Novena do Advento - As Promessas do Salvador

O tempo do Advento é um tempo de preparação para a vinda do Senhor. 

Esta preparação se dá com esperança, da renovação, da oração e da caridade. São quatro semanas que antecedem a data em que celebramos a encarnação do Verbo em nossa história.

Celebrar o Advento e o Natal em Família

“Eu tenho um convite especial para você que é cristão.” Vem passar 10 dias Santos, você e sua família em comunhão com o Senhor? Vem fazer um retiro em família, mesmo com suas atividades normais, do primeiro domingo do advento ao batismo do Senhor? Vem rezar junto conosco o Advento e o Natal do Senhor, nos colocando no caminho de Jesus, da família de Nazaré, e nos ajudando a renovar nossa identidade cristã? Vamos fixar nossos olhos no Senhor e em sua encarnação, buscando condições de assumir a sua cruz e segui-Lo. Esse retiro de Advento e Natal nos propõe a irmos juntos, como Família Cristã, em busca de um conhecimento interno do Senhor, que por nós se fez homem. Iniciaremos nosso retiro no dia 28 de novembro de 2021 e terminaremos com o Batismo do Senhor. 
LEIA A POSTAGEM COMPLETA CLICANDO AQUI

Novena das Promessas do Salvador - 1º Dia - Vinde Senhor, nossa justiça.

Iniciemos nossa caminhada de preparação para o Natal do senhor com a “Novena das Promessas do Salvador”. Nesta novena iremos refletir no Amor que Deus tem para com o seu povo, apesar de seus inúmeros pecados. Não importa a Época, Deus está sempre pronto a nos perdoar. O que Ele nos pede é muito pouco diante do tudo que Ele nos dá. Nesta novena iremos meditar em 9 promessas que Deus fez ao seu povo e celebrar a realização dessas promessas. Na Primeira novena contemplemos o Senhor como nossa Justiça. Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz. REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena das Promessas do Salvador - 2º Dia – Vinde, caminhemos à luz do Senhor.

O tema de hoje é o convite de Isaias: “Vamos a casa do Senhor “. Bem sabemos que Cristo já veio, mas, o Advento não é um tempo fictício. Jesus ainda não foi anunciado nem acolhido como deveria, por todos os homens, por todos os povos, que por Ele anseiam. Também sabemos que, Aquele que veio, voltará no fim dos tempos, para completar a obra da salvação oferecida a todos os povos. Precisamos estar preparados. Abramos nosso coração e espalhemos a Boa Nova a quantos ainda não conhecem o Senhor. Para anunciarmos Jesus precisamos conhecê-lo e conhecendo Jesus descobriremos o rosto de Deus que vem visitar a humanidade, quem vem morar no meio do seu povo. Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz. Com muita Esperança, invoquemos a Santíssima Trindade, REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena das Promessas do Salvador - 3º Dia – Vinde Senhor, Tu és o Deus conosco.

Hoje a profecia de Isaías nos enche de esperança, além de anunciar a vinda de nosso Salvador, Aquele que reconciliaria toda a humanidade com Deus. O Salvador nasceu de uma virgem. Essa virgem sabemos desde a nossa fé que se trata da Virgem Maria, nossa querida Mãe. De acordo com as palavras do Anjo, quem vai nascer d’Ela é o Filho de Deus. Por isso, Ela será chamada Mãe do Senhor”. O anjo usa a linguagem dos profetas do Antigo Testamento, em suas profecias messiânicas, para iniciar suas palavras com um convite à alegria, garantindo a ajuda de Deus à Virgem escolhida para a mais alta missão. Maria é o meio que Deus escolheu para vir ao mundo: o Senhor está com ela, “encontrou graça aos olhos do Altíssimo”, será Virgem e Mãe de Deus. Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena das Promessas do Salvador - 4º Dia – Vinde, Príncipe da Paz.

Hoje a profecia de Isaías nos enche de Paz, além de anunciar a vinda de nosso Salvador, Aquele que reconciliaria toda a humanidade com Deus. O Salvador nasceu de uma virgem. Essa virgem sabemos desde a nossa fé que se trata da Virgem Maria, nossa querida Mãe. De acordo com as palavras do Anjo, quem vai nascer d’Ela é o Filho de Deus. Por isso, Ela será chamada Mãe do Senhor”. O anjo usa a linguagem dos profetas do Antigo Testamento, em suas profecias messiânicas, para iniciar suas palavras com um convite à alegria, garantindo a ajuda de Deus à Virgem escolhida para a mais alta missão. Maria é o meio que Deus escolheu para vir ao mundo: o Senhor está com ela, “encontrou graça aos olhos do Altíssimo”, será Virgem e Mãe de Deus. Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Advento - Novena das Promessas do Salvador - 5º Dia – Vinde Senhor, governar o seu povo.

Miqueias é o profeta que anuncia o nascimento do Messias em Belém. Em suas características, o Salvador era descrito como um pastor. Música- Vem meu Senhor A profecia de Miqueias trata de justiça e esperança. Essa pequena profecia contém uma das mais belas mensagens de toda a Bíblia. Essa revelação confirm a que o menino seria o próprio Filho de Deus. Como Isaías, viu o futuro Messias. Como Oseias e Amós, que denunciaram a opressão do pobre e a corrupção moral e espiritual, Miqueias a nuncia que ele será a nossa paz. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Advento - Novena das Promessas do Salvador - 6º Dia – O Senhor Deus está no meio de nós

O Profeta Sofonias propõe um convite à alegria, porque foi revogada a sentença que condenava Judá. O amor de Deus pelo seu Povo venceu. A partir de agora, Deus residirá no meio do seu Povo; e essa nova comunhão entre Deus e Judá é uma garantia de segurança, de felicidade e de vida em plenitude. Mais: o amor de Deus – esse amor que nada consegue desmentir nem apagar – vai renovar o coração do Povo e fazer com que Judá volte para os caminhos da “aliança”; e o próprio Deus Se alegrará com essa transformação. Agora é nossa vez de se alegrar com a presença do Deus menino no nosso meio. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Advento - Novena das Promessas do Salvador - 7º Dia – Preparai o caminho do Senhor.

Jesus nos pediu: Sedes Santos como o vosso Pai do Céu é Santo”. O que é que nos impede de percorrer o caminho que Deus nos propõe e de nascer para uma vida mais livre e mais feliz? O Advento é o tempo favorável para limparmos os caminhos da nossa vida, de forma a que Deus possa nascer em nós e, através de nós, libertar o mundo… O que precisamos limpar para que Deus venha fazer morada em nós? Música- Vem meu Senhor Hoje o profeta vem anunciar que a “consolação” do Senhor está próxima. Deus “fala ao coração” do seu Povo, com amor e ternura, a fim de o consolar. De nossa parte, 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Advento - Novena das Promessas do Salvador - 8º Dia – Todo homem verá a salvação de Deus.

­Durante o Advento nos revestimos de Esperança, aguardando o Messias que vem no Natal e o Messias que virá glorioso no fim de nossa caminhada terrena, de nossa história. É o mesmo Messias ontem, hoje e sempre. Advento é espera do Senhor que vem para nos salvar. Sempre que vamos a qualquer festa nos preparamos muito bem. E para a Festa do nosso salvador, como estamos nos preparando? Música- Vem meu Senhor Preparar o caminho do Senhor é um voltar a vida para Deus, de forma a que Deus e os seus valores passem a ocupar o primeiro lugar no nosso coração e nas nossas prioridades de vida. O convite para nós é: “Preparai os caminhos do Senhor”. Iniciemos nossa celebração com o sinal da cruz. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

Novena das Promessas do Salvador - 9º Dia – Sobre ele repousará o espírito do Senhor.

O profeta Isaías nos apresenta um enviado de Deus, da descendência de David, sobre quem repousa a plenitude do Espírito de Deus; a sua missão será construir um reino de justiça e de paz sem fim, de onde estarão definitivamente banidas as divisões, as desarmonias, os conflitos. No Evangelho, João Batista anuncia que a concretização desse “Reino” está muito próxima… Mas, para que o “Reino” se torne realidade viva no mundo, João nos convida a mudar a mentalidade, os valores, as atitudes, a fim de que em nossas vidas haja lugar para essa proposta que está para chegar… “Aquele que vem” (Jesus) vai propor aos homens um batismo “no Espírito Santo e no fogo” que os tornará “filhos de Deus” e capazes de viver na dinâmica do “Reino”. 
REZE A ORAÇÃO COMPLETA AQUI»

A Igreja entoa, então, o cântico de esperança pela chegada do príncipe da paz, o Emanuel (Deus conosco). O refrão: “Vem Senhor, vem nos salvar. Vem sem demora nos dar a paz”, cântico que expressa toda a nossa certeza de que Jesus vem nos trazer a Paz duradoura.
Para começar nossa preparação, vamos, a partir do primeiro domingo do Advento, todos os dias, rezar esta oração de preparação; Vamos também preparar a nossa manjedoura e a coroa do advento. Lembramos que a Manjedoura, se possível, fazer de material reciclável. Isso nos lembra o quanto precisamos reciclar o nosso modo de viver, o nosso coração, para lembrar que somos pó e ao pó voltaremos. Prepare o seu coração para receber o Menino Deus.

Oração do Advento para todos os dias

José Acácio Santana
Senhor, eu te espero novamente.
Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim.
Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face.
Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram
neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé.
Repete este milagre de, embora divino,
caberes por inteiro no meu coração humano.
Volta para mim, desta maneira simples de chegar
E permanece comigo, ajudando-me a crer
que ainda é tempo de sonhar com a paz.
Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor.
Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço.
Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.
Volta para mim, desta maneira simples de chegar.
Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer.
Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo.
Volta para mim, desta maneira simples de chegar.
De minha parte, estarei te esperando
como terra seca, que procura orvalho;
como noite escura que procura luz;
como fonte imóvel que procura impulso.
Volta para mim, desta maneira simples de chegar.
E que te possa descobrir
em todos os presépios e casas,
em todas as manjedouras e berços,
em todas as Marias e Josés. 
Amém.
José Acácio Santana
Florianópolis, SC

Comentários