Novena do Advento, do Perdão e da Esperança - 3º Dia - Condições para o perdão.

No terceiro dia de nossa novena somos convidados a nos aprofundar ainda mais nas condições do perdão. Como cristãos, vamos buscar o nosso perdão, mesmo sabendo que é condicional, mas, sem ele não poderemos encontrar a luz. Erroneamente, muitas pessoas ensinam que os pecados dos cristãos – passado, presente e futuro – já foram perdoados. Deveríamos ler a Bíblia com mais atenção: São João nos ensina: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (I Jo 1:9)

O apóstolo João como sendo um salvo, incluiu-se a si mesmo aqui ao utilizar a primeira pessoa do plural. Essa confissão de pecados a Deus tem que estar acompanhada do desejo de renunciar a estes pecados: No livro dos Provérbios está escrito: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. (Prov 28:13)

Procurando entender as condições para o perdão, iniciamos cossa celebração traçando sobre nós o sinal da santa Cruz.

Música- Vem meu Senhor

Sinal da Cruz

Oração do dia.: Deus, Pai de amor e bondade, que em Sua infinita misericórdia acolhe todos os que se aproximam de Vós com o coração arrependido, acolhei meu pedido de perdão por tantas faltas cometidas contra Ti e meus irmãos. Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida. Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal. Que o Senhor ilumine o caminho que devemos seguir. A luz de Cristo ilumina a terra inteira. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração para todos os dias do Advento


Senhor, eu te espero novamente. Povoa de esperança o espaço que restou dentro de mim. Enxuga a lágrima que ainda molha a minha face. Ajuda-me a repartir os sorrisos que vingaram neste espaço de barro que sou eu, e onde um dia semeaste a fé. Repete este milagre de, embora divino, caberes por inteiro no meu coração humano. Volta para mim, desta maneira simples de chegar e permanece comigo, ajudando-me a crer que ainda é tempo de sonhar com a paz. Senta-se à minha mesa e prova o pão do meu suor. Caminha do meu lado para entenderes o meu cansaço. Escuta meus anseios, para compreenderes minha luta.
Volta para mim, desta maneira simples de chegar. Volta silencioso como a aurora e plenifica de luz o meu amanhecer. Volta silencioso como a flor e perfuma de amor o meu desejo. Volta para mim, desta maneira simples de chegar.
De minha parte, te esperarei como terra seca, que procura orvalho; como noite escura que procura luz; como fonte imóvel que procura impulso.
Volta para mim, desta maneira simples de chegar. E que te possa descobrir em todos os presépios e casas, em todas as manjedouras e berços, em todas as Marias e Josés.
Amém.

Oração para acender as velas do Advento

Senhor Jesus, ao iniciarmos este caminho para TEU Natal, pedimos a presença do TEU Espírito Divino, para que ao celebrar teu nascimento, cada um de nós, possamos nos aproximar mais de TI. Que nos renovemos em tua Palavra; que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos; que a TUA graça esteja sempre presente em nossas vidas; que procuremos sempre reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para a conversão, para que Tu nos transformes com o TEU Amor. Senhor, que neste advento possamos caminhar em TUA direção, buscando a TUA Luz, para iluminar a nossa vida. Que o Nosso coração seja a TUA Manjedoura, fazendo-nos santos, e a nossa família a TUA Igreja, uma Igreja doméstica. Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos da a verdadeira felicidade. Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de tua presença e do teu amor. Amém.

Pai.: A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá. Vamos acender as Velasdo Advento.

Deus fala aos seus filhos.

O Profeta Isaías nos ensinou:

Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justiça.  (1:16)

O Senhor Jesus nos deu uma condição fundamental para se receber o perdão:

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.  (Mat 6:14;15)

Meditação

O Senhor … é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. (II Ped 3:9) Mas nós temos que fazer a nossa parte como está reportado nas sagradas escrituras. A Bíblia não ensina que os cristãos já estão perdoados mesmo antes que seus pecados futuros sejam cometidos. Não permita que os falsos professores de nossos dias enganem você. Fique atento a mensagem das escrituras.
Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento". Lucas 5:32 e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Lucas 24:47
Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. 2 Coríntios 7:9 A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte. 2 Coríntios 7:10

Nossa Resposta à Palavra de Deus de modo contemplativo

Pai de Misericórdia, sabemos que não há limites para o perdão, pois, ele vem intimamente unido ao amor. E nós conhecemos, e cremos no amor que o Senhor nosso Deus nos tem. O Senhor é amor; e quem ama está em Deus, e Deus nele. (1 João 4:16) Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1 João 4:8) Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. (1 João 5:3) Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor nos amou. (Efésios 2:4) Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (1 João 4:7) Mas tu, ó DEUS, estará comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me. (Salmos 109:21) Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. (1 João 2:5) Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. (1 João 4:12) Jesus nos deu um número para o perdão: “setenta vezes sete” (Mateus 18.21). Isso quer dizer que devemos perdoar sempre, quantas vezes for necessário. Mas só conseguiremos se nos voltarmos para Deus. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, se você muito amou; mas aquele a quem não ama, pouco é perdoado. (Lucas 7:47) Eis o nosso propósito nesta semana: Buscar o perdão de Deus para vivermos intensamente o seu Evangelho. Só assim receberemos o anúncio da Boa notícia dada pelo Anjo. Amém!

 Terço do Advento

Estaremos rezando ao vivo, todos os dias, pelo Nosso Canal no Youtube. Esta novena rezada também estára aqui nesta página. Esperamos vocês para unirmos nossas preces. 

Comentários