossa Senhora Virgem puríssima,
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

5º dia da novena a Nossa Senhora Aparecida

Tema: O Milagre do cavaleiro ateu e a marca da ferradura 
Nossa Senhora Virgem puríssima, concebida sem pecado, e, desde aquele primeiro instante, toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

6º dia da novena a Nossa Senhora Aparecida

Tema: O Milagre da menina cega de nascença 
 Gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que, com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

7º dia da novena a Nossa Senhora Aparecida

Tema: O menino no rio 
Mãe do meu Salvador, que, com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu rogo a Vós, de receber as que, nesta Novena, Vos consagro. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»
 Ó sol sem mácula, Virgem Maria, eu me congratulo convosco e me alegro de que em vossa Conceição vos fosse conferida por Deus uma graça maior e mais copiosa do que tiveram todos os Anjos e todos os Santos no auge de seus

9º dia da novena a Nossa Senhora Aparecida

Tema: Rainha e Padroeira do Brasil 
Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redentor, dai à alma desfalecida vosso poder e
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Consagração a Nossa Senhora Aparecida “Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Oração para alcançar Graças e Bênçãos

Ó Virgem Maria, abençoada sois vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, vós a alegria de Israel, vós a honra do nosso povo. Salve, ó Virgem, honra 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Oração do Papa Francisco a Nossa Senhora Aparecida

 "Mãe Aparecida, como Vós um dia, assim me sinto hoje diante do vosso e meu Deus, que nos propõe para a vida uma missão cujos contornos e limites desconhecemos, cujas exigências apenas vislumbramos. Mas, em vossa fé de que “para Deus nada é impossível”, Vós, ó Mãe, não hesitastes, e eu não posso hesitar. Assim, ó Mãe, como Vós, eu abraço minha missão. Em vossas mãos coloco minha vida 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Oração do Papa Bento XVI A Nossa Senhora Aparecida

 "Mãe nossa, protegei a família brasileira e latino-americana! Amparai, sob o vosso manto protetor, os filhos dessa Pátria querida que nos acolhe, Vós que sois a Advogada junto ao vosso Filho Jesus, dai ao Povo brasileiro paz constante e prosperidade completa, 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Oração Jubilar a Nossa Senhora Aparecida

"Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem. Há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Oração de Nossa Senhora Aparecida para proteção

"Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Oração à Nossa Senhora Aparecida para Alcançar Graças e Bênçãos

Ó Virgem Maria, abençoada sois vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, vós a alegria de Israel, vós a honra do nosso povo. Salve, ó Virgem, honra de nossa terra, a quem rendemos um culto de piedade e veneração, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida.
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, (dizer seu nome) embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, 

Comentários