Novena do Advento, do Perdão e da Esperança - 1º Dia - A vela do Perdão

Iniciemos a nossa novena do advento, iluminada pelas luzes do pisca da árvore de Natal e do Presépio. Acenda uma vela comum, representando a nossa humanidade pecadora, que se afastou de Deus com a desobediência, e vive angustiado, em busca de perdão. A nossa vela foi um presente da minha amiga, Professora e Artista Plástica, Gorete Correa, para quem pedimos as bençãos do advento. 

Música- Vem meu Senhor

Sinal da Cruz

Oração do dia.: Deus da Esperança no tempo da espera. Deus da Coragem nas dificuldades. Deus da Serenidade no meio do medo. Deus da Paz no mundo em guerra. Deus da Luz no coração da noite: Vem e acende em nós a esperança, a coragem, a serenidade, a paz e a luz com a tua graça. A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda! A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração para todos os dias do Advento


Senhor, eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim. Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face. Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé. Repete este milagre de, embora divino, caberes por inteiro no meu coração humano. Volta para mim, desta maneira simples de chegar e permanece comigo, ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz. Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor. Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço. Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.
Volta para mim, desta maneira simples de chegar. Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer. Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo. Volta para mim, desta maneira simples de chegar.
De minha parte, te esperarei como terra seca, que procura orvalho; como noite escura que procura luz; como fonte imóvel que procura impulso.
Volta para mim, desta maneira simples de chegar. E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.
Amém.

Reze conosco a Novena e o Terço completo

Oração para acender as velas do Advento

Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI. Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor. Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida. Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica. Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos da a verdadeira felicidade. Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor. Amém.

Pai.: A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá. Vamos acender as Velasdo Advento.

Deus fala aos seus filhos.

Deus nos fala através do Profeta Isaias Is 2, 1-5

Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas. Vinde, caminhemos à luz do Senhor.

Deus nos fala através de São Paulo (aos Romanos 13,11-14ª)

Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

Deus nos fala através de Seu Filho (Evangelho escrito por São Mateus 24. 6.)

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: Ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso? Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês.

Meditação

O mundo espiritual tem suas leis próprias e são mais severas do que as leis dos homens. Lá, a Única misericórdia é a de Deus. A regra que estabelece um equilíbrio no bem das almas é o perdão. 

Pai.: Sendo um princípio divino, o perdão faz parte do caráter de Deus. O Pai sempre concede a benção do perdão ao pecador arrependido que se apresenta perante ele com um coração sincero. “Mas contigo está o perdão” (Salmo 130.4). Deus é misericordioso para nos perdoar e amoroso para esquecer o que fizemos. “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, e não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas” (Daniel 9.9,10).

Mãe.: Quando contrariamos a vontade do Pai, mesmo sabendo que estamos errados, tomando atitudes que nos afastam de sua presença, nosso Pai não nos esquece. Pelo contrário, ele continua sempre disposto a nos perdoar e a nos aceitar de volta. Seu amparo está sempre presente mesmo quando estamos longe. Na verdade, nós podemos ficar distantes de Deus, mas ele nunca se distancia de nós. Ele sempre está por perto, pronto para nos perdoar. 

Nossa Resposta à Palavra de Deus de modo contemplativo

Pai de Misericórdia, sabemos que não há limites para o perdão, pois, ele vem intimamente unido ao amor. E nós conhecemos, e cremos no amor que o Senhor nosso Deus nos tem. O Senhor é amor; e quem ama está em Deus, e Deus nele. (1 João 4:16) Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1 João 4:8) Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. (1 João 5:3) Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor nos amou. (Efésios 2:4) Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (1 João 4:7) Mas tu, ó DEUS, estará comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me. (Salmos 109:21) Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. (1 João 2:5) Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. (1 João 4:12) Jesus nos deu um número para o perdão: “setenta vezes sete” (Mateus 18.21). Isso quer dizer que devemos perdoar sempre, quantas vezes for necessário. Mas só conseguiremos se nos voltarmos para Deus. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, se você muito amou; mas aquele a quem não ama, pouco é perdoado. (Lucas 7:47) Eis o nosso propósito nesta semana: Buscar o perdão de Deus para vivermos intensamente o seu Evangelho. Só assim receberemos o anúncio da Boa notícia dada pelo Anjo.

Celebrar o Advento e o Natal em Família

Pensamento do dia - Um Natal Diferente

Estaremos rezando ao vivo, todos os dias, pelo Nosso Canal no Youtube. Esta novena rezada também estára aqui nesta página. Esperamos vocês para unirmos nossas preces. 


Comentários