Segunda Semana do Advento - Segunda Vela - Reconciliação e conversão

Um pequeno raio de luz ilumina nossa vida envolta em trevas. Com a vela do perdão acesa, iniciemos esta segunda semana do advento acendendo a vela da conversão. O nosso presépio também está mudando. Hoje iremos colocar as peças dos reis magos, distante de Belém, representando a sua viagem até a o local do nascimento do Salvador, indicado pela Estrela guia. Aos poucos o cenário vai sendo montado. Nós meditaremos durante esta semana na vida de tantos profetas que despertaram o desejo de conversão, iniciando com as palavras do profeta João Batista: “Preparem o caminho, Jesus chega”. Qual poderia ser a melhor maneira de preparar esse caminho que busca a reconciliação com Deus? Na semana anterior percorremos o caminho do perdão e descobrimos o amor de Deus. Agora precisamos permanecer neste caminho, buscando a nossa conversão.   
   
Deus Trino. – Oração ao Espírito Santo


Pai.:  A terra, Senhor, se alegra nestes dias, e tua Igreja transborda de gozo ante Teu Filho, o Senhor Jesus, que se aproxima como luz esplendorosa, para iluminar aos que jazemos nas trevas, da ignorância, da dor e do pecado.
Mãe.: Cheio de esperança em sua vinda, teu povo preparou esta coroa com ramos do bosque e a adornou com luzes. Agora, pois, que vamos acender a segunda vela em preparação para a vinda de teu Filho, te pedimos, Senhor, que, enquanto se acrescenta a cada dia o esplendor desta coroa, com novas luzes, nos ilumines com o esplendor Daquele que, por ser a Luz do mundo, iluminará todas as escuridões.
Todos.: Te pedimos por Ele mesmo que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Enquanto a Mãe acende a 2ª vela o pai pronuncia a oração.
Oração.: Ramo do tronco de Jessé, enxerta-nos no teu espírito. Senhor da Justiça e da paz, tem compaixão dos fracos e dos pobres, e defende a vida dos oprimidos. Deus da paciência e da consolação, dá-nos esperança e ensina-nos a acolher os outros e a perdoar. (Acender a vela). Deus dos profetas e do batismo, batiza-nos no Espírito Santo e no fogo, e conduz-nos pelo caminho reto da conversão e das boas obras.
Todos.: A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Amém

(As leituras aqui apresentadas são do Ano C. Se queres as leituras do Ano em vigor, B encontras aqui: Liturgia Diária CNBB)
1ª Leitura - Gn 3,9-15.20
Salmo - Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)
2ª Leitura - Ef 1,3-6.11-12 Evangelho - Lc 1,26-38
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lc 1,26-38
Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34 Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35 O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível'. 38 Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. Palavra da Salvação.
Reflexão por conta de quem dirige a celebração.
Primeira vela da Reconciliação
Assim como arrumamos a casa para a chegada de uma criança, no natal arrumamos o nosso coração, limpamos, jogamos fora o que não nos serve mais, fazemos uma grande faxina. Já sabemos o valor do perdão. Agora precisamos busca-lo através do arrependimento, da reconciliação, da conversão.   Como pessoas amadas e amparadas por Deus, podemos contar-lhe tudo o que nos tira a paz. Fazemos isso na certeza de que Ele nos ouve, e quer nos perdoar. Por isso, quem não está preparado deve buscar o Sacramento da Reconciliação.
Um filho: A Palavra de Deus nos diz: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda a injustiça”. 1Jo 1.9 A
Outro filho:  Obrigado Pai Celeste, por nossa vida e por podermos estar aqui. Ajuda-nos neste tempo de advento a prepararmos nosso coração para a chegada do natal. Muito mais do que lembrar a primeira vinda de Cristo, queremos nos preparar para o dia da volta de nosso Salvador, quando enfim poderemos estar na tua presença na eternidade.
Todos: Pedimos-te que nos abras o coração e os ouvidos, para que tua Palavra encontre morada em nós. Envia teu Espírito e renova nossas vidas. Amém.
Enquanto se acende a primeira vela da reconciliação todos dizem:
Que a luz de Cristo brilhe nos envolva em amor;
Que o seu poder nos venha proteger.
Para sempre e sempre, e sempre, amém.

Para nos reconciliar com Deus, é imprescindível um coração arrependido que deseje, acima de tudo, estar em comunhão com o Senhor – Quero Voltar para Deus. Mas o desejo do coração precisa ser demonstrado. É necessário agir para nos aproximar de Deus.
·        "Vocês tem que mudar seus corações e mentes - pois o Reino dos Céus está próximo!" Mateus 3:2
·        "E eles saíram e pregaram ao povo que se tornassem de seus pecados". Marcos 6:12
·        "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Atos 2:38

Agora que sabemos como nos aproximar de Deus, precisamos tomar a iniciativa.  Arrepender-se dos pecados é o caminho mais curto. Foi o pecado que nos afastou de Deus, e o arrependimento do pecado é uma das condições para nos reconciliar com o Senhor.
Disse Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo a vereda a nosso Deus. Isaías 40:3
Disse João Batista: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. Mateus 3:2-3 Eu sou a voz do que clama no deserto. João 1:23

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17



Nossos artigos são para divulgação e ficamos felizes quando você compartilha. Pedimos porem que não esqueçam de citar a fonte.

Comentários